PROJETO
PILOTO TRABALHO COOPERATIVO EM TIMES DE APRENDIZAGENS
2023
O Projeto Times de Aprendizagens visa organizar uma rotina
diferenciada para alunos com dificuldade
na aprendizagem, além de contribuir de forma significativa com as
necessidades do professor
RESUMO
O projeto de relevante
importância para a aprendizagens dos alunos da 1ª série do curso técnico em
eletrotécnica sabendo que o trabalho profissional do aluno é imprescindível
para a qualificação do futuro técnico a ser formado. O aluno tem como desafio aplicar
as teorias e desenvolver estratégias eficazes para a aquisição de habilidades e competências necessária para
a realização de atividades técnicas inerentes ao curso de eletrotécnica. Os resultados
evidenciam que as atividades propostas realizadas permitem aos alunos o
aprendizado prático, baseado nos fundamentos dos conteúdos trabalhados concomitantes (teoria +
prática virtual), nas reflexões sobre a importância do curso para o mercado
de trabalho. além disso, os laboratórios de eletroeletrônica nas aulas
práticas virtuais de: instalações elétricas, comandos elétricos e eletroeletrônica-
(iniciação à prática profissional) consolidam os objetivos facilitando dessa
forma a interdisciplinaridade, promovendo grande envolvimento dos professores
e alunos deste estabelecimento de ensino. os resultados obtidos são percebidos no dia-a-dia do cotidiano escolar. Palavras-chave: Times
de aprendizagem. Trabalho cooperativo. JUSTIFICATIVA e CONTEXTUALIZAÇÃO A preocupação de professores dos cursos
técnicos de uma escola tem sido pauta frequente de inúmeras discussões no
âmbito escolar, preocupados então com a qualidade profissional, o que, acaba
por se refletir na eficácia do ensino que se tem atualmente e,
consequentemente, com a situação real da educação profissional técnicas de
hoje, pois o jovem estudante apresenta o seguinte perfil (feita através das
observações no cotidiano escolar): não tem paciência para estudar e
realizar atividades propostas; tem dificuldade para aprendizagem
linear[1];
demonstra hiperatividade; executa múltiplas tarefas
simultaneamente; possui uma mente seletiva para um
excesso de informações; utiliza várias mídias com grande desenvoltura:
celular, computador, internet; usa controle remoto com grande; tem
dificuldade de obedecer a ordens; apresenta dificuldade em
comunicação oral, escrita e conhecimentos gerais. Segundo richard
riley que “atualmente
temos que preparar os estudantes: para empregos, que ainda não existem... para usar tecnologias, que ainda não foram inventadas..., para solucionar problemas, que
ainda nem sabemos que são problemas Tenho como pressuposto que o foco do projeto está no seguinte conceito de aprendizagem: “A aprendizagem não é um ato passivo no qual se recebe algo pronto de
alguém, nem um ato automático de apenas seguir uma regra. A aprendizagem é um
processo ativo e extremamente pessoal, em que uma
pessoa se motiva
a enxergar algo.” Diálogo Mênon, de Platão - (Atenas, 428/427
– Atenas, 348/347 a.C) “Adquirir conhecimento não é como colocar coisas que alguém nos dá num
armazém mental, mas um processo de idas e vindas no qual sempre
nos movemos entre as partes
e o todo, percebendo e descobrindo novas coisas graças àquelas que já
conhecemos, construindo uma base em constante expansão para entendermos o mundo.” Robert P. Crease. As grandes equações - Zahar Editora, Rio de Janeiro, 2011. , p.31 Acredito nas exigências básicas do profissional para hoje: ·
Conhecimentos de gerenciamento de equipes de projetos, pesquisas e trabalhos; ·
Conhecimentos de conteúdos multidisciplinares interligados; ·
Que procure constantemente ideias inovadoras; ·
Que tenha atitudes empreendedoras; ·
Que tenha capacidade de converter conhecimentos científicos em aplicações úteis para a sociedade, com
atitude ética e responsável OBJETIVOS ESPECÍFICOS ·
Atualizar o modelo
de ensino profissional que é praticado na escola; ·
Reformular
as metodologias de ensino/aprendizagem do ensino profissional; ·
Dar maior ênfase
ao trabalho do
aluno; ·
Praticar a aprendizagem ativa, baseada na solução de problemas reais, orientada a projetos e a
necessidade do mercado; ·
Contrapor
a forma de ensino passiva
e assentada na transmissão de conhecimentos; ·
Sistematizar
o modelo de aprendizagem mais participativo, mais
atrativo para os alunos e
mais centrado na aquisição de competências; ·
Acompanhar
os alunos por parte dos professores equipe
de apoio da escola
e responsável (família) ·
Investir permanente na melhoria da qualidade da educação. OBJETIVOS GERAIS ·
Contribuir
para a formação integral do ser
humano; ·
Formar profissionais com moral e ética; ·
Fomentar a criatividade e o empreendedorismo; ·
Oferecer formação técnica
de alta qualidade; ·
Formar profissionais efetivamente para o mercado
de trabalho. METODOLOGIA - DESENVOLVIMENTO O que é trabalho cooperativo em times de aprendizagens ·
É uma estratégia de aprendizagem ativa; ·
Um conjunto de disciplinas interdisciplinar com tarefas para
os estudantes; ·
Um curso com uma nova visão na educação profissional; Como
é realizado ·
Divide-se
em temas com a
missão definidas para
cada tema; ·
Foca a atividade do aluno no trabalho em equipe, relacionando a aprendizagem com a
solução aberta de problemas; ·
Cada problema é geralmente
apoiado por um conjunto de disciplinas ligadas entre si por um tema
relacionado à realidade profissional do técnico; Os times de aprendizagem: ·
Recebem as
informações dos professores e resolvem as atividades propostas dentro da fundamentação teórica desenvolvida na
sala de aula. ·
Aplicam os conhecimentos recebidos nas
atividades práticas no laboratório seguindo o projeto elaborado pelo Time de
Aprendizagem ·
utiliza os materiais, componentes elétricos
equipamentos de medidas e formulários próprios fornecidos pela escola. ·
Discute o projeto (elaborado com a própria
equipe), fornece uma solução do problema e entrega, dentro de um prazo
definido, podendo ser: um protótipo e/ou um relatório; ·
Os alunos mostram o que aprenderam em
discussões com os professores sobre o “produto” e refletindo sobre o que
realizaram; ·
Através da arguição oral o professor orienta
e acompanha a construção do projeto até a sua conclusão final VANTAGENS DA METODOLOGIA ·
Laboratórios
virtuais de eletroeletrônica em perfeita sintonia com o mercado. ·
Metodologia
coletiva e individualizada. ·
Plano de Ensino
atualizados anualmente de acordo com
as novas exigências do mercado e com as novas
tecnologias e ferramentas disponíveis Integração escola/empresa. Pensar em trabalhos relevantes! A ciência e a tecnologia mudaram o mundo,
mas são conservadoras e lentas para mudanças. Nós precisamos de mais
exemplos inovadores nas escolas, “O futuro do mundo está
nas mãos dos jovens Tecnólogos e precisamos dar
a eles toda ajuda possível
face aos desafios do futuro.” Relatório UNESCO (2010), pp. 32 - Adaptado de Rui M. Lima, 2011 -
(Tradução livre LCC). Competências que esperamos dos alunos protagonistas do projeto: • Utilizar ferramental matemático, resolver problemas e auxiliar na tomada de decisões; • Projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, Instalações Elétricas Predial e Industrial. • Acompanhar a evolução tecnológica; • Compreender a inter-relação dos sistemas elétricos com o meio ambiente; • Trabalhar em equipes multidisciplinares; • Identificar, modelar
e resolver problemas; • Compromisso com
a ética profissional; • Comunicação oral
e escrita; • Autoaprendizagem e Educação continuada. AVALIAÇÃO On-line: - Final
de semana
·
Diagnóstica: utilizar a ferramenta para confecção do
texto da pesquisa a metodologia de engenharia ou a metodologia científica. ·
Estudo dirigido (conteúdo trabalhado) Prova do conteúdo trabalhado interdisciplinar: Iniciação ao projeto
Integrador; Instalações Elétricas Prediais;
Eletricidade Básica –
Regime de Corrente contínua. Prova Presencial:
Individual Em Time de Aprendizagem
Prática de Laboratório Apresentação de projetos em times de aprendizagem A questão levantada é a seguinte: Para
que mudar? Quanto custa mudar? E se não mudar, quanto custará? O
projeto será concluído até o final do 2º trimestre, onde será avaliado por
todos os envolvidos: alunos, professores e equipe de apoio da escola. REFLEXÕES Estará a EEEM Arnulpho Mattos, os gestores da
escola, os professores e os alunos preparados/(interessados) para a/ (na)
mudança na metodologia de ensino técnico profissional. REFERÊNCIAS http://www.aaee.com.au/journal/2003/mills_treagust.pdf
http://paee.dps.uminho.pt - International Symposium on Project Approaches in
Engineering Education. SGI-Sistema de
Gerenciamento Integrado- Sistema Pitágoras de Ensino. |
ANEXOS
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ESTUDOS COOPERATIVOS Projeto Estudos em Times |
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Tema do Projeto: Quem não é livre
moralmente, não pode
ser ativo intelectualmente, e da mesma
forma quem é passivo intelectualmente jamais conseguirá ser livre
moralmente. Jean Piaget. |
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Objetivos · Propiciar
condições para que o aluno exercite o pensamento autônomo e lógico operatório. · Implementar ações
acadêmicas que deem suporte para a realização da meta Cooperação entre alunos. |
Justificativa a luz do pensamento de Piaget 01 A autonomia não está relacionada com
isolamento (capacidade de aprender sozinho e respeito ao ritmo
próprio - escola comportamentalista), na verdade entendemos que o florescer
do pensamento autônomo e lógico operatório é paralelo ao surgimento da
capacidade de estabelecer relações cooperativas. Quando os agrupamentos
operatórios surgem
com as articulações das intuições, o aluno torna-se cada vez mais apto a agir
cooperativamente. |
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Metas Relações de Parceria e Cooperação entre alunos |
Medição ·
% professores praticando o trabalho cooperativo · %de participação em práticas cooperativas no laboratório. |
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Recursos Humanos Disciplinas envolvidas: Iniciação ao Projeto Integrador; Desenho Técnico/CAD para
Eletrotécnica; Instalação Elétrica Predial; Eletricidade Básica em Regime de CC; Iniciação à Prática Profissional Professores envolvidos: Dorival; Mateus; Pedro; Erisson; Denilson; Paulo; Leandro; Murilo; Odair Facilitador Dorival Séries
envolvidas: 1ª , 2ª
e 3ªSérie do Curso Técnico em Eletroeletrônica. Equipe de Apoio: |
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·
% de alunos participando do projeto. ·
PAI (Programa
de Avaliação Institucional)/alunos: Veja
clicando no link-http://www.drb-m.org/ht1/pai2.htm % Favorável nas dimensões: I- Quanto ao ensino II- Quanto a pesquisa III- Quanto a comunicação e informação IV- Quanto a organização e objetivos institucionais V- Quanto ao ambiente e relações humanas |
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Materiais e instrumentos que poderão ser
disponibilizados, conforme interesse e necessidade: |
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-
Computadores, softwares (Laboratórios virtuais). -
Computador, Data
show, softwares. |
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Considerações · No entender de Piaget, portanto, ser autônomo significa estar apto a cooperativamente construir o sistema de regras
morais e operatórias necessárias à manutenção de relações permeadas pelo
respeito mútuo. · Ainda, segundo a visão humanista de Paulo Freire,
o homem é um ser
de busca, pois
sua consciência está sempre incompleta e contém elementos
que não se tornam imediatamente presentes, mas, esta busca não pode jamais
ser isolada, pois esta desumaniza e coisifica. É preciso que os homens
estejam juntos e dialoguem (ou cooperem). ·
Paulo Freire
fala em comunhão, fala que é preciso acreditar e amar os homens. ·
Piaget considera que nas relações cooperativas, o respeito mútuo é uma exigência. |
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Pressuposto
do projeto · É só na cooperação que a superação da crise se efetiva. O homem isolado não chegaria jamais ao conhecimento. ·
O respeito mútuo
implica na superação dos próprios pontos
de vista, implica
em compartilhar com o outro uma escala de valores, em definir
conjuntamente as metas. |
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01-“.Na ordem
da inteligência, a cooperação significa a discussão dirigida objetivamente (de
onde a discussão interiorizada que é a deliberação ou reflexão), a
colaboração no trabalho, a troca de ideias, o controle mútuo (fonte de
necessidade de verificação e demonstração) etc. Claro, pois, que a cooperação é o ponto de partida de uma série de
atitudes importantes para a constituição e o desenvolvimento da lógica. Do ponto de vista psicológico, que é
nosso, a própria lógica não consiste num sistema de operações livres:
traduz-se ela por um conjunto de estados de consciência, de sentimentos intelectuais e de atitudes, todos caracterizados por certas obrigações, às quais é
difícil contestar um caráter social que seja primário ou derivado". (Piaget). |
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Nome do projeto
de melhoramento: TRABALHO COOPERATIVO EM TIMES DE APRENDIZAGENS Time de Meta: Professores, Professores
Coordenadores de Áreas; Coordenadores
Técnicos e Equipe Gestora |
O QUÊ Passos para
criar a inovação, preparar as pessoas para usá-la, aplicar
a inovação e avaliar sua eficácia |
QUEM Integrante do TM responsável |
QUANDO Conclusão dos passos |
Criar
·
Reunir Time
de Meta |
Dorival |
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·
Levantar dados
para o melhoramento do trabalho |
Time de Meta |
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em time |
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·
Criar ferramentas de Medição para o Projeto |
Time de Meta |
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Preparar
·
Preparar Plano
de Ação do Projeto: Estudos em |
Time de Meta |
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Time |
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·
Inscrever os Times de Aprendizagem no Projeto |
Dorival |
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·
Elaborar ferramentas de medição da participação
dos alunos no projeto (Torneio acadêmico). |
Time de Meta |
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·
Elaborar ferramentas de medição da participação |
Time de Meta |
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dos professores no projeto. |
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·
Apresentar aos professores a operacionalidade do |
Dorival |
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projeto |
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Aplicar
·
Aplicar o plano de ação na
escola. |
Time de Meta |
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·
Treinar os líderes de times para a disseminação do |
Dorival |
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plano de ação |
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·
Treinar os professores para
a operacionalidade da |
Dorival |
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medição de sua participação no projeto. |
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Avaliar
·
Relatório do time de meta |
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·
Apresentar o relatório do time à equipe de liderança |
Dorival |
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da escola |
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Relatório do Time
de Meta
TRABALHO COOPERATIVO EM TIMES DE
APRENDIZAGENS Nome do projeto de melhoramento: |
ANTES DO
TRABALHO DO TIME |
DEPOIS DO
TRABALHO DO TIME |
Resultados Avaliação do
projeto de melhoramento + que deu muito certo
e precisamos preservar |
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D O que precisamos melhorar |
CONTRATO PEDAGÓGICO
O cotidiano escolar da EEEM Arnulpho Mattos tem se
apresentado à gestão e aos professores como um espaço de preocupação, em que mais do que realização de metas sobre as questões intelectuais, veem-se dilemas
disciplinares e dificuldade de aprendizagem
que entravam o trabalho em sala de aula. Como sabemos, o respeito mútuo e a cooperação são condições necessárias para uma
gestão democrática em sala de aula.
Se bem interpretadas no ambiente escolar, elas impulsionam acordos
imprescindíveis entre Equipe gestora, professor e aluno, elucidando as reais expectativas de um
em relação ao outro. Precisamos partilhar as responsabilidades pelas
decisões a serem tomadas nas rotinas do fazer pedagógico (o que será feito) e às regras de convivência escolar
(como será feito), denominado de "contrato pedagógico". Esse “contrato” deve
ser assegurado através
de: a) clareza razoável, para os parceiros, quanto aos propósitos da relação; b) nítida configuração das atribuições de cada parte
envolvida; c) rotinas e pautas de convivência conhecidos e respeitados por ambos; d) resultados concretos que validem o seu processamento cotidiano. Para que as cláusulas desse contrato sejam
legitimadas, ele será gestado no coletivo, co-responsabilizando
todos os participantes/parceiros, para tanto, os objetivos/metas que deverão
ser perseguidos por todos citadas abaixo foram estabelecidas na reunião
extraordinária convocada de hoje,
dia 23 de maio de 2022 com as turmas do 1º ano do curso Técnico em Eletrotécnica. |
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Pontos a
considerar: ·
A implantação e o suporte dos acordos, enquanto rotina do trabalho,
está muito mais centrada na figura do Coordenador/professor, que aos poucos
vai deixando isso para os outros
participantes do processo educativo em sala de aula. Acredita-se que quando
esse caminho é traçado e compreendido por todos, consegue-se perceber a real
diferença entre anuência (estar de
acordo) e obediência (submeter-se). ·
As regras poderão, em consenso, sofrer alterações – inclusões ou
exclusões de cláusulas, abordando questões, como o que é entendido por
respeito, colaboração, responsabilidade,
enfim, formas de viabilizar a cidadania na prática. ·
Como trabalhamos com indivíduos – por definição únicos e com ritmos diferentes de caminhada – sabemos que eles poderão atingir estágios
diferentes, em momentos distintos, na
compreensão do contrato pedagógico. Não podemos ser ingênuos e acreditar que
não haverá transgressões, que deverão ser tratadas no coletivo (em que as
regras foram constituídas), para
não se tornar algo pessoal –coordenador/professor/responsável/aluno). As transgressões são analisadas pelo coletivo, como
contra o bom funcionamento comum
dos trabalhos contribuindo para que não ajamos com "dois pesos
e duas medidas".
Eu Dorival Rosa Brito,
Professor de disciplinas Técnicas e Coordenador do Curso Técnico
em Eletrotécnica lavrei
o presente contrato que assino juntamente com os demais
envolvidos no processo ensino aprendizagem do curso Técnico em
Eletrotécnica.
Vitória -ES,23 de maio de 2022. |
Professores:
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Coordenação Pedagógica:
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Professores Coordenadores de Áreas
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Coordenação Técnica:
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Coordenação de Escolar:
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Diretor:
Alunos e Responsáveis:
TURMA 1M1EMIELE
NOME |
TURMA |
Assinatura do aluno |
Assinatura do responsável |
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Alunos e Responsáveis:
NOME |
Turma |
Assinatura do aluno |
Assinatura do responsável |
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Alunos e Responsáveis:
Nº |
NOME |
Turma |
Assinatura do aluno |
Assinatura do responsável |
1 |
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2 |
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3 |
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4 |
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5 |
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6 |
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7 |
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8 |
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9 |
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10 |
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11 |
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12 |
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13 |
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14 |
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15 |
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16 |
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17 |
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18 |
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19 |
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20 |
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21 |
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22 |
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23 |
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24 |
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25 |
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26 |
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27 |
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28 |
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29 |
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30 |
|
|
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31 |
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32 |
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33 |
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34 |
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35 |
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[1] Aprendizagem Linear. Nesse modelo de organização dos módulos, os objetos de aprendizagem são
inseridos sempre em sequência, e é importante destacar que é preciso cumprir um
para começar outro. Dessa forma, o percurso do aluno vai ser direcionado pelo
criador da trilha. O modelo de trilha linear normalmente é adotado quando o
assunto necessita de uma sequência
...