ESTRUTURA
DO CURSO
Módulo I: O
Professor – arquiteto da educação
O exercício da
liderança
A paixão de educar
a alegria de conhecer
o papel das artes: a
pintura; a poesia
a importância do
lúdico
A necessidade de um
sistema
a importância do
planejamento
a definição de
estratégias
A teoria na prática
A Matemática sob um
novo olhar
Novas tendências no
processo de ensino-aprendizagem da Língua
Portuguesa
Módulo
II: O Aluno – um sujeito em processo de profundas mudanças
Características da
faixa etária
Necessidades e
expectativas
Sexualidade e
afetividade
Módulo III: O
Contexto – novas realidades, novas exigências
A comunidade
A família
A escola
FATO
HISTÓRICO
A crise no processo
educacional brasileiro não é recente e se torna cada vez mais complexa. Há
algum tempo, assistimos à passagem de um modelo a outro, sem que mudanças
efetivas ocorram no processo ensino-aprendizagem.
As causas da
ineficiência dos modelos são decorrentes de vários fatores, dentre os quais
podemos destacar:
cópia de modelos sem
uma correta avaliação e sem adequação aos nossos contextos educacionais;
falta de preparação
para a implementação dos novos modelos; mudam-se os processos, mas não se
modificam as pessoas;
estagnação das
instituições educacionais frente a uma realidade que se modifica profunda e
rapidamente;
ausência de
comunicação entre os sujeitos que fazem educação: família, escola, centros de
reforços e programas de apoio socioeducativos;
desmotivação dos
profissionais da educação, quase sempre despreparados para enfrentar as novas
realidades e sem condições adequadas de trabalho.
A
ESPERANÇA
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação
de Professores da Educação Básica, espera-se que o professor tenha as
seguintes competências:
organizar e orientar o
ensino para a aprendizagem dos alunos;
responsabilizar-se
pelo sucesso de aprendizagem dos alunos;
administrar a
diversidade existente entre os alunos;
incentivar atividades
de enriquecimento cultural;
utilizar novas
metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores;
elaborar e executar
projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares;
desenvolver hábitos de
colaboração e de trabalho em equipe;
criar soluções
apropriadas a cada uma das diferentes situações complexas e singulares que
enfrentam.
NOSSA
META
Precisamos, hoje, de
um professor que conheça as novas concepções de educação, que esteja
atualizado em relação às novas teorias de desenvolvimento e aprendizagem e em
contato com as novas tecnologias de ensino. Esse aparato técnico, no entanto,
é apenas um lado da questão. Além dele, continua sendo essencial que o
professor tenha paixão pela educação e que se fortaleça como pessoa para, de
forma significativa, contribuir na solução dos problemas e na construção de
uma sociedade mais justa e solidária.
O presente curso
pretende, dentro das limitações que lhe são próprias, criar condições para
que o professor compreenda que um sistema sem paixão é morto e que a paixão
sem sistema é caótica. Resultados são frutos de sistema mais paixão.
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