APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
EDUCACIONAIS
Conceito Projeto é uma ação de quem toma para si uma responsabilidade planejada que consiste num conjunto de atividades
inter-relacionadas e coordenadas, com o propósito de alcançar objetivos específicos dentro dos limites
de conteúdos significativos trabalhados em sala de aula e de um período. Formulação de projetos
•
Um projeto surge em resposta a um problema concreto. Elaborar um projeto é, inicialmente, contribuir para a solução de problemas, transformando IDÉIAS em AÇÕES. •
O documento chamado projeto é o resultado obtido
ao se “projetar” no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: quais são os objetivos, que
meios serão utilizados para atingi-los, quais
recursos serão necessários, onde
serão obtidos e como serão
avaliados os resultados •
A organização do projeto em um documento nos auxilia sistematizar o trabalho em etapas a
serem cumpridas, compartilhar a imagem do que se quer alcançar, identificar as principais deficiências, a superar e
apontar possíveis falhas durante a execução das atividades previstas. •
Alguns itens devem
ser observados na formulação de projetos: • Estabelecimento correto do tema gerador
- deve ser
significante em relação aos fatores de sucesso na aprendizagem; deve ter dimensão
administrável E mensurável. • Identificação dos alunos e turmas a quem afeta
trabalhar o tema gerador, buscando criar vínculos
com eles desde o início do projeto; • indicação adequada de fontes bibliográficas para a pesquisa Roteiro básico
para apresentação de projetos Os principais itens que compõem
a apresentação de um projeto
relacionam-se de forma bastante orgânica, de modo que o desenvolvimento de uma etapa
necessariamente leva à outra. Apresentação de um projeto deve conter os seguintes itens: Título do projeto
•
Deve dar uma ideia clara
e concisa do(s)
objetivo(s) do projeto. Caracterização do tema gerador e justificativa
•
A elaboração
de um projeto se dá introduzindo o que pretendemos
resolver, ou transformar. De suma importância, geralmente é um dos elementos que contribui mais diretamente
na aprovação do projeto pela
Coordenação Técnica do curso e pelo setor
Pedagógico. •
Deve ficar claro
que o projeto é uma resposta a um determinado tema gerador e identificado pelos professores das disciplinas
disseminadas proponentes. •
Deve descrever
com detalhes o local onde vai ser implantado o projeto, o diagnóstico do tema gerador que o projeto se propõe
a solucionar, a descrição, caso
haja, dos antecedentes do tema geradores escolhidos, relatando os esforços
já realizados ou em curso para resolvê-lo. •
A justificativa deve
apresentar respostas a questão POR QUÊ? •
Por que executar o projeto? •
Por que ele deve ser aprovado e implementado? •
Existem outros projetos semelhantes sendo desenvolvidos na escola ou nessa temática? • Qual a possível
relação e atividades semelhantes ou complementares entre eles e o projeto
proposto? • Quais os benefícios de aprendizagem a serem alcançados pelos alunos e os resultados de produtividade acadêmica para a escola? Objetivos
•
A especificação do objetivo responde as questões: PARA O
QUE? PARA QUE? •
A formulação do objetivo de um projeto
pode considerar de alguma
maneira a reformulação futura, positiva das atuais condições negativas do problema. • Os objetivos devem ser formulados sempre como a solução de um
problema e o aproveitamento de uma oportunidade. Estes objetivos são mais genéricos e não podem ser assegurados somente pelo sucesso do projeto,
dependem de outras condicionantes. É importante distinguir dois tipos de objetivos: Objetivo Geral: Corresponde
ao produto que o projeto quer
atingir. Deve expressar o que se quer alcançar de produtividade acadêmica a longo prazo,
ultrapassando inclusive o tempo de duração do projeto. O projeto
não pode ser visto como fim em si mesmo, mas como um meio para alcançar um
fim maior. Objetivos específicos: Corresponde às ações que
se propõe a executar dentro de um determinado
período. Também pode ser chamado de resultados esperados e devem se realizar até o final
do projeto. Metas As
metas, que muitas vezes são confundidas com os objetivos específicos, são os resultados parciais a serem atingidos e neste caso
podem e devem
ser bastante concretos expressando quantidades e
qualidades dos objetivos, ou QUANTO
será feito. A definição de metas com elementos quantitativos e qualitativos é conveniente para avaliar os avanços. Ao escrevermos uma meta,
devemos nos perguntar: O que queremos? Para que o
queremos? Quando o queremos? Quando
a meta se refere as turmas da escola ou a um
determinado grupo de alunos com dificuldades acadêmicas, devemos descrevê-los adequadamente. Por
exemplo, devemos informar a
quantidade de pessoas que queremos atingir, o sexo, a idade e outras informações que esclareçam a quem estamos
nos referindo. Cada objetivo específico deve ter uma
ou mais metas.
Quanto melhor dimensionada estiver uma meta, mais
fácil será definir os indicadores que permitirão evidenciar seu alcance. Nem
todas as escolas exigem a descrição de objetivos específicos e metas
separadamente. Algumas exigem
uma forma ou outra. Metodologia •
A metodologia deve
descrever as formas
e técnicas que
serão utilizadas para executar o projeto. •
A especificação da metodologia do projeto é a que abrange
número de itens, pois responde,
a um só tempo, as questões. A Metodologia deve corresponder às seguintes questões: •
Como o projeto vai atingir seus
objetivos? • Como começarão as atividades? • Como serão
coordenadas e gerenciadas as atividades? •
Como e em que momentos haverá a
participação e envolvimento direto
dos alunos protagonistas do projeto? Deve se descrever o tipo de atuação a ser desenvolvida: pesquisa, diagnóstico, intervenção ou outras; que procedimentos (métodos, técnicas, instrumentos etc.)
serão adotados e como será sua avaliação e divulgação. É
importante pesquisar metodologias que foram empregadas em projetos semelhantes, verificando sua
aplicabilidade e deficiências, e é sempre oportuno mencionar as referências. Um
projeto pode ser considerado bem elaborado quando tem metodologia bem definida e clara. É a metodologia que vai dar
aos avaliadores, a certeza de que os objetivos do projeto realmente têm condições de serem alcançados. Portanto este item deve
merecer atenção especial por parte dos professores e coordenadores
(técnicos e pedagógicos) que elaborarem
os projetos. Uma
boa metodologia prevê três pontos fundamentais: a gestão participativa, o acompanhamento técnico
sistemático e continuado e o desenvolvimento de ações de disseminação
de informações e de conhecimentos entre
alunos, professores e coordenadores
envolvidos. Cronograma O cronograma responde à pergunta QUANDO? Os
projetos são temporalmente bem definidos quando possuem datas de início e
término preestabelecidas. As atividades que serão desenvolvidas devem se inserir neste intervalo de tempo. O cronograma é a disposição gráfica das épocas
em que as atividades vão se dar e permite uma
rápida visualização da sequência em que devem acontecer. Revisão Bibliográfica As
Referências que possam conceituar o problema,
ou servir de base para a ação, podem e devem ser apresentadas. Certamente darão
a equipe de avaliação para implementação uma noção de quanto
o autor está inteirado ao assunto, pelo menos ao nível conceitual/teórico. Síntese da metodologia ABP do Plano de
Ensino Prof. Dorival Rosa
Brito:. |