FACULDADE
DE EDUCAÇÃO
Portaria
de Autorização 293 de 15/02/2001 – D.O.U de 19/02/2001
AVALIAÇÃO BIMESTRAL
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA:
METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Professor: Dorival Rosa Brito
Data: 17 de abril de 2008
Período: 4º Período
Nome: GABARITO
(respostas prováveis)
Resutado/Comentários:
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Questão 01. (Valor 1.0 ponto)
“Concluir o Magistério ou a
licenciatura é apenas uma das etapas do longo processo de capacitação que não
pode ser interrompido enquanto houver jovens querendo aprender. Quem defende
isso é um dos maiores especialistas mundiais em formação de professores, o
português Antonio Nóvoa”
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0142/aberto/mt_247181.shtml
Como
definir um bom programa de educação continuada?
Na definição de um programa de educação continuada devemos
levar em consideração o professor como agente do processo e a escola como
lugar de crescimento profissional e permanente.
PP
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Questão 02. (Valor 1.0 ponto)
Qual
é, na sua opinião, o perfil ideal do professor do século XXI?
O docente deste século é reinventor de um novo sentido para
escola, tanto do ponto de vista ético quanto cultural.
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Questão 03. (Valor 3.0 pontos)
Focando a disciplina Metodologia de Ensino
defina:...
a- Método
ativo
É o método baseado em atividades constantes do aluno, criado
por Maria Montessori e aperfeiçoado por seus seguidores, possibilitando o
uso de exercícios constantes para desenvolver o gosto pelo trabalho e pela
ordem.
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b- Ensino cooperativo
É o ensino em que duas ou mais pessoas, colaborando umas com as
outras, desenvolvem o aprendizado com base na interdependência positiva, na
responsabilidade individual, no desenvolvimento de habilidades, na
participação igualitária, na dinâmica de grupo e na interação entre os
membros de cada grupo.p
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c- Ensino centrado no aluno
É o ensino em que os alunos são incentivados a escolher suas
proprias metas e/ou projetos de aprendizagem, tendo como pressupostos:
a-
as pessoas têm tendência natural para aprender
e aprendem melhor quando trabalham em tarefas reais/autênticas.
b-
As pessoas benefiam-se da interação com
grupos diferentes de pessoas e aprendem melhor quando os professores
compreendem e valorizam as diferentes maneiras em que o aluno apende.
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Questão 04. (Valor 2.0 pontos)
Como se constrói o conhecimento no sujeito?
Para se construir um conhecimento é preciso que o sujeito recorra a
representações mentais prévias relativas ao objeto que quer aprender e opere
estas representações, bem como de transforme-as e recrie-as. Porém para
aprender é preciso: querer, sentir necessidade, ter estrutura de
assimilação para o objeto da aprendizagem, ter certos conhecimentos
anteriores relacionados aos novos conhecimentos (trilhas epistemológica) .
O conhecimento se constrói no sujeito, a partir do seu
conhecimento anterior/prévio/antigo.
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Questão 05. (Valor 2.0 pontos)
Que motivos que levam as pessoas a quererem
aprender?
A querença e a necessidade. A necessidade mobiliza
o sujeito a conhecer relacionando-se com as dimensões: Intelectuais,
afetivas, éticas, física, lúdica,estética, espiritual, econômica, política,
social, cultural, profissional..., podendo ser essenciais(substanciais,
pertinentes, afetivas) ou alienadas (provocadas a fim de satisfazer as
necessidades de grupos dominantes).
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Questão 06. (Valor 1.0 ponto)
Na concepção da Metodologia tradicional de ensino,
ainda em prática\ na atualidade, faça o resumo de uma aula neste método.
A aula se resume no seguinte:
- apresentação de um
conteúdo, previamente selecionado
- Resolução de um ou
mais exercícios-modelo
- proposição de uma
série de exercícios para os alunos resolverem.
O professor expõe o
conteúdo e pode até perguntar: “Alguma dúvida?” Os alunos, nem sempre se
dispõem a apresentar as dúvidas, pois sabem, por experiências anteriores,
que esta pergunta é mera formalidade, ou seja, de um modo geral o professor
não está interessado na dúvida do aluno, nem disposto a explicar de novo. A
tendência do professor é atribuir as dúvidas a problemas do aluno. O aluno
não tem um campo psicológico para se expressar, já que o que importa é a
exposição do professor. São comuns frases do tipo: “não gosto de ser
interrompido quando estou explicando”.
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