APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS

Conceito

Projeto é uma ação de quem toma para si uma responsabilidade planejada que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o propósito de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de conteúdos significativos trabalhados em sala de aula e de um período.

Formulação de projetos

     Um projeto surge em resposta a um problema concreto.  Elaborar um projeto é, inicialmente, contribuir para a solução de problemas, transformando IDÉIAS em AÇÕES.

     O documento chamado projeto é o resultado obtido ao se “projetar” no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: quais são os objetivos, que meios serão utilizados para atingi-los, quais recursos serão necessários, onde serão obtidos e como serão avaliados os resultados

     A organização do projeto em um documento nos auxilia sistematizar o trabalho em etapas a serem cumpridas, compartilhar a imagem do que se quer alcançar, identificar as principais deficiências, a superar e apontar possíveis falhas durante a execução das atividades previstas.

     Alguns itens devem ser observados na formulação de projetos:

     Estabelecimento correto do tema gerador - deve ser significante em relação aos fatores de sucesso na aprendizagem; deve ter dimensão administrável E mensurável.

     Identificação dos alunos e turmas a quem afeta trabalhar o tema gerador, buscando criar vínculos com eles desde o início do projeto;

     indicação adequada de fontes bibliográficas para a pesquisa

Roteiro básico para apresentação de projetos

Os principais itens que compõem a apresentação de um projeto relacionam-se de forma bastante orgânica, de modo que o desenvolvimento de uma etapa necessariamente leva à outra.

Apresentação de um projeto deve conter os seguintes itens:

Título do projeto

     Deve dar uma ideia clara e concisa do(s) objetivo(s) do projeto.

Caracterização do tema gerador e justificativa

     A elaboração de um projeto se dá introduzindo o que pretendemos resolver, ou transformar. De suma importância, geralmente é um dos elementos que contribui mais diretamente na aprovação do projeto pela Coordenação Técnica do curso e pelo setor Pedagógico.

     Deve ficar claro que o projeto é uma resposta a um determinado tema gerador e identificado pelos professores das disciplinas disseminadas proponentes.

     Deve descrever com detalhes o local onde vai ser implantado o projeto, o diagnóstico do tema gerador que o projeto se propõe a solucionar, a descrição, caso haja, dos antecedentes do tema geradores escolhidos, relatando os esforços já realizados ou em curso para resolvê-lo.

     A justificativa deve apresentar respostas a questão POR QUÊ?

     Por que executar o projeto?

     Por que ele deve ser aprovado e implementado?

     Existem outros projetos semelhantes sendo desenvolvidos na escola ou nessa temática?

     Qual a possível relação e atividades semelhantes ou complementares entre eles e o projeto proposto?

     Quais os benefícios de aprendizagem a serem alcançados pelos alunos e os resultados de produtividade acadêmica para a escola?

Objetivos

   A especificação do objetivo responde as questões: PARA O QUE? PARA QUE?       

     A formulação do objetivo de um projeto pode considerar de alguma maneira a reformulação futura, positiva das atuais condições negativas do problema.

     Os objetivos devem ser formulados sempre como a solução de um problema e o aproveitamento de uma oportunidade. Estes objetivos são mais genéricos e não podem ser assegurados somente pelo sucesso do projeto, dependem de outras condicionantes.

É importante distinguir dois tipos de objetivos:

 

Objetivo Geral:

Corresponde ao produto que o projeto quer atingir. Deve expressar o que se quer alcançar de produtividade acadêmica a longo prazo, ultrapassando inclusive o tempo de duração do projeto. O projeto não pode ser visto como fim em si mesmo, mas como um meio para alcançar um fim maior.

Objetivos específicos: Corresponde às ações que se propõe a executar dentro de um determinado período. Também pode ser chamado de resultados esperados e devem se realizar até o final do projeto.

Metas

As metas, que muitas vezes são confundidas com os objetivos específicos, são os resultados parciais a serem atingidos e neste caso podem e devem ser bastante concretos expressando quantidades e qualidades dos objetivos, ou QUANTO será feito. A definição de metas com elementos quantitativos e qualitativos é conveniente para avaliar os avanços. Ao escrevermos uma meta, devemos nos perguntar:

O que queremos? Para que o queremos? Quando o queremos?

Quando a meta se refere as turmas da escola ou a um determinado grupo de alunos com dificuldades acadêmicas, devemos descrevê-los adequadamente. Por exemplo, devemos informar a quantidade de pessoas que queremos atingir, o sexo, a idade e outras informações que esclareçam a quem estamos nos referindo.  Cada objetivo específico deve ter uma ou mais metas. Quanto melhor dimensionada estiver uma meta, mais fácil será definir os indicadores que permitirão evidenciar seu alcance.

Nem todas as escolas exigem a descrição de objetivos específicos e metas separadamente. Algumas exigem uma forma ou outra.

Metodologia

            A metodologia deve descrever as formas e técnicas que serão utilizadas para executar o projeto.

            A especificação da metodologia do projeto é a que abrange número de itens, pois responde, a um tempo, as questões.

A Metodologia deve corresponder às seguintes questões:

                           Como o projeto vai atingir seus objetivos?

     Como começarão as atividades?

     Como serão coordenadas e gerenciadas as atividades?

     Como e em que momentos haverá a participação e envolvimento direto dos alunos protagonistas do projeto?

Deve se descrever o tipo de atuação a ser desenvolvida: pesquisa, diagnóstico, intervenção ou outras; que procedimentos (métodos, técnicas, instrumentos etc.) serão adotados e como será sua avaliação e divulgação.

É importante pesquisar metodologias que foram empregadas em projetos semelhantes, verificando sua aplicabilidade e deficiências, e é sempre oportuno mencionar as referências.

Um projeto pode ser considerado bem elaborado quando tem metodologia bem definida e clara. É a metodologia que vai dar aos avaliadores, a certeza de que os objetivos do projeto realmente têm condições de serem alcançados.

Portanto este item deve merecer atenção especial por parte dos professores e coordenadores (técnicos e pedagógicos) que elaborarem os projetos.

Uma boa metodologia prevê três pontos fundamentais: a gestão participativa, o acompanhamento técnico sistemático e continuado e o   desenvolvimento de ações de disseminação de informações e de conhecimentos entre alunos, professores e coordenadores envolvidos.

Cronograma

O cronograma responde à pergunta QUANDO?

Os projetos são temporalmente bem definidos quando possuem datas de início e término preestabelecidas. As atividades que serão desenvolvidas devem se inserir neste intervalo de tempo.

O cronograma é a disposição gráfica das épocas em que as atividades vão se dar e permite uma rápida visualização da sequência em que devem acontecer.

Revisão Bibliográfica

As Referências que possam conceituar o problema, ou servir de base para a ação, podem e devem ser apresentadas. Certamente darão a equipe de avaliação para implementação uma noção de quanto o autor está inteirado ao assunto, pelo menos ao nível conceitual/teórico.

 

Síntese da metodologia ABP do Plano de Ensino

 

Prof. Dorival Rosa Brito:.