O
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR 1-Situação problema; 2-Conteúdos- Interdisciplinares e práticos 3-Trabalho coletivo 4- Design Thinking (DT) Linha de Pesquisa – Perfil do Egresso Perfil profissional de
conclusão O Técnico em
Eletrotécnica será habilitado para:
Parametrização é o processo de decisão e
definição dos parâmetros necessários para uma especificação completa ou
relevante de um modelo ou objeto geométrico.
Eixo tecnológico -Eixo de
Controle e Processos Industriais
Para atuação
como Técnico em Eletrotécnica, são fundamentais:
Conhecimentos e saberes relacionados à sustentabilidade do processo
produtivo, às técnicas e aos processos de produção, às normas técnicas, à liderança
de equipes, à solução de problemas técnicos e trabalhistas e à gestão de
conflitos. Definição- O Projeto
Integrador do curso Técnico em Eletrotécnica é uma pesquisa na área da
eletricidade que tem como objetivo o avanço tecnológico na área profissional. Tema: Será feito
com direcionamento do Professor Orientador. Conteúdos-
Interdisciplinares e práticos que objetiva a ampliação de novos conhecimentos
à realidade em que vivemos, compreendendo as possibilidades de ações nos
âmbitos das políticas públicas para buscar novas formas de enfrentamento de
problemas contemporâneos globais, tais como: as novas tecnologias da área da
Eletricidade que estejam intrinsecamente relacionados e influenciados pelas
necessidades de inovações tecnológicas. Vale dizer que estudo das novas
tecnologias da eletricidade, permitem entender quais são os fatores que
determinam o planejamento, o controle, a execução, a instalação e a
manutenção de sistemas elétricos. Procedimentos nas seções do
projeto Integrador: 1-Ouvir 2-Identificar o problema 3-Criação 4- Preparar o protótipo As fases para os
desenvolvimentos do protótipo Ouvir, Criar e implantar Processos de criação de
soluções para o problema em estudo: Desejo, Viabilidade e
Praticidade Socialização dos
conhecimentos produzidos visando obter feedback antes da implementação do
protótipo e da produção do relatório escrito. Plano de Ação- Objetivo para
a sessão seguinte considerando o planejamento do projeto com um todo. Ferramentas e ações que
serão desenvolvidas, tarefas e responsabilidades. Planos de ação
Considerar o planejamento do projeto como um todo; Desenvolver
ferramentas e ações
para a construção do projeto Atualização
Tecnológica Explorando as novas tecnologias na área da
eletricidade, é possível escolher um tema
apropriado para a construção do trabalho de qualidade.
Para realizar esses projetos, o conhecimento das disciplinas técnicas como: Projeto Elétrico;
Máquinas Elétricas; Comandos Elétricos; Eletrônica; Automação; Planejamento e
Controle da Manutenção, .... são essenciais. O estudo da eletricidade e das disciplinas de apoio
citadas, permitem entender quais são os avanços
tecnológicos que estão ocorrendo no presente e perspectivas para o futuro. Outro exemplo que está em foco mundial é o estudo sobre
a contribuição da eletrotécnica na geração de energias em outras
modalidades. Trabalho coletivo Trabalhar e enfrentar os fenômenos a serem estudados por meio de projetos desenvolvidos em equipe Design Thinkink (DT) Desenvolver produtos ou processos com o olhar
no ser humano
e suas necessidades. EMPATIA para
com as pessoas, nela os pesquisadores buscam entender o que as pessoas
precisam e criam soluções eficientes para resolver essa questão. a
capacidade de olhar para os outros traduzindo problemas e solução em
oportunidade de viver bem. COLABORAÇÃO
É
a capacidade de construir conhecimento conjunto. DEFINIR o foco para o projeto. idear as opções para a solução do problema
encontrado. PROTOTIPAR o que será construído TESTAR Através de uma banca qualificadora,
vê se o seu projeto realmente funciona ou não. (Prévias) IMPLEMENTAR Após testar e se
atentar ao feedback para melhorar o protótipo, o texto e o protótipo já pode
ser apresentado. Sessões do Projeto
Integrador ·
Aproximação ao tema, elaboração e análise do problema;
·
Desenvolvimento de ações que levem à resolução do
problema, por meio
da criação de protótipos; ·
Socialização dos conhecimentos produzidos, visando obter feedback antes da implementação do protótipo e
a produção do relatório escrito. ·
Procedimento 1: OUVIR ·
Procedimento 2: Identificar o PROBLEMA ·
Procedimento 3: CRIAÇÃO ·
Procedimento 4: Preparar o PROTÓTIPO Planos de ação •
Objetivos para a sessão seguinte, considerando o planejamento do projeto como
um todo; •
Ferramentas e ações
que serão desenvolvidas; •
Tarefas e responsabilidades de cada um dos membros no período. CRONOGRAMA PARA EXECUÇÃO DO PROJETO
INTEGRADOR
Produção coletiva do relatório escrito: ·
Resumo; ·
Abstract; ·
Introdução e Justificativa; ·
Problema e objetivos da pesquisa; ·
Metodologia e descrição dos processos e construção dos protótipos
(caso exista); ·
Apresentação do projeto final; ·
Considerações Finais; ·
Bibliografia. |