Trabalhando com Material Dourado e Blocos Lógicos nas Séries Iniciais Karen Daltoé Maria Montessori Maria Montessori
(1870-1952), nasceu na Itália. Interessou-se pelo estudo das ciências, mas
decidiu-se pela Medicina, na Universidade de Roma. Direcionou a carreira
para a psiquiatria e logo se interessou por crianças deficientes. “A
grande contribuição de Maria Montessori à moderna pedagogia foi a tomada
de consciência da criança”, percebendo que estas respondiam com rapidez e
entusiasmo aos estímulos para realizar tarefas, exercitando as habilidades
motoras e experimentando autonomia. Para ela a educação deve ser efetivada em etapas gradativas, respeitando a fase de desenvolvimento da criança, através de um processo de observação e dedução constante, feito pelo professor sobre o aluno. Na sua visão a criança traz consigo forças inatas interiores, pré-disponibilizada para aprender mesmo sem a ajuda do alheio, partiu de um princípio básico: A CRIANÇA É CAPAZ DE APRENDER NATURALMENTE. Buscando desenvolver essas energias, acredita que o educando adquire conhecimento e se torna livre para a expressão do seu ser através da liberdade do seu potencial, disse: “DEIXE A CRIANÇA LIVRE, E ELA SE REVELARÁ”. Segundo Montessori , na sala de aula o professor é uma espécie de orientador que ajuda a direcionar o indivíduo no seu desenvolvimento espontâneo, para que o mesmo não desvie do caminho traçado, assegurando a livre expressão do seu ser, sua exigência com o professor era: RESPEITO À CRIANÇA. A escola criada por
Montessori prima pela educação que leva em conta o ser total, também a
criança como um todo: a interdependência corpo-mente. O homem não é um ser
acabado, pronto. É alguém “em trânsito”, a caminho, sujeito a todas as
mutações da Cultura. Para ela, educar é semear, é transmitir VIVÊNCIA. O
educador educa através de ATITUDES, que servem como apoio/referencial para
criança. Isso mostra sua preocupação com o bem-estar e social da criança e
também com o aspecto prático da educação. Ainda segundo ela, a criança
aprende mexendo-se (aprendizagem-movimento) num ambiente previamente
preparado. DESCOBRIR O MUNDO PELO TOQUE Nas escolas montessorianas o espaço interno era (e é) cuidadosamente preparado para permitir aos alunos movimentos livres, facilitando o desenvolvimento da independência e da iniciativa pessoal. Assim como o ambiente, a atividade sensorial e motora desempenha função essencial. Ou seja, dar vazão à tendência natural que a garotada tem de tocar e manipular tudo que está a seu alcance. Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que os pequenos exploram e decodificam o muno ao seu redor. “A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los”, disse certa vez. Muitos dos exercícios desenvolvidos pela educadora – hoje utilizados largamente na Educação Infantil – objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos (tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho). O método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Baseia-se na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu os materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem. Exemplos desses materiais: blocos maciços de madeira para encaixe de cilindros, blocos de madeira agrupados em três sistemas, encaixes geométricos, material das cores, barras com segmentos coloridos vermelho/azul, algarismos em lixa, blocos lógicos, material dourado, cuisenaire, ábaco, dominó, etc.
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