PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

 

Questão 1

Um dos aspectos mais importantes da escola, destacado inclusive por Cesar Coll (1997), no que se refere aos objetivos gerais como sendo um marco de referência útil, é o

A resposta correta é: planejamento educacional.

Questão 2

Os pontos principais que devem estar presentes em todo o processo de ensino-aprendizagem são

A resposta correta é: tendência pedagógica, objetivos, metodologia e avaliação.

Questão 3

Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar que

I.                    é um importante instrumento teórico-metodológico para conhecimento, intervenção e mudança da realidade escolar.

II.                  é um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição no seu processo de transformação.

III.                é apenas um documento elaborado em bases teórico-metodológicas, obedecendo etapas que garantem a transformação institucional.

IV.               é um processo permanente de reflexão e discussão coletiva dos problemas da instituição, na busca de alternativas viáveis. Estão corretas as afirmativas

A resposta correta é: I, II e IV.

Questão 4

Qual o fundamento do valor, da valoração?

A resposta correta é: Mostrar que as coisas só dizem algo ao sentimento quando lhes confere valor.

Questão 5

O que caracteriza o exercício dos orientadores educacionais no Brasil, desde 1968, é a regulamentação de sua

A resposta correta é: profissão.

Questão 6

O supervisor educacional realiza o estudo constante da prática escolar através de diversas ações. Quando a investigação - e as ações que lhe são correlatas - abrange os pressupostos subjacentes à prática educativa, à reflexão sobre os determinantes sociopolíticos, o entendimento da sua razão histórica e o exame das concepções de homem, mundo, sociedade e conhecimento, em que dimensão da prática escolar ele está atuando?

A resposta correta é: Histórica/filosófica/epistemológica.

Questão 7

A regulamentação da profissão de orientador educacional constituiu um importante marco para os profissionais da área. Esse fato ocorreu no período.

A resposta correta é: transformador.

Questão 8

O objetivo da avaliação formativa é
verificar o ritmo e os estilos de aprendizagem dos alunos; realimentar o processo de ensino e aprendizagem, permitindo efetuar correções; enfatizar os conteúdos e objetivos mais importantes; oportunizar a obtenção de maior sucesso escolar, através da detecção e da correção dos erros mais frequentes, aumentando a motivação dos alunos e minimizando a evasão e a repetência escolar.

Questão 9

Um dos documentos legais importantes para a história da supervisão escolar é o Parecer 252/69, do Conselho Federal de Educação. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que expressa uma determinação do parecer.

A resposta correta é: Cria as habilitações para a formação de técnicos, os "especialistas em Educação" (orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, inspeção escolar, deficiência audiovisual) e para a formação do professor (magistério das disciplinas pedagógicas da escola normal).

Questão 10

A Educação, como prática social, recebe influência e interfere no meio onde ela atua de diferentes meios e formas. Nesse sentido, uma relação muito significativa e de grande abrangência é a da escola - onde a educação ocorre sistematicamente - com a(s)

A resposta correta é: mídia.

Questão 1

Segundo Heloísa Lück, o papel do supervisor escolar, como membro da equipe técnico-pedagógica, tem como foco principal o aprimoramento do(a)

A resposta correta é: processo de ensino e aprendizagem e do desempenho do professor.

Questão 2

A orientação profissional, no início de sua implantação, tinha como ênfase nos seus procedimentos o conhecimento para o orientando de determinados dados, sendo que os principais eram

A resposta correta é: as aptidões e os interesses.

Questão 3

A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:

I.                    a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros" como, os métodos de ensino

II.                  o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade"

III.                a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo. Estão corretas as alternativas

A resposta correta é: I, II e III.

Questão 4

A orientação profissional tem as seguintes características:

A resposta correta é: flexibilidade, integração, profissionalização e continuidade.

Questão 5

Na atualidade, os novos paradigmas da Educação tentam fazer uma integração de diferentes campos, onde os educandos agem e se desenvolvem. Esses campos são

A resposta correta é: objetividade, subjetividade e criatividade.

Questão 6

Segundo Freire, a educação é dialética e contraditória. Aplicando essa concepção ao cotidiano escolar, podemos dizer que o supervisor educacional promove o desenvolvimento institucional quando

A resposta correta é: desenvolve crescente compreensão dos princípios e processos subjacentes à sua prática, desenvolvendo um grau de conscientização que permite a autoavaliação da própria ação supervisora.

Questão 7

O supervisor e o orientador educacional podem atuar conjuntamente para tentar resgatar a motivação dos alunos. Assinale a alternativa que expressa uma ação conjunta de ambos e que contempla esse objetivo.

A resposta correta é: Sugerir e apoiar o uso de novas metodologias.

Questão 8

As origens da orientação educacional, na realidade brasileira, encontram-se nas ações da orientação

A resposta correta é: profissional.

Questão 9

Ao atuar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola, o supervisor e o orientador educacional devem sensibilizar a comunidade escolar para a importância desse planejamento e propiciar oportunidades de estudos e interlocução entre todos os segmentos da escola, para que o caráter coletivo seja impresso ao projeto político-pedagógico.

Considerando as etapas da evolução histórica da supervisão, propostas por Medina, podemos afirmar que a visão de supervisão se encaixa na seguinte etapa:

A resposta correta é: ação supervisora e o conceito repensado de escola.

Questão 1

A atuação do supervisor educacional, na tendência pedagógica liberal renovada, pode ser caracterizada por buscar objetivos concentrados no aluno e acreditar em uma sociedade mais justa e igualitária, na qual cabe à Educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social. Busca promover a motivação e a alegria na escola por meio do desenvolvimento de métodos ativos como projetos e centro de interesse.

Questão 2

O trabalho a partir dos valores é significativo para a orientação educacional, para que se possa analisar e refletir sobre a questão da individualidade, que está inserida

A resposta correta é: nas relações do indivíduo com o outro.

Questão 3

Um marco significativo na história da orientação educacional no Brasil aconteceu em 1946, com a criação, na Fundação Getúlio Vargas, do

A resposta correta é: Instituto de Seleção e Orientação Profissional.

Questão 4

Assinale, entre as alternativas abaixo, qual a que caracteriza uma ação do supervisor educacional em relação à recuperação da aprendizagem dos alunos com dificuldades:

A resposta correta é: planejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades.

Questão 5

A escola traz, para seu cotidiano, uma dimensão da sociedade revelada no que ela determina para seus indivíduos. Essa dimensão é a

A resposta correta é: macrossocial.

Questão 6

Ao estudar as práticas da Administração, Paro (1986) afirma que elas podem ser criadoras ou reiterativas. A prática criadora, calcada na invenção e na descoberta, utiliza as conquistas anteriores para criar formas de coordenar o trabalho humano; já a prática reiterativa (ou reprodutivista) multiplica os procedimentos criados, apenas ampliando seu alcance. Desse modo, assinale a alternativa que expressa uma ação supervisora "criadora"

Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, dominando as tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.

Questão 7

"[..] sistemas de posições duráveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, quer dizer, enquanto princípio de geração e de estruturação de práticas e de representações que podem ser objetivamente reguladas e regulares [..]" Neste parágrafo, estamos falando do conceito de

A resposta correta é: habitus, em Bourdieu.

Questão 8

Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são

A resposta correta é: colaboração, organização, união e síntese cultural.

Questão 9

Há uma forte relação entre os fatores que atuam no desenvolvimento do aluno: valores, normas, propostas e objetivos. Eles devem estar estabelecidos no

A resposta correta é: Projeto Político-Pedagógico.

Questão 10

Escolha, entre as opções abaixo, a que melhor define a avaliação institucional da escola.

Vivenciar com a equipe da escola experiências diferenciadas em avaliação; aplicar as estratégias e os instrumentos avaliativos; analisar os resultados.

Questão 11

Segundo Gandin (1995), o projeto político-pedagógico é composto, basicamente, de três grandes partes, articuladas entre si, que são

A resposta correta é: marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação

Questão 12

Texto da questão

Na análise do cotidiano estão reveladas atitudes, imagens e opiniões das pessoas que atuam na sociedade. Esse conjunto faz parte do estudo das

A resposta correta é: representações sociais.

Questão 1

A regulamentação da profissão de orientador educacional constituiu um importante marco para os profissionais da área. Esse fato ocorreu no período

A resposta correta é: transformador.

Questão 2

Um dos documentos legais importantes para a história da supervisão escolar é o Parecer 252/69, do Conselho Federal de Educação. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que expressa uma determinação do parecer.

A resposta correta é: Cria as habilitações para a formação de técnicos, os "especialistas em Educação" (orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, inspeção escolar, deficiência audiovisual) e para a formação do professor (magistério das disciplinas pedagógicas da escola normal).

Questão 3

Busca-se, hoje, no processo de ensino-aprendizagem, promover os saberes e fazeres dos alunos, em uma dimensão mais ampla da formação de

Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar que

I.                    é um importante instrumento teórico-metodológico para conhecimento, intervenção e mudança da realidade escolar.

II.                  é um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição no seu processo de transformação.

III.                é apenas um documento elaborado em bases teórico-metodológicas, obedecendo etapas que garantem a transformação institucional.

IV.               é um processo permanente de reflexão e discussão coletiva dos problemas da instituição, na busca de alternativas viáveis. Estão corretas as afirmativas

A resposta correta é: I, II e IV.

Questão 5

É a relação entre concepções de homem e sociedade, teorias pedagógicas e práticas educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do desenvolvimento institucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da escola, tem o foco em três grandes áreas. São elas:

A resposta correta é: planejamento, acompanhamento e avaliação.

Questão 6

Os testes vocacionais, muito utilizados em uma determinada fase da orientação profissional, tinham por objetivo verificar os aspectos determinantes da

A resposta correta é: personalidade do indivíduo.

Questão 7

A supervisão educacional, do mesmo modo que o currículo, a didática e a avaliação, sofreu o efeito das tendências pedagógicas que predominaram no cenário educacional do Brasil nas diferentes épocas. Assinale, das alternativas sobre o desenvolvimento histórico das tendências pedagógicas no Brasil, a que é verdadeira.

Na Pedagogia tecnicista, a tarefa do professor é dar respostas apropriadas aos objetivos da escola, para conseguir o comportamento adequado de acordo com controle do ensino, por meio da tecnologia educacional. Ele é apenas um vínculo entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto.

Questão 8

Destacando a importância do centro de estudos como uma das estratégias de formação continuada docente a qual o supervisor e o orientador educacional podem desenvolver na escola, a qual área de atuação comum desses profissionais ele está vinculado?

A resposta correta é: Monitoramento ou acompanhamento.

Questão 9

O supervisor educacional realiza o estudo constante da prática escolar através de diversas ações. Quando a investigação - e as ações que lhe são correlatas - abrange os pressupostos subjacentes à prática educativa, à reflexão sobre os determinantes sociopolíticos, o entendimento da sua razão histórica e o exame das concepções de homem, mundo, sociedade e conhecimento, em que dimensão da prática escolar ele está atuando?

A resposta correta é: Histórica/filosófica/epistemológica.

Questão 10

Tanto o orientador educacional como o supervisor educacional devem valorizar os conhecimentos dos alunos e o seu contexto, no que diz respeito ao

A resposta correta é: cotidiano escolar

Questão 1

Busca-se, hoje, no processo de ensino-aprendizagem, promover os saberes e fazeres dos alunos, em uma dimensão mais ampla da formação de

A resposta correta é: competências.

Questão 2

Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educacional

A resposta correta é: esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato.

Questão 3

A Lei 5.692/71 trouxe um fato significativo para a orientação educacional, pelo que foi estabelecido em seu artigo 10, que diz

A resposta correta é: que será instituída obrigatoriamente a orientação educacional, incluindo o aconselhamento vocacional em cooperação com professores, família e comunidade.

Questão 4

Destacando a importância do centro de estudos como uma das estratégias de formação continuada docente a qual o supervisor e o orientador educacional podem desenvolver na escola, a qual área de atuação comum desses profissionais ele está vinculado?

A resposta correta é: Monitoramento ou acompanhamento.

Questão 5

As três abordagens, ou paradigmas, mais conhecidas da formação e da atuação do supervisor e do orientador educacional são: a tecnicista, a tradicional e a dialógica. Caracterizando-as por três indicadores: realidade profissional, metodologia de formação e função na escola, podemos dizer em relação ao paradigma tradicional que

A resposta correta é: a função do supervisor educacional é fiscalizar a atuação docente e manter a ordem na escola.

Questão 6

É a relação entre concepções de homem e sociedade, teorias pedagógicas e práticas educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do desenvolvimento institucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da escola, tem o foco em três grandes áreas. São elas:

A resposta correta é: planejamento, acompanhamento e avaliação.

Questão 7

Os conteúdos curriculares, quando são trabalhados de forma integrada em uma proposta mais abrangente, utilizando os recursos dos diferentes campos do saber, está promovendo a

A resposta correta é: interdisciplinaridade.

Questão 9

Segundo Gandin (1995), o projeto político-pedagógico é composto, basicamente, de três grandes partes, articuladas entre si, que são

A resposta correta é: marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação.

Questão 10

Tanto o orientador educacional como o supervisor educacional devem valorizar os conhecimentos dos alunos e o seu contexto, no que diz respeito ao

A resposta correta é: cotidiano escolar.

Questão 1

Há uma forte relação entre os fatores que atuam no desenvolvimento do aluno: valores, normas, propostas e objetivos. Eles devem estar estabelecidos no

A resposta correta é: Projeto Político-Pedagógico.

Questão 2

 

Uma instituição escolar em processo de mudança e de desenvolvimento precisa colocar em ação projetos curriculares que sejam desenvolvidos conjuntamente pelo orientador educacional, o supervisor educacional e o gestor, nos quais os alunos sejam estimulados a

I.                    debater e criticar organizadamente os objetivos, o projeto político-pedagógico, o currículo da escola.

II.                  participar ativamente na tomada de decisão conduzida de forma democrática.

III.                apoiar a visão cumulativa e bancária dos conteúdos desenvolvidos.

IV.               desenvolver atitudes que favoreçam a tomada de decisão, apenas especificamente conduzidos pelo orientador educacional.

V.                 transformar-se em pessoas críticas, reflexivas, ativas e solidárias. Estão corretas as afirmativas

A resposta correta é: I, II e V.

Questão 3

Texto da questão

Escolha, entre as opções abaixo, a que melhor define a avaliação institucional da escola.

Vivenciar com a equipe da escola experiências diferenciadas em avaliação; aplicar as estratégias e os instrumentos avaliativos; analisar os resultados.

Questão 4

Segundo Heloísa Lück, o papel do supervisor escolar, como membro da equipe técnico-pedagógica, tem como foco principal o aprimoramento do(a)

A resposta correta é: processo de ensino e aprendizagem e do desempenho do professor.

Questão 5

Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são

A resposta correta é: colaboração, organização, união e síntese cultural.

Questão 6

O que caracteriza o exercício dos orientadores educacionais no Brasil, desde 1968, é a regulamentação de sua

A resposta correta é: profissão.

Questão 7

Assinale, entre as alternativas abaixo, qual a que caracteriza uma ação do supervisor educacional em relação à recuperação da aprendizagem dos alunos com dificuldades:

A resposta correta é: planejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades.

Questão 8

Os conteúdos curriculares, quando são trabalhados de forma integrada em uma proposta mais abrangente, utilizando os recursos dos diferentes campos do saber, está promovendo a

A resposta correta é: interdisciplinaridade.               

Questão 9

A Lei 5.692/71 trouxe um fato significativo para a orientação educacional, pelo que foi estabelecido em seu artigo 10, que diz que será instituída obrigatoriamente a orientação educacional, incluindo o aconselhamento vocacional em cooperação com professores, família e comunidade.

Questão 10

O objetivo da avaliação formativa é
verificar o ritmo e os estilos de aprendizagem dos alunos; realimentar o processo de ensino e aprendizagem, permitindo efetuar correções; enfatizar os conteúdos e objetivos mais importantes; oportunizar a obtenção de maior sucesso escolar, através da detecção e da correção dos erros mais frequentes, aumentando a motivação dos alunos e minimizando a evasão e a repetência escolar.