PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Questão 1 Um dos aspectos mais importantes da escola, destacado inclusive por Cesar Coll (1997), no que se refere aos objetivos gerais como sendo um marco de referência útil, é o A resposta correta é: planejamento educacional. Questão 2 Os pontos principais que devem estar presentes em todo o processo de ensino-aprendizagem são A resposta correta é: tendência pedagógica, objetivos, metodologia e avaliação. Questão 3 Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar que I.
é
um importante instrumento teórico-metodológico para conhecimento, intervenção
e mudança da realidade escolar. II.
é
um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição
no seu processo de transformação. III.
é apenas um documento elaborado em bases
teórico-metodológicas, obedecendo etapas que garantem a transformação
institucional. IV.
é
um processo permanente de reflexão e discussão coletiva dos problemas da
instituição, na busca de alternativas viáveis. Estão corretas as afirmativas A resposta correta é: I, II e IV. Questão 4 Qual o fundamento do valor, da valoração? A resposta correta é: Mostrar que as coisas só dizem
algo ao sentimento quando lhes confere valor. Questão 5 O que caracteriza o exercício dos orientadores educacionais no Brasil, desde 1968, é a regulamentação de sua A resposta correta é: profissão. Questão 6 O supervisor educacional realiza o estudo constante da prática escolar através de diversas ações. Quando a investigação - e as ações que lhe são correlatas - abrange os pressupostos subjacentes à prática educativa, à reflexão sobre os determinantes sociopolíticos, o entendimento da sua razão histórica e o exame das concepções de homem, mundo, sociedade e conhecimento, em que dimensão da prática escolar ele está atuando? A resposta correta é:
Histórica/filosófica/epistemológica. Questão 7 A regulamentação da profissão de orientador educacional constituiu um importante marco para os profissionais da área. Esse fato ocorreu no período. A resposta correta é: transformador. Questão 8 O objetivo da avaliação
formativa é Questão 9 Um dos documentos legais importantes para a história da supervisão escolar é o Parecer 252/69, do Conselho Federal de Educação. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que expressa uma determinação do parecer. A resposta correta é: Cria as habilitações para a
formação de técnicos, os "especialistas em Educação" (orientação
educacional, administração escolar, supervisão escolar, inspeção escolar,
deficiência audiovisual) e para a formação do professor (magistério das
disciplinas pedagógicas da escola normal). Questão 10 A Educação, como prática social, recebe influência e interfere no meio onde ela atua de diferentes meios e formas. Nesse sentido, uma relação muito significativa e de grande abrangência é a da escola - onde a educação ocorre sistematicamente - com a(s) A resposta correta é: mídia. Questão 1 Segundo Heloísa Lück, o papel do supervisor escolar, como membro da equipe técnico-pedagógica, tem como foco principal o aprimoramento do(a) A resposta correta é: processo de ensino e aprendizagem
e do desempenho do professor. Questão 2 A orientação profissional, no início de sua implantação, tinha como ênfase nos seus procedimentos o conhecimento para o orientando de determinados dados, sendo que os principais eram A resposta correta é: as aptidões e os interesses. Questão 3 A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores: I.
a
transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados
"neutros" como, os métodos de ensino II.
o
alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que
isso se deve à busca da "qualidade" III.
a
ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção
dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo. Estão
corretas as alternativas A resposta correta é: I, II e III. Questão 4 A orientação profissional tem as seguintes características: A resposta correta é: flexibilidade, integração,
profissionalização e continuidade. Questão 5 Na atualidade, os novos paradigmas da Educação tentam fazer uma integração de diferentes campos, onde os educandos agem e se desenvolvem. Esses campos são A resposta correta é: objetividade, subjetividade e
criatividade. Questão 6 Segundo Freire, a educação é dialética e contraditória. Aplicando essa concepção ao cotidiano escolar, podemos dizer que o supervisor educacional promove o desenvolvimento institucional quando A resposta correta é: desenvolve crescente compreensão
dos princípios e processos subjacentes à sua prática, desenvolvendo um grau
de conscientização que permite a autoavaliação da própria ação supervisora. Questão 7 O supervisor e o orientador educacional podem atuar conjuntamente para tentar resgatar a motivação dos alunos. Assinale a alternativa que expressa uma ação conjunta de ambos e que contempla esse objetivo. A resposta correta é: Sugerir e apoiar o uso de novas
metodologias. Questão 8 As origens da orientação educacional, na realidade brasileira, encontram-se nas ações da orientação A resposta correta é: profissional. Questão 9 Ao atuar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola, o supervisor e o orientador educacional devem sensibilizar a comunidade escolar para a importância desse planejamento e propiciar oportunidades de estudos e interlocução entre todos os segmentos da escola, para que o caráter coletivo seja impresso ao projeto político-pedagógico. Considerando as etapas da evolução histórica da supervisão, propostas por Medina, podemos afirmar que a visão de supervisão se encaixa na seguinte etapa: A resposta correta é: ação supervisora e o conceito
repensado de escola. Questão 1 A atuação do supervisor educacional, na tendência pedagógica liberal renovada, pode ser caracterizada por buscar objetivos concentrados no aluno e acreditar em uma sociedade mais justa e igualitária, na qual cabe à Educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social. Busca promover a motivação e a alegria na escola por meio do desenvolvimento de métodos ativos como projetos e centro de interesse. Questão 2 O trabalho a partir dos valores é significativo para a orientação educacional, para que se possa analisar e refletir sobre a questão da individualidade, que está inserida A resposta correta é: nas relações do indivíduo com o
outro. Questão 3 Um marco significativo na história da orientação educacional no Brasil aconteceu em 1946, com a criação, na Fundação Getúlio Vargas, do A resposta correta é: Instituto de Seleção e Orientação
Profissional. Questão 4 Assinale, entre as alternativas abaixo, qual a que caracteriza uma ação do supervisor educacional em relação à recuperação da aprendizagem dos alunos com dificuldades: A resposta correta é: planejar e sugerir estratégias
para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica
dificuldades. Questão 5 A escola traz, para seu cotidiano, uma dimensão da sociedade revelada no que ela determina para seus indivíduos. Essa dimensão é a A resposta correta é: macrossocial. Questão 6 Ao estudar as práticas da Administração, Paro (1986) afirma que elas podem ser criadoras ou reiterativas. A prática criadora, calcada na invenção e na descoberta, utiliza as conquistas anteriores para criar formas de coordenar o trabalho humano; já a prática reiterativa (ou reprodutivista) multiplica os procedimentos criados, apenas ampliando seu alcance. Desse modo, assinale a alternativa que expressa uma ação supervisora "criadora" Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à
educação, nos processos didático-pedagógicos, dominando as tecnologias de
informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens
significativas. Questão 7 "[..] sistemas de posições duráveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, quer dizer, enquanto princípio de geração e de estruturação de práticas e de representações que podem ser objetivamente reguladas e regulares [..]" Neste parágrafo, estamos falando do conceito de A resposta correta é: habitus, em Bourdieu. Questão 8 Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são A resposta correta é: colaboração, organização, união e
síntese cultural. Questão 9 Há uma forte relação entre os fatores que atuam no desenvolvimento do aluno: valores, normas, propostas e objetivos. Eles devem estar estabelecidos no A resposta correta é: Projeto Político-Pedagógico. Questão 10 Escolha, entre as opções abaixo, a que melhor define a avaliação institucional da escola. Vivenciar com a equipe da escola experiências
diferenciadas em avaliação; aplicar as estratégias e os instrumentos
avaliativos; analisar os resultados. Questão 11 Segundo Gandin (1995), o projeto político-pedagógico é composto, basicamente, de três grandes partes, articuladas entre si, que são A resposta correta é: marco referencial, diagnóstico,
programação e avaliação Questão 12 Texto da questão Na análise do cotidiano estão reveladas atitudes, imagens e opiniões das pessoas que atuam na sociedade. Esse conjunto faz parte do estudo das A resposta correta é: representações sociais. Questão 1 A regulamentação da profissão de orientador educacional constituiu um importante marco para os profissionais da área. Esse fato ocorreu no período A resposta correta é: transformador. Questão 2 Um dos documentos legais importantes para a história da supervisão escolar é o Parecer 252/69, do Conselho Federal de Educação. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que expressa uma determinação do parecer. A resposta correta é: Cria as habilitações para a
formação de técnicos, os "especialistas em Educação" (orientação
educacional, administração escolar, supervisão escolar, inspeção escolar,
deficiência audiovisual) e para a formação do professor (magistério das
disciplinas pedagógicas da escola normal). Questão 3 Busca-se, hoje, no processo de ensino-aprendizagem, promover os saberes e fazeres dos alunos, em uma dimensão mais ampla da formação de Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar que I.
é
um importante instrumento teórico-metodológico para conhecimento, intervenção
e mudança da realidade escolar. II.
é
um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição
no seu processo de transformação. III.
é apenas um documento elaborado em bases
teórico-metodológicas, obedecendo etapas que garantem a transformação
institucional. IV.
é
um processo permanente de reflexão e discussão coletiva dos problemas da
instituição, na busca de alternativas viáveis. Estão corretas as afirmativas A resposta correta é: I, II e IV. Questão 5 É a relação entre concepções de homem e sociedade, teorias pedagógicas e práticas educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do desenvolvimento institucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da escola, tem o foco em três grandes áreas. São elas: A resposta correta é: planejamento, acompanhamento e
avaliação. Questão 6 Os testes vocacionais, muito utilizados em uma determinada fase da orientação profissional, tinham por objetivo verificar os aspectos determinantes da A resposta correta é: personalidade do indivíduo. Questão 7 A supervisão educacional, do mesmo modo que o currículo, a didática e a avaliação, sofreu o efeito das tendências pedagógicas que predominaram no cenário educacional do Brasil nas diferentes épocas. Assinale, das alternativas sobre o desenvolvimento histórico das tendências pedagógicas no Brasil, a que é verdadeira. Na Pedagogia tecnicista, a tarefa do professor é dar respostas apropriadas aos objetivos da escola, para conseguir o comportamento adequado de acordo com controle do ensino, por meio da tecnologia educacional. Ele é apenas um vínculo entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto. Questão 8 Destacando a importância do centro de estudos como uma das estratégias de formação continuada docente a qual o supervisor e o orientador educacional podem desenvolver na escola, a qual área de atuação comum desses profissionais ele está vinculado? A resposta correta é: Monitoramento ou acompanhamento. Questão 9 O supervisor educacional realiza o estudo constante da prática escolar através de diversas ações. Quando a investigação - e as ações que lhe são correlatas - abrange os pressupostos subjacentes à prática educativa, à reflexão sobre os determinantes sociopolíticos, o entendimento da sua razão histórica e o exame das concepções de homem, mundo, sociedade e conhecimento, em que dimensão da prática escolar ele está atuando? A resposta correta é:
Histórica/filosófica/epistemológica. Questão 10 Tanto o orientador educacional como o supervisor educacional devem valorizar os conhecimentos dos alunos e o seu contexto, no que diz respeito ao A resposta correta é: cotidiano escolar Questão 1 Busca-se, hoje, no processo de ensino-aprendizagem, promover os saberes e fazeres dos alunos, em uma dimensão mais ampla da formação de A resposta correta é: competências. Questão 2 Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educacional A resposta correta é: esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato. Questão 3 A Lei 5.692/71 trouxe um fato significativo para a orientação educacional, pelo que foi estabelecido em seu artigo 10, que diz A resposta correta é: que será instituída
obrigatoriamente a orientação educacional, incluindo o aconselhamento
vocacional em cooperação com professores, família e comunidade. Questão 4 Destacando a importância do centro de estudos como uma das estratégias de formação continuada docente a qual o supervisor e o orientador educacional podem desenvolver na escola, a qual área de atuação comum desses profissionais ele está vinculado? A resposta correta é: Monitoramento ou acompanhamento. Questão 5 As três abordagens, ou paradigmas, mais conhecidas da formação e da atuação do supervisor e do orientador educacional são: a tecnicista, a tradicional e a dialógica. Caracterizando-as por três indicadores: realidade profissional, metodologia de formação e função na escola, podemos dizer em relação ao paradigma tradicional que A resposta correta é: a função do supervisor educacional é fiscalizar a atuação docente e manter a ordem na escola. Questão 6 É a relação entre concepções de homem e sociedade, teorias pedagógicas e práticas educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do desenvolvimento institucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da escola, tem o foco em três grandes áreas. São elas: A resposta correta é: planejamento, acompanhamento e
avaliação. Questão 7 Os conteúdos curriculares, quando são trabalhados de forma integrada em uma proposta mais abrangente, utilizando os recursos dos diferentes campos do saber, está promovendo a A resposta correta é: interdisciplinaridade. Questão 9 Segundo Gandin (1995), o projeto político-pedagógico é composto, basicamente, de três grandes partes, articuladas entre si, que são A resposta correta é: marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação. Questão 10 Tanto o orientador educacional como o supervisor educacional devem valorizar os conhecimentos dos alunos e o seu contexto, no que diz respeito ao A resposta correta é: cotidiano escolar. Questão 1 Há uma forte relação entre os fatores que atuam no desenvolvimento do aluno: valores, normas, propostas e objetivos. Eles devem estar estabelecidos no A resposta correta é: Projeto Político-Pedagógico. Questão 2 Uma instituição escolar em
processo de mudança e de desenvolvimento precisa colocar em ação projetos
curriculares que sejam desenvolvidos conjuntamente pelo orientador
educacional, o supervisor educacional e o gestor, nos quais os alunos sejam
estimulados a I.
debater
e criticar organizadamente os objetivos, o projeto político-pedagógico, o
currículo da escola. II.
participar
ativamente na tomada de decisão conduzida de forma democrática. III.
apoiar
a visão cumulativa e bancária dos conteúdos desenvolvidos. IV.
desenvolver
atitudes que favoreçam a tomada de decisão, apenas especificamente conduzidos
pelo orientador educacional. V.
transformar-se
em pessoas críticas, reflexivas, ativas e solidárias. Estão corretas as
afirmativas A resposta correta é: I, II e V. Questão 3 Texto da questão Escolha, entre as opções abaixo, a que melhor define a avaliação institucional da escola. Vivenciar com a equipe da escola experiências
diferenciadas em avaliação; aplicar as estratégias e os instrumentos
avaliativos; analisar os resultados. Questão 4 Segundo Heloísa Lück, o papel do supervisor escolar, como membro da equipe técnico-pedagógica, tem como foco principal o aprimoramento do(a) A resposta correta é: processo de ensino e aprendizagem
e do desempenho do professor. Questão 5 Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são A resposta correta é: colaboração, organização, união e
síntese cultural. Questão 6 O que caracteriza o exercício dos orientadores educacionais no Brasil, desde 1968, é a regulamentação de sua A resposta correta é: profissão. Questão 7 Assinale, entre as alternativas abaixo, qual a que caracteriza uma ação do supervisor educacional em relação à recuperação da aprendizagem dos alunos com dificuldades: A resposta correta é: planejar e sugerir estratégias
para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica
dificuldades. Questão 8 Os conteúdos curriculares, quando são trabalhados de forma integrada em uma proposta mais abrangente, utilizando os recursos dos diferentes campos do saber, está promovendo a A resposta correta é: interdisciplinaridade. Questão 9 A Lei 5.692/71 trouxe um fato significativo para a orientação educacional, pelo que foi estabelecido em seu artigo 10, que diz que será instituída obrigatoriamente a orientação educacional, incluindo o aconselhamento vocacional em cooperação com professores, família e comunidade. Questão 10 O objetivo da avaliação
formativa é |