DIAGNÓSTICO INFORMAL
DA DISLEXIA
Assinale
nos quadrinhos abaixo, as observações, verificadas na escola pelos
professores ou em casa
pelos pais, quanto ao desempenho escolar e atitudes do
aluno(a):
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I - SINTOMATOLOGIA ESSENCIAL:
[ ] [ ? ] Tem oito anos ou mais.
[ ] [ ? ] Tem atraso na leitura de dois ou mais anos com relação às
crianças da mesma idade
[ ] [ ? ] Sua velocidade na leitura é inferior a 50/60 palavras por
minuto.
[ ] [ ? ] Comete erros freqüentes na leitura (omissões, substituições,
inversões de fonemas - vogais e consoantes sonoras)
[ ] [ ? ] Sua compreensão de texto é
muito pobre.
[ ] [ ? ] Seu quociente de inteligência (Q.I) é normal ou
superior.
[ ] [ ? ] Não apresenta perturbação
sensorial.
II - SINTOMATOLOGIA ASSOCIADA:
[ ] [ ? ] Apresenta um baixo rendimento na
área de ortografia.
[ ] [ ? ] Tem um rendimento baixo no cálculo matemático, especialmente
a multiplicação.
[ ] [ ? ] Apresenta movimentos involuntários associados, especialmente
quando lê e escreve)
[ ] [ ? ] Não gosta de ir à escola (Fracassa nas avaliações parciais,
não gosta do meio escolar, falta de motivação para aprendizagem)
[ ] [ ? ] Apresenta ansiedade e medo
na hora de ler em voz alta.
[ ] [ ? ] Apresenta
erros freqüentes na escrita (omissões, substituições, adições e inversões de
letras)
III - FATORES DE PRÉ-DISPOSIÇÃO PARA DISLEXIA:
[ ] [ ? ] Apresenta problemas de lateralidade:
esquerdo-direita, acima - abaixo
[ ] [ ? ] A Escola em que estuda não tem métodos eficientes e
professores habilidades. Diversas formas de dispedagogias
(Método ruim, professor desqualificado)
[ ] [ ? ] Os professores têm detectado mais ou menos rápidos as
dificuldades de leitura do (a) aluno(a)
[ ] [ ? ] Não há uma orientação pedagógica ou Psicopedagógico adequada,
na escola, para a reeducação lingüística do(a) aluno(a)
[ ] [ ? ] Sua aprendizagem de leitura e escrita foi precoce, isto é, a
verificou-se no período da educação infantil..
[ ] [ ? ] O(a) aluno(a) tem apresentado alterações na fala (articulação
de fonemas e palavras), baixo nível de vocabulário, pobreza de expressão oral
e se comunica mais com gestos.
[ ] [ ? ] O meio familiar é desfavorável à aprendizagem da leitura.
[ ] [ ? ] Verificam-se dificuldades semelhantes em familiares.
[ ] [ ? ] Seu esquema corporal não é adequado à sua idade.
[ ] [ ? ] Apresenta dificuldades de concentração ou atenção durante as
atividades escolares, na escola e em casa.
[ ] [ ? ] Apresenta problemas de conduta escolar (indisciplinado, troca
de escolas, escolaridade insuficiente, distorção série/idade e internações)
IV - DIFERENCIAIS IMPORTANTES
[ ] [ ? ] Não existe diagnóstico nem evidência
médica de retardo mental
[ ] [ ? ] Não existe diagnóstico nem evidência médica de transtorno
neurológico
[ ] [ ? ] Não existe diagnóstico nem evidência fonoaudiológica de
problemas de audição.
[ ] [ ? ] Não existe diagnóstico nem evidência
médica de defeitos de visão
V - CRITÉRIOS PARA UM DIAGNOSTICO INFORMAL (Psicopedagógico).
[ ] [ ? ] Apresenta dificuldade importante de leitura para captar
sentido a partir da leitura de textos escolares.
[ ] [ ? ] O rendimento na leitura é
surpreendente menos do que o esperado, dada sua escolarização e o rendimento
geral em outras áreas lingüísticas e escolares.
APRESENTAR OUTRAS INFORMAÇÕES QUE SÃO
CONSIDERADAS RELEVANTES
A quantidade de resposta "SIM" determina o grau de dislexia
encontrado.
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