FACULDADE
DE EDUCAÇÃO
Portaria
de Autorização 293 de 15/02/2001 – D.O.U de 19/02/2001
AVALIAÇÃO BIMESTRAL
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA:
PRINCÍPIOS E MÉTODOS DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR.
Professor: Dorival Rosa Brito
Data: 16 de abril de 2008
Período: 8º Período
Nome: GABARITO- respostas padrão
Resutado/Comentários:
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Questão 01. (Valor 2.0 ponto)
Os conceitos e técnicas de administração
devem servir para que as organizações alcancem o desempenho que desejam.
Sinteticamente, defina essas funções:
- Planejamento – diz respeito às decisões sobre
objetivos, ações futuras e recursos necessários para realizar
objetivos.
- Organização – compreende as decisões sobre a divisão
de poder, traduzido em autoridade, tarefas e responsabilidades entre
pessoas e na divisão de recursos para realizar as tarefas.
- Direção
ou coordenação – trata de ativar
as pessoas para atingir os objetivos propostos e proporcionar o
sentido de missão.
- Controle – abrange as decisões sobre a
compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados.
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Questão 02. (Valor 1.0 ponto)
Quais são
as três escolas que, historicamente, desenvolveram a teoria administrativa
do século XX.
-
- a clássica,
- a psicossocial e
- a contemporânea.
- P
- P
P
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Questão 03. (Valor 1.0 ponto)
Cite
os dois pressupostos básicos que estão apoiando as posições assumidas pelos
teóricos de administração de empresas e escolar.
1 – As organizações, mesmo com objetivos
diferentes, são semelhantes e, portanto, suas estruturas são similares e,
como tais, os princípios administrativos podem ser os mesmos, desde que
sejam feitas as devidas adaptações para o alcance de suas metas – “generalidade”.
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2 – A organização escolar e o sistema escolar como um todo
precisam adotar métodos e técnicas de administração que garantam a sua
eficiência e atendam aos objetivos estabelecidos pela sociedade –
“racionalidade”.
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Questão 04. (Valor 2.0 ponto)
Quais os quatros pontos essenciais daqueles que
defendem a administração participativa
a- a extração do autoritarismo centralizador;
b- a diminuição da divisão do trabalho que reforça
as diferenças e os distanciamentos entre os segmentos sociais;
c- a eliminação do binômio dirigentes e dirigidos;
d- a participação efetiva dos diferentes segmentos
sociais na tomada de decisões, conscientizando a todos de que são os
autores da historia que se faz no dia-a-dia.
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Questão 05. (Valor 2.0 ponto)
Na perspectiva de gestão democratica de uma escola,
quais as idéias e comportamentos que precisam ser acreditados e adotados?
- O diretor é aquele que está na liderança, a
serviço da comunidade escolar para o alcance de suas finalidades.
- Os especialistas (supervisor, orientador,
diretor) são possuidores de um conhecimento especifico em uma área,
assim como cada professor o é; o trabalho coletivo dessas diferentes
especialidades na escola é que provocara mudanças.
- A expectativa que alunos, pais, comunidade
têm em relação à escola é uma dimensão que não pode ser ignorada e sim
conhecida para ser atendida.
- Os indivíduos precisam assumir as
responsabilidades de suas atividades, sem que alguém lhes diga sempre
o que e como fazer. Não pode, existir a dicotomia – uns pensam, outros
executam -, mas todos precisam ter e desenvolver o compromisso
político próprio do ato educativo.
- O individualismo, a desconfiança, a
acomodação e o egoísmo devem ceder lugar ao sentido coletivo da
crítica e autocrítica, do direito e do dever, da responsabilidade
social frente ao ato educativo.
- O comando, por ser sensível às
necessidades e aos interesses dos diversos grupos, agiliza o confronto
dos mesmos, resultando em ações criadoras.
- A gestão da escola passa a ser, então, o
resultado do exercício de todos os componentes da comunidade escolar,
sempre na busca do alcance das metas estabelecidas pelo projeto
político-pedagógico construído coletivamente.
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Questão 06. (Valor 2.0 ponto)
A noção de qualidade do ensino
Sintetize a situação do
ensino Público no Brasil , focado pelo senso comum, citando as
caracteristicas como configuradoras de sua má qualidade
P
O senso comum costuma
identificar duas características como configuradoras de sua má qualidade, a
má preparação para o mercado de trabalho e a ineficiência em levar o aluno
à universidade.
A escola pública tem
baixa qualidade, antes de tudo e principalmente, porque não fornece o
mínimo necessário para a criança e o adolescente construírem-se como seres
humanos, diferenciados do simples animal.
Os professores, ainda
influenciados pela ideologia liberal burguesa (segundo a qual é possível,
igualmente a todos, subir na escala social por meio do esforço pessoal, via
educação escolar), continuam buscando, para as atuais camadas sociais
usuárias da escola pública, a mesma meta de ingressar na universidade, que
era objeto da escola pública de três ou quatro décadas atrás.
O
educador escolar, em especial o professor, pouco tem conseguido fazer
diante da falta de material pedagógico, das classes abarrotadas (que
desafiam qualquer bom senso pedagógico), da falta de assistência
pedagógica, enfim, das inadequadas condições de trabalho em geral. Entre
estas, seu ínfimo salário, que o obrigam a mais de uma jornada de trabalho,
é um dos elementos mais marcantes, condicionante inclusive de sua baixa
competência profissional.
P
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