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ESTUDOS COOPERATIVOS |
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Tema do Projeto:
Quem não é livre moralmente, não pode ser ativo
intelectualmente, e da mesma forma quem é passivo intelectualmente jamais
conseguirá ser livre moralmente.
Jean Piaget. |
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Objetivos
Propiciar condições para que o aluno exercite o pensamento autônomo e
lógico operatório. Implementar ações acadêmicas que dêem suporte para a realização da Cooperação entre alunos. |
Justificativa a luz do pensamento de
Piaget
01
A
autonomia não está relacionada com isolamento (capacidade de aprender sozinho
e respeito ao ritmo próprio - escola comportamentalista), na verdade entendemos que o florescer do
pensamento autônomo e lógico operatório é paralelo ao surgimento da
capacidade de estabelecer relações cooperativas. Quando os agrupamentos
operatórios surgem com as articulações das intuições, o aluno torna-se cada
vez mais apto a agir cooperativamente. |
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Metas
Relações
de Parceria.
Cooperação entre alunos
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Medição
% professores praticando o trabalho cooperativo
% de alunos participando do projeto. |
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Recursos Humanos
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Recursos Materiais
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Disciplinas
envolvidas:
Português, Literatura, Física, Geografia,
Inglês,
Matemática, Ciências, Biologia, Química,
História e Espanhol.
Professores
envolvidos:
Facilitador(a):
Turmas
envolvidas: Ensino Fundamental
Equipe
de Apoio:
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Materiais
e instrumentos que poderão ser disponibilizados, conforme interesse e
necessidade:
Computadores, softwares (Laboratório de Informática).
Computador, vídeo,TV, filmes, softwares
Biblioteca.
Salas de aulas disponíveis
em turno oposto.
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Considerações
No entender de Piaget, portanto, ser autônomo significa estar apto a
cooperativamente construir o sistema de regras morais e operatórias
necessárias à manutenção de relações permeadas pelo respeito mútuo.
Ainda, segundo a visão humanista de Paulo Freire, o homem é um ser de
busca, pois sua consciência está sempre incompleta e contém elementos que não
se tornam imediatamente presentes, mas, esta busca não pode jamais ser
isolada, pois esta desumaniza e coisifica. É preciso que os homens estejam
juntos e dialoguem (ou cooperem).
Paulo Freire fala em comunhão, fala que é preciso acreditar e amar os
homens.
Piaget considera que nas relações cooperativas, o respeito mútuo é uma
exigência.
Pressuposto
do projeto
É só na cooperação que a superação da crise se efetiva. O homem
isolado não chegaria jamais ao conhecimento.
O respeito mútuo implica na superação dos próprios pontos de vista,
implica em compartilhar com o outro uma escala de valores, em definir
conjuntamente as metas. |
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01-"Na ordem da inteligência, a
cooperação significa a discussão dirigida objetivamente (de onde a discussão
interiorizada que é a deliberação ou reflexão), a colaboração no trabalho, a
troca de idéias, o controle mútuo (fonte de necessidade de verificação e
demonstração) etc. Claro, pois, que a cooperação é o ponto de partida de
uma série de atitudes importantes para a constituição e o desenvolvimento da
lógica.... Do ponto de vista psicológico, que é nosso, a própria lógica não
consiste num sistema de operações livres: traduz-se ela por um conjunto de
estados de consciência, de sentimentos intelectuais e de atitudes, todos
caracterizados por certas obrigações, às quais é difícil contestar um caráter
social que seja primário ou derivado". (Piaget). |
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