ESTUDOS COOPERATIVOS

 

Tema do Projeto:

Quem não é livre moralmente, não pode ser ativo intelectualmente, e da mesma forma quem é passivo intelectualmente jamais conseguirá ser livre moralmente.  Jean Piaget.

Objetivos

Propiciar condições para que o aluno exercite o pensamento autônomo e lógico operatório.

  Implementar ações acadêmicas que dêem suporte para a realização  da Cooperação entre alunos.

Justificativa a luz do pensamento de Piaget 01

A autonomia não está relacionada com isolamento (capacidade de aprender sozinho e respeito ao ritmo próprio - escola comportamentalista),  na verdade entendemos que o florescer do pensamento autônomo e lógico operatório é paralelo ao surgimento da capacidade de estabelecer relações cooperativas. Quando os agrupamentos operatórios surgem com as articulações das intuições, o aluno torna-se cada vez mais apto a agir cooperativamente.

Metas 

Relações de Parceria.

Cooperação entre alunos

 

Medição

   % professores praticando o trabalho cooperativo

   % de alunos participando do projeto.

Recursos Humanos

Recursos Materiais

Disciplinas envolvidas:

Português, Literatura, Física, Geografia, Inglês,

Matemática, Ciências, Biologia, Química, História e Espanhol.

Professores envolvidos:

Facilitador(a):

 

Turmas envolvidas:

Ensino Fundamental

Equipe de Apoio:

 

Materiais e instrumentos que poderão ser disponibilizados, conforme interesse e necessidade:

Computadores, softwares (Laboratório de Informática).

Computador, vídeo,TV, filmes, softwares

Biblioteca.

Salas de aulas disponíveis em turno oposto.

 

 

 

Considerações

No entender de Piaget, portanto, ser autônomo significa estar apto a cooperativamente construir o sistema de regras morais e operatórias necessárias à manutenção de relações permeadas pelo respeito mútuo.

Ainda, segundo a visão humanista de Paulo Freire, o homem é um ser de busca, pois sua consciência está sempre incompleta e contém elementos que não se tornam imediatamente presentes, mas, esta busca não pode jamais ser isolada, pois esta desumaniza e coisifica. É preciso que os homens estejam juntos e dialoguem (ou cooperem).

Paulo Freire fala em comunhão, fala que é preciso acreditar e amar os homens.

Piaget considera que nas relações cooperativas, o respeito mútuo é uma exigência.

Pressuposto do projeto

É só na cooperação que a superação da crise se efetiva. O homem isolado não chegaria jamais ao conhecimento.

O respeito mútuo implica na superação dos próprios pontos de vista, implica em compartilhar com o outro uma escala de valores, em definir conjuntamente as metas.

01-"Na ordem da inteligência, a cooperação significa a discussão dirigida objetivamente (de onde a discussão interiorizada que é a deliberação ou reflexão), a colaboração no trabalho, a troca de idéias, o controle mútuo (fonte de necessidade de verificação e demonstração) etc. Claro, pois, que a cooperação é o ponto de partida de uma série de atitudes importantes para a constituição e o desenvolvimento da lógica.... Do ponto de vista psicológico, que é nosso, a própria lógica não consiste num sistema de operações livres: traduz-se ela por um conjunto de estados de consciência, de sentimentos intelectuais e de atitudes, todos caracterizados por certas obrigações, às quais é difícil contestar um caráter social que seja primário ou derivado". (Piaget).