INFORMAÇÕES
INSTITUCIONAIS O
Colégio Pitágoras Coqueiral desenvolve seus trabalhos educacionais baseados
em valores essenciais para a formação de seus alunos. Entendemos
a educação como um processo global, dinâmico e constante, que leva o educando
a uma autonomia consolidada no uso da liberdade pessoal e social. Comecemos, este novo ano, conscientes dos princípios
básicos para a verdadeira educação. Missão Educacional Promover
o alto desempenho dos alunos, coordenando esforços e capacitando a comunidade
escolar, implementando sistemas de aprendizagens e
promovendo trabalhos cooperativos, melhoramento contínuo, relações de
parcerias, autonomia dos alunos em relação a sua própria aprendizagem e
oportunizando-lhes o desenvolvimento de competências para que intervenham com
consciência na sociedade. Visão Tornar-se
uma Escola de referência, pelo seu excelente trabalho educacional, no Estado
do Espírito
Santo. Valores • Reconhecimento e valorização dos professores,
funcionários e parceiros. • Educação centrada no processo de
aprendizagem. • Tratamento ético em todas as relações. INFORMAÇÔES GERAIS SOBRE
O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA De
acordo com as normas de comportamento, já vigentes em anos anteriores, constitui
DEVER do aluno observar as regras de
funcionamento enumeradas a seguir: 1º - Horário de Funcionamento Cumprir horários significa preservar um
ambiente ordeiro e produtivo. Observar com atenção! #01Horário de Funcionamento Horários Manhã Tarde Entrada 7h20min 13h30min Saída 11h50min 18h • A escola funcionará de 2ª a 6ª feira nos
referidos horários e, de acordo com o calendário escolar, em alguns sábados. • Pontualidade é uma questão de respeito à coletividade
e condição essencial para a organização e bom funcionamento de qualquer
instituição de trabalho. • Os atrasos perturbam quem iniciou o
trabalho e são prejudiciais para quem chega atrasado. • Determinados atrasos, às vezes, independem
de nossa vontade. • Considerando as eventualidades, o aluno que
necessitar entrar ou sair da Escola fora do horário normal deverá trazer
uma justificativa, por escrito, do seu responsável. • Não haverá tolerância de atraso na 1ª aula.
Às 7h20min e 13h30min, o aluno deverá estar em sala de aula. • Não será permitido ao aluno chegar à Escola
para o 2º horário. • Caso o aluno se atrase para o 1º horário,
só poderá entrar no 2º horário de aula, após ter-se justificado na Recepção e
ter a sua
entrada autorizada. • No segundo atraso registrado na etapa, o
aluno terá seu nome e turma registrados na Recepção. A família será
comunicada. • Se houver uma terceira ocorrência, o
SOE/Coordenação tomará as medidas cabíveis. • Nas trocas de sala, o aluno deverá
conduzir-se de maneira adequada ao local de sua próxima atividade, evitando
atrasos. Caso isso não aconteça, o aluno será encaminhado ao SOE/Coordenação,
pelo disciplinário, para as devidas explicações e
providências. • Após o 1º sinal para o termino do recreio,
o aluno deverá dirigir-se para a sala de aula e aguardar o seu professor.
Após o 2º sinal não
será permitida a entrada de alunos em sala de aula, os quais ficarão com ZERO, caso haja alguma atividade
avaliativa nas aulas seguintes. • Caso o aluno se atrase, por ter ficado no
SOE, na Coordenação, etc., deverá apresentar ao professor
justificativa assinada pelo responsável do setor em que se encontrava. • A saída das dependências da escola, antes
do encerramento das atividades do turno não é permitida, a não ser em caso de
extrema necessidade, mediante solicitação dos pais / responsáveis por escrito
ao SOE. Para sair, o aluno deverá entregar a autorização à recepcionista, que
a registrará em controle próprio. #02 2º - Uniforme Escolar O
aluno só poderá utilizar-se dos serviços da escola, se estiver trajando o
uniforme adotado (vide manual do aluno). Só
será permitida a entrada do aluno sem o uniforme, se ele apresentar a
justificativa da família por escrito. Esse
item constará na Avaliação Atitudinal na disciplina
de Educação Física. #03 3º - Biblioteca Todo
aluno estará sujeito às normas internas da Biblioteca afixadas no local. #04 4º - Secretaria A
Secretaria é responsável pelos serviços de escrituração e arquivos escolares.
Qualquer documento de que o aluno necessite deverá ser solicitado pelo
responsável com 48 horas de antecedência. Para Histórico Escolar, será
observado o prazo estabelecido pela Secretaria de Educação que é, em média,
de 30 dias. #05 5º - Acidentes Mesmo
com todo o cuidado e precaução apresentados pela equipe de profissionais
responsáveis pelos alunos, acidentes eventualmente acontecem. Nesses casos, o
aluno receberá os primeiros socorros na escola. Dependendo da gravidade, os
responsáveis serão comunicados imediatamente. A escola não encaminha alunos a
médicos ou hospitais, a não ser em situação grave de urgência. Ressaltamos,
na oportunidade, a necessidade de a família manter na escola os dados
atualizados referentes a endereço, telefone, local de trabalho dos pais e
convênio médico que o aluno possua. O
aluno que fizer uso de algum medicamento deverá trazê-lo consigo, pois a
escola, por uma questão de segurança, não fornece medicamentos a alunos.
Pedimos aos pais que registrem no SOE/Coordenação a
medicação usada pelo filho. O
aluno que apresentar algum problema de saúde durante as aulas deverá pedir
licença ao professor e procurar o SOE/Coordenação, onde será feito o primeiro
atendimento e serão tomadas as providências necessárias. #06 6º - Material Escolar A
falta de material necessário às aulas e/ou atividades escolares gera
dispersão, desinteresse e indisciplina. É imprescindível que o aluno tenha
consigo todo o material. A falta de
qualquer material poderá ser comunicada à família e o aluno poderá ser suspenso das
atividades pelo professor. Casos reincidentes serão resolvidos junto ao SOE/
Coordenação (vide relação do material diário no manual do aluno). É
obrigatório o uso da agenda diariamente, pois o seu uso facilita a
organização escolar. Atenção: A escola não se responsabiliza por
material perdido ou desaparecido em suas dependências. Para sua segurança
mantenha seus materiais identificados e sempre bem guardados. Os veículos de
locomoção deverão estar devidamente presos com corrente e cadeado no local a
eles destinado. #07 7º - Retornos (para as turmas que têm retorno) Os
retornos acontecem em atividades patrocinadas pela escola, como: aula,
reforço, apoio, etc. Os
alunos deverão se apresentar uniformizados. A
entrada será feita pelo portão lateral (estacionamento). #08 8º - Trabalhos de Campo e Excursões Acontecem
com o objetivo de enriquecer as experiências, ampliar os conhecimentos e
garantir o reconhecimento dos valores práticos de conteúdos estudados ou sua verificação
na vivência da realidade. Só
poderão participar dessas atividades alunos devidamente autorizados pelos
pais ou responsáveis por escrito em impresso enviado pela escola. #09 9º - Para Casa Deixar
de fazer o Para Casa é considerada falta grave. Esse item constará da
Avaliação Atitudinal. Durante
o processo, os pais serão comunicados através de instrumento próprio (portfólio) sobre a regularidade dessa atividade. #10 10º - Avaliações Ensino Fundamental e Médio Poderão
ocorrer três tipos de avaliação: 1. Avaliação
Contínua: observação direta (trabalhos
individuais ou em grupo) das diversas atividades realizadas em sala de aula
durante a etapa. 2. Avaliações
Acumulativas: testes a serem marcados pelo professor em datas específicas
para verificação de conteúdos estudados em determinado período de tempo. 3. Avaliações Semanais –
simulados – Blocos I e II (4ªs a 8ª séries/EF e Ensino Médio). Os
alunos ainda serão considerados pela AA –Avaliação
Atitudinal, através da qual os professores vão
atribuir nota de acordo com atitudes e posturas do aluno em sala de aula,
observando 04 (quatro) critérios básicos: assiduidade, pontualidade,
realização de tarefas Para Casa, realização de tarefas em sala de aula. É
dever do aluno comparecer a todas as atividades
avaliativas agendadas, nas datas e
horários marcados. Ano
Letivo • 1ª etapa: 30 créditos • 2ª etapa: 35 créditos • 3ª etapa: 35 créditos Serão
distribuídos 100 créditos no decorrer do ano letivo e a avaliação ocorre no
processo, nas atividades diárias de classe. #011 Avaliação de 2ª Chamada • A perda de alguma avaliação por motivos
justos deverá ser comunicada por escrito no formulário específico na
secretaria da Escola, no prazo de 72 horas após a avaliação. As provas de
segunda chamada já estão marcadas no Manual do Aluno 2005 e no calendário
escolar. • Outros motivos deverão ser justificados
pela família, que aguardará o deferimento pela Equipe Técnica. • Não existe 2ª chamada para as Avaliações
Semanais – Simulados. • OBS.: trabalhos avaliativos poderão ser
entregues fora do prazo, desde que com justificativa por escrito considerada
pelo professor, e
terão valor menor atribuído ao valor total da atividade. Para
qualquer atividade avaliativa (contínua ou acumulativa) que o aluno perca, a
composição da nota ficará a critério do professor; podendo ser feita a média
proporcional em relação aos resultados obtidos na etapa, ou outra forma de
reposição. Isso após ter sido justificada a falta do aluno e o pedido de 2ª
chamada ter sido deferido
pela Equipe Técnica. Pedimos
aos pais que observem a agenda escolar do filho, verifiquem as avaliações
marcadas e evitem programar viagens e/ou compromissos nessas datas. #012 11º - Critérios para a aprovação Quanto à assiduidade Será
considerado aprovado o aluno que tiver freqüência igual ou superior a 75%
do total de horas letivas, conforme a legislação em vigor. Quanto ao aproveitamento Será
considerado aprovado em cada conteúdo específico o aluno que obtiver, no
mínimo, 60 (sessenta) créditos acumulados durante o ano letivo e atender
também ao requisito relativo à assiduidade. Sistema de recuperação a) Metodologia • 1º e 2º Estudos Autônomos de Recuperação: a
escola poderá oferecer aos alunos oportunidade de recuperação dos seus
resultados acadêmicos através de Estudos Autônomos. Os alunos que não
alcançarem a média mínima de 18 (dezoito) créditos -
na 1ª etapa - e o acumulado de 39 (trinta e nove) créditos - 1ª e 2ª etapa -
poderão fazer uma prova no valor dos créditos estabelecidos para 1ª etapa
(30créditos) e para o acumulado da 1ª e 2ª etapas (65 créditos). Caso sua
nota seja inferior à nota da 1ª etapa e do acumulado da 1ª e 2ª etapa, prevalecerá a nota
maior. Para registro na Secretaria, a média da prova da recuperação nunca
será superior a 60%
dos créditos totais estabelecido para a etapa. Não haverá Estudos Autônomos de Recuperação
ao final da 3ª etapa. Para realização dos Estudos Autônomos de
Recuperação é necessário que o aluno apresente as fichas do Gerenciamento da
Aprendizagem atualizadas, com visto do Professor Orientador da turma e faça a
sua inscrição de acordo com a data estabelecida pela escola. • Recuperação Final: a escola oferecerá aos
alunos que não alcançarem 60 (sessenta) créditos na soma das três etapas estudos
de Recuperação Final conforme Regimento Escolar. b) Assiduidade O
aluno deverá ter 100% de freqüência na Recuperação Final. c) Nota da
Recuperação A
média nunca será superior a
60% dos créditos totais estabelecido para as provas de
Recuperação Paralela e Final. Não
haverá recuperação paralela ao final da 3ª etapa. Para realização da
avaliação da Recuperação Paralela e/ou Final é necessário que o aluno
apresente as fichas do Gerenciamento da Aprendizagem atualizadas, com visto
do professor Orientador da turma e faça a sua inscrição de acordo com a data
estabelecida pela escola. #013 12º - Suspensão / Exclusão da Escola Conforme
a gravidade e reincidência de infrações, a Direção ou Coordenação poderá aplicar as
seguintes penalidades de acordo com o Regimento Escolar: I. advertência
verbal; II. advertência
escrita; III. suspensão
das aulas ou das atividades; IV. suspensão
temporária não superior a 15 (quinze) dias. Caso ocorra avaliação ou trabalho
valendo nota no período de suspensão, o aluno ficará com zero. V. exclusão por ato da
Direção com cancelamento da matrícula e expedição de transferência. #1413ª - Normas Comportamentais Cola Durante
qualquer avaliação, o aluno que estiver colando ou colaborando com a cola
terá a prova anulada, sem direito de fazer a reavaliação da disciplina
Caso
haja infração de algumas das normas relacionadas a seguir, serão aplicadas as
punições previstas no item 13º, de acordo com a gravidade ou natureza da
ocorrência. Os
alunos NÃO poderão: I. promover coletas, rifas, subscrições
dentro ou fora da escola, usando o nome de qualquer de seus órgãos, salvo
quando houver autorização por escrito da Direção; II. afixar cartazes e/ou propagandas de
festas ou eventos externos no interior da escola sem autorização da
Coordenação; III. trazer para a escola textos, gravuras e
objetos impróprios à instrução ou aos bons costumes e objetos de qualquer
natureza que atentem contra a integridade física de outrem; IV. interromper a aula para entregar objetos,
dar recados, conversar com colegas, etc; V. “matar” aula pelos corredores, banheiros, pátios, outras dependências e entorno da escola; VI. entrar na sala dos professores e demais
locais administrativos, a não ser mediante autorização; VII. ter postura inadequada (namoros
inconvenientes, palavra de baixo calão, deitar-se ou posicionar-se
inadequadamente nas dependências e no entorno da Escola); VIII. agir de forma descortês especialmente com os
alunos menores (Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental); IX. envolver-se em discussão violenta e luta
corporal ( agressões verbal ou física); X. promover festas e comemorações que não
sejam agendadas com antecedência no SOE/Coordenação e que não sigam as orientações da escola; XI. jogar baralho; XII. depredar o patrimônio da Escola (pichação,
destruição e mau uso do mobiliário escolar e equipamentos de qualquer
natureza).Haverá ressarcimento de danos causados; XIII. introduzir no espaço escolar pessoas que não
façam parte do quadro da Instituição; XIV. fazer brincadeiras que impliquem toques
corporais; XV. fazer quaisquer comemorações com
manifestações de mau-gosto, tais como rabiscar uniforme, jogar ovos,
farinha,etc. XVI. manifestar atitudes desrespeitosas em
relação aos colegas, funcionários da
escola, professores e diretores; XVII. lanchar em sala de aula ou mascar
chicletes durante as aulas; XVIII. ocupar-se de tarefas ou atividades alheias
à aula em andamento; XIX. usar boné dentro da sala de aula; XX. fazer uso, em sala de aula, de aparelho
celular, walkmam, discmam
e outros equipamentos eletrônicos similares (a Escola não se responsabiliza
por perdas de objetos de valor, objeto escolares e dinheiro); XXI. falsificar assinatura Parágrafo
único – Fica a critério da Direção da Escola as atitudes cabíveis a serem tomadas em
caso de alguma ocorrência não prevista
na relação das ocorrências
apresentadas. #015 14ª - Condutas inaceitáveis nas dependências e no entorno da escola
que poderão acarretar o desligamento do aluno. • Fumar ou distribuir cigarros. • Portar, usar, distribuir, vender, comprar,
mostrar, ajudar a esconder qualquer tipo de droga. • Usar adornos, desenhos ou frases que tenham
como objetivo propagar drogas. • Trazer ou usar, dentro das dependências da
Escola, recipientes que contenham qualquer tipo de gás, objetos cortantes,
brinquedos que imitem armas de fogo,”canetas laser”
e objetos de qualquer natureza que atentem contra a integridade física de
outrem. • Impedir a freqüência dos colegas ao Colégio
ou incentivá-los a ausências coletivas. • Promover, sem autorização do Diretor,
sorteios, coletas ou subscrições, usando para tais fins o nome do Colégio. • Trazer para a escola, portar em suas
dependências e utilizar instrumentos ou objetos considerados ofensivos à
moral, aos bons costumes, à sua segurança pessoal e à segurança coletiva, aqui incluídas quaisquer formas de armas, mesmo
que de brinquedo. • Trazer para a escola, portar ou utilizar em
suas dependências quaisquer substâncias consideradas como tóxicas ou que, em
sua utilização, possam ser consideradas tóxicas e de uso socialmente não
recomendado ou aceito. • Trazer para escola, portar ou utilizar em
suas dependências quaisquer objetos de uso não-pedagógico ou de valor,
incluídos aqui aparelhos telefônicos móveis. O empréstimo, perda ou extravio
de tais bens será de inteira responsabilidade do aluno, eximindo-se a escola
de qualquer responsabilidade sobre a indenização ou reparação, seja por
danos, por roubo ou extravio dos mesmos; a utilização de telefones móveis
em momento de provas - para qualquer finalidade - será considerada falta
grave, caracterizando situação de cola, passível de ser punida com nota
“zero” e, dependendo da gravidade ou reincidência, levará à exclusão do
estudante da escola. • Utilizar a logomarca e o nome da escola
em qualquer atividade ou objeto sem o prévio conhecimento e autorização da
diretoria. • Denegrir a imagem da Instituição Escolar ou
da comunidade escolar a quem pertencem, sobretudo através da utilização de
recursos da Tecnologia da Informação e da sua divulgação através da Rede de
Informações - INTERNET. #016 15ª - Direito do Aluno De
acordo com a subseção II , Art. 226 do Regimento
Escolar do Colégio, o aluno tem assegurado os seguintes direitos: I. organizar o Grêmio Estudantil para a
realização de programas culturais, artísticos, cívicos e desportivos, mantendo suas
atividades com recursos próprios e com apoio do Colégio; II. recorrer das decisões das autoridades
escolares junto aos órgãos de hierarquia superior, encaminhando o recurso por
intermédio da Diretoria do Colégio; III. participar das atividades escolares,
sociais, cívicas e recreativas destinadas à sua formação e promovidas pelo
estabelecimento; IV. ser tratado com respeito, atenção e urbanidade, pelos diretores, professores,
funcionários e colegas do Estabelecimento; V. apresentar sugestões à Diretoria da
Escola, através de sistema de representação, como líder de turma, membro do
Grêmio Estudantil; VI. representar
por escrito, contra atos, atitudes, omissões ou deficiência de
professores, diretores, funcionários e serviços do Estabelecimento; VII. utilizar as instalações e dependências do
Estabelecimento, de acordo com as necessidades e com as normas e disposições
regulamentares; VIII. utilizar os livros da Biblioteca, nos termos
de regulamentos e normas próprios; IX. pertencer, como sócio, ao Grêmio Escolar,
de acordo com os respectivos regulamentos; X. tomar conhecimento, através do Boletim
Escolar, das notas obtidas e de sua freqüência; XI. requerer cancelamento de matrícula ou
transferência, quando maior de idade, ou através do pai ou responsável,
quando menor; XII. requerer
transferência de turno, nos termos deste Regimento. Parágrafo
único
– Terá suspenso automaticamente seus direitos o aluno em débito com suas
obrigações perante o Estabelecimento, salvo autorização especial da
Diretoria. #017 16ª - Reunião de Pais e Mestre A
Escola tem o maior prazer em receber os responsáveis pelo aluno. Para isso, é
necessário que seja marcada na secretaria da escola, com
antecedência, uma reunião com o professor ou com a
Orientação/Coordenação. Evite abordar o professor em sala de aula, pois ele
estará com atenção voltada exclusivamente para a turma. #018 Querido aluno, Queremos que o Colégio Pitágoras Coqueiral
seja muito especial para você em 2005. • Que
seja uma casa de amigos. • Que
haja sempre alegria e responsabilidade. • Que o
cumprimento do dever seja um princípio fundamental do trabalho de cada um. • Que
entre todos haja sempre e mutuamente um clima de respeito, apoio e confiança. • Que
você se orgulhe desta Escola, da mesma forma que nós nos orgulhamos de você. • Que aqui você seja FELIZ!
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