Disciplina: Metodologia e Prática do Ensino de Matemática

Prof. Dorival Rosa Brito

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

  A B C D
1

Textos eixo

1-Uma perspectiva para o ensino da matemática.

2-Dificuldades de Aprendizagem em  Matemática nas series iniciais do ensino fundamental.

3-Fundamentos e metodologia de Matemática para os ciclos iniciais do Ensino Fundamental.

4-Uma perspectiva para o ensino da matemática

5-Novas metodologia

6-Ludicidade e o ensino de matemática

7-A Importância dos Jogos na aprendizagem de Matemática

8-Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos

Workshop

1-Novas Tecnologias no ensino de matemática

2-A didática da matemática

3-Dificuldades de aprendizagem de matemática

4-Efeitos das dificuldades de aprendizagem da matemática.

5-O ensino de matemática na educação de jovens e adultos.

6-Aprender sem medo: o relacionamento afetivo entre aquele que ensina e aquele que aprende.

7-Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais.

8-Planejamento.

9-Educação Inclusiva e práticas de sala de aula nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico.

10-Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da matemática.

Dificuldade de Aprendizagem

1-Alunos com Dificuldade de Aprendizagem em Escrita:Um olhar Psicopedagógico.

2-Um estudo sobre as Dificuldades de  Aprendizagem das crianças: contribuições da Arte.

3-Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem.

4-Qual o papel da escola frente às Dificuldades de Aprendizagem de seus alunos?

Matemática na Educação Infantil

5-Atividade da Criança na Idade Pré-Escolar

6-O ensino da matemática na Educação Infantil.

7-L.S.Vygotsky: algumas idéias sobre o desenvolvimento e jogo infantil.

8-A utilização do jogo na pré-escola.

9-Reflexões sobre a prática.

10- O jogo, a construção e o erro: considerações sobre o desenvolvimento da linguagem na criança pré-escolar.

Atividades on-line -ATUALIZE-SE

1-Geometria: Estudo dos sólidos geométricos

2-Como vão os conhecimento?

3-Situações Problemáticas

 

Método Geometria

4-Teoria de Van Hiele

5-Ensino da  Geometria Van Hiele

6-O Modelo Van Hiele de Ensino

7-Educação matemática na sala de aula

 

Distúrbios

8-O que é a hiperatividade

8.1-A criança hiperativa

8.2-Sintomas do Hiperativo

8.3-Distúrbios da atenção e hiperatividade

8.4-TDAH um depoimento

8.5-Teste TDAH (Crianças e adolescentes)

8.6-Teste TDAH (Adultos)

2

Faculdade de Educação da USP

1.Materiais Pedagógicos para o ensino de Matemática

2.Índice dos Trabalhos

3.FEUSP -Laboratório

4.Laboratório de Matemática

5.Clube de Matemática

1.Material Dourado

2.Ábaco

3.Material Cuisenaire

4.Cavalu (cartaz Valor Lugar)

5.Geoplano

6.Outros Materiais1

6.1.Outros materiais2

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14            

1.Maria Montessori

2.Material Dourado

3.Blocos lógicos

 

1.Bibliografia

3 Links Úteis

1.Explicatorium

2.Estudos sobre inteligência artificial

3.Análise ergonômica do sistema hipernet buscando o aprendizado da cooperação e da autonomia.

Pesquise

Uma pletora de poliedros (Matemática Geometria)

OBSERVAÇÕES | DEFINIÇÕES | DUALIDADE REFERÊNCIAS

IETP Ferramenta de Leitura Look Up Terms

 

Total Verdade

Poliedros

TRABALHOS APRESENTAÇÃO

CRONOGRAMA

[3º Período A]     [3º Período B]

 

[4º Período A]