DRB - Assessoria e Consultoria e Educacional
CURSO DE EXTENSÃO
ESTRUTURA DO CURSO
a alegria de conhecer o papel das artes:a pintura; a poesia a importância do lúdico
a importância do planejamento a definição de estratégias
A Matemática sob um novo olhar Novas tendências no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa
A crise no processo educacional brasileiro não é recente e se torna cada vez mais complexa. Há algum tempo, assistimos à passagem de um modelo a outro, sem que mudanças efetivas ocorram no processo ensino-aprendizagem. As causas da ineficiência dos modelos são decorrentes de vários fatores, dentre os quais podemos destacar: cópia de modelos sem uma correta avaliação e sem adequação aos nossos contextos educacionais; falta de preparação para a implementação dos novos modelos; mudam-se os processos, mas não se modificam as pessoas; estagnação das instituições educacionais frente a uma realidade que se modifica profunda e rapidamente; ausência de comunicação entre os sujeitos que fazem educação: família, escola, centros de reforços e programas de apoio sócio-educativos; desmotivação dos profissionais da educação, quase sempre despreparados para enfrentar as novas realidades e sem condições adequadas de trabalho. A ESPERANÇA Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, espera-se que o professor tenha as seguintes competências: organizar e orientar o ensino para a aprendizagem dos alunos; responsabilizar-se pelo sucesso de aprendizagem dos alunos; administrar a diversidade existente entre os alunos; incentivar atividades de enriquecimento cultural; utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores; elaborar e executar projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares; desenvolver hábitos de colaboração e de trabalho em equipe; criar soluções apropriadas a cada uma das diferentes situações complexas e singulares que enfrentam. NOSSA META Precisamos, hoje, de um professor que conheça as novas concepções de educação, que esteja atualizado em relação às novas teorias de desenvolvimento e aprendizagem e em contato com as novas tecnologias de ensino. Esse aparato técnico, no entanto, é apenas um lado da questão. Além dele, continua sendo essencial que o professor tenha paixão pela educação e que se fortaleça como pessoa para, de forma significativa, contribuir na solução dos problemas e na construção de uma sociedade mais justa e solidária. O presente curso pretende, dentro das limitações que lhe são próprias, criar condições para que o professor compreenda que um sistema sem paixão é morto e que a paixão sem sistema é caótica. Resultados são frutos de sistema mais paixão. |
|