INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS O Colégio desenvolve seus trabalhos
educacionais baseados em valores essenciais para a formação de seus alunos. Entendemos a educação como um processo global,
dinâmico e constante, que leva o educando a uma autonomia consolidada no uso
da liberdade pessoal e social. Comecemos, este novo ano, conscientes dos
princípios básicos para a verdadeira educação. Missão Educacional Promover o alto desempenho dos alunos,
coordenando esforços e capacitando a comunidade escolar, implementando
sistemas de aprendizagens e promovendo trabalhos cooperativos, melhoramento
contínuo, relações de parcerias, autonomia dos alunos em relação a sua
própria aprendizagem e oportunizando-lhes o desenvolvimento de competências
para que intervenham com consciência na sociedade. Visão Tornar-se uma Escola de referência, pelo
seu excelente trabalho educacional, no Estado do Espírito Santo. Valores • Reconhecimento
e valorização dos professores, funcionários e parceiros. • Educação
centrada no processo de aprendizagem. • Tratamento
ético em todas as relações. INFORMAÇÔES GERAIS SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA De acordo com as normas de comportamento,
já vigentes em anos anteriores, constitui DEVER do aluno observar as
regras de funcionamento enumeradas a seguir: 1º - Horário de Funcionamento Cumprir
horários significa preservar um ambiente ordeiro e produtivo. Observar com
atenção! #01Horário
de Funcionamento Horários Manhã Tarde Entrada 7h20min 13h30min Saída 11h50min 18h • A
escola funcionará de 2ª a 6ª feira nos referidos horários e, de acordo com o
calendário escolar, em alguns sábados. • Pontualidade
é uma questão de respeito à coletividade e condição essencial para a
organização e bom funcionamento de qualquer instituição de trabalho. • Os
atrasos perturbam quem iniciou o trabalho e são prejudiciais para quem chega
atrasado. • Determinados
atrasos, às vezes, independem de nossa vontade. • Considerando
as eventualidades, o aluno que necessitar entrar ou sair da Escola fora do
horário normal deverá trazer uma justificativa, por escrito, do seu
responsável. • Não
haverá tolerância de atraso na 1ª aula. Às 7h20min e 13h30min, o aluno deverá
estar em sala de aula. • Não
será permitido ao aluno chegar à Escola para o 2º horário. • Caso
o aluno se atrase para o 1º horário, só poderá entrar no 2º horário de aula,
após ter-se justificado na Recepção e ter a sua entrada autorizada. • No
segundo atraso registrado na etapa, o aluno terá seu nome e turma registrados
na Recepção. A família será comunicada. • Se
houver uma terceira ocorrência, o SOE/Coordenação tomará as medidas cabíveis. • Nas
trocas de sala, o aluno deverá conduzir-se de maneira adequada ao local de
sua próxima atividade, evitando atrasos. Caso isso não aconteça, o aluno será
encaminhado ao SOE/Coordenação, pelo disciplinário,
para as devidas explicações e providências. • Após
o 1º sinal para o término do recreio, o aluno deverá dirigir-se para a sala
de aula e aguardar o seu professor. Após o 2º sinal não será permitida a
entrada de alunos em sala de aula, os quais ficarão com ZERO, caso haja
alguma atividade avaliativa nas aulas seguintes. • Caso
o aluno se atrase, por ter ficado no SOE, na Coordenação etc., deverá
apresentar ao professor justificativa assinada pelo responsável do setor em
que se encontrava. • A
saída das dependências da escola, antes do encerramento das atividades do
turno não é permitida, a não ser em caso de extrema necessidade, mediante
solicitação dos pais / responsáveis por escrito ao SOE. Para sair, o aluno
deverá entregar a autorização à recepcionista, que a registrará em controle
próprio. #02 2º - Uniforme Escolar O aluno só poderá utilizar-se dos serviços
da escola, se estiver trajando o uniforme adotado (vide manual do aluno). Só será permitida a entrada do aluno sem o
uniforme, se ele apresentar a justificativa da família por escrito. Esse item constará na Avaliação Atitudinal
na disciplina de Educação Física. #03 3º - Biblioteca Todo aluno estará sujeito às normas
internas da Biblioteca afixadas no local. #04 4º - Secretaria A Secretaria é responsável pelos serviços
de escrituração e arquivos escolares. Qualquer documento de que o aluno
necessite deverá ser solicitado pelo responsável com 48 horas de
antecedência. Para Histórico Escolar, será observado o prazo estabelecido pela
Secretaria de Educação que é, em média, de 30 dias. #05 5º - Acidentes Mesmo com todo o cuidado e precaução
apresentados pela equipe de profissionais responsáveis pelos alunos,
acidentes eventualmente acontecem. Nesses casos, o aluno receberá os
primeiros socorros na escola. Dependendo da gravidade, os responsáveis serão
comunicados imediatamente. A escola não encaminha alunos a médicos ou
hospitais, a não ser em situação grave de urgência. Ressaltamos, na
oportunidade, a necessidade de a família manter na escola os dados
atualizados referentes a endereço, telefone, local de trabalho dos pais e
convênio médico que o aluno possua. O aluno que fizer uso de algum medicamento
deverá trazê-lo consigo, pois, a escola, por uma questão de segurança, não
fornece medicamentos a alunos. Pedimos aos pais que registrem no
SOE/Coordenação a medicação usada pelo filho. O aluno que apresentar algum problema de
saúde durante as aulas deverá pedir licença ao professor e procurar o
SOE/Coordenação, onde será feito o primeiro atendimento e serão tomadas as
providências necessárias. #06 6º - Material Escolar A falta de material necessário às aulas
e/ou atividades escolares gera dispersão, desinteresse e indisciplina. É
imprescindível que o aluno tenha consigo todo o material. A falta de qualquer material poderá ser
comunicada à família e o aluno poderá ser suspenso das atividades pelo
professor. Casos reincidentes serão resolvidos junto ao SOE/ Coordenação
(vide relação do material diário no manual do aluno). É obrigatório o uso da agenda diariamente,
pois o seu uso facilita a organização escolar. Atenção: A escola não se responsabiliza por material perdido ou
desaparecido em suas dependências. Para sua segurança mantenha seus materiais
identificados e sempre bem guardados. Os veículos de locomoção deverão estar
devidamente presos com corrente e cadeado no local a eles destinado. #07 7º - Retornos (para as turmas que têm
retorno) Os retornos acontecem em atividades
patrocinadas pela escola, como: aula, reforço, apoio, etc. Os alunos deverão se apresentar
uniformizados. A entrada será feita pelo portão lateral
(estacionamento). #08 8º
- Trabalhos de Campo e Excursões Acontecem com o objetivo de enriquecer as
experiências, ampliar os conhecimentos e garantir o reconhecimento dos
valores práticos de conteúdos estudados ou sua verificação na vivência da
realidade. Só poderão participar dessas atividades
alunos devidamente autorizados pelos pais ou responsáveis por escrito em
impresso enviado pela escola. #09 9º - Para Casa Deixar de fazer o Para Casa é considerada
falta grave. Esse item constará da Avaliação Atitudinal. Durante o processo, os pais serão
comunicados através de instrumento próprio (portfólio) sobre a regularidade
dessa atividade. #10 10º - Avaliações Ensino Fundamental e Médio Poderão ocorrer três tipos de avaliação: 1. Avaliação Contínua:
observação direta (trabalhos individuais ou em grupo) das diversas
atividades realizadas em sala de aula durante a etapa. 2. Avaliações Acumulativas: testes a serem marcados pelo
professor em datas específicas para verificação de conteúdos estudados em
determinado período de tempo. 3. Avaliações Semanais – simulados – Blocos I e II (4ªs a
8ª séries/EF e Ensino Médio). Os alunos ainda serão considerados pela AA
–Avaliação Atitudinal, através da qual os professores vão atribuir nota
de acordo com atitudes e posturas do aluno em sala de aula, observando 04
(quatro) critérios básicos: assiduidade, pontualidade, realização de
tarefas Para Casa, realização de tarefas em sala de aula. É dever do aluno comparecer a todas as
atividades avaliativas agendadas, nas datas e horários marcados. Ano Letivo • 1ª
etapa: 30 créditos • 2ª
etapa: 35 créditos • 3ª
etapa: 35 créditos Serão distribuídos 100 créditos no decorrer
do ano letivo e a avaliação ocorre no processo, nas atividades diárias de
classe. #011 Avaliação de 2ª Chamada • A
perda de alguma avaliação por motivos justos deverá ser comunicada por
escrito no formulário específico na secretaria da Escola, no prazo de 72
horas após a avaliação. As provas de segunda chamada já estão marcadas no
Manual do Aluno 2005 e no calendário escolar. • Outros
motivos deverão ser justificados pela família, que aguardará o deferimento
pela Equipe Técnica. • Não
existe 2ª chamada para as Avaliações Semanais – Simulados. • OBS.:
trabalhos avaliativos poderão ser entregues fora do prazo, desde que com
justificativa por escrito considerada pelo professor, e terão valor menor atribuído ao valor
total da atividade. Para qualquer atividade avaliativa
(contínua ou acumulativa) que o aluno perca, a composição da nota ficará a
critério do professor; podendo ser feita a média proporcional em relação aos
resultados obtidos na etapa, ou outra forma de reposição. Isso após ter sido
justificada a falta do aluno e o pedido de 2ª chamada ter sido deferido pela Equipe Técnica. Pedimos aos pais que observem a agenda
escolar do filho, verifiquem as avaliações marcadas e evitem programar
viagens e/ou compromissos nessas datas. #012 11º - Critérios para a aprovação Quanto à assiduidade Será considerado aprovado o aluno que tiver
frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas, conforme a
legislação em vigor. Quanto ao aproveitamento Será considerado aprovado em cada conteúdo
específico o aluno que obtiver, no mínimo, 60 (sessenta) créditos acumulados
durante o ano letivo e atender também ao requisito relativo à assiduidade. Sistema de recuperação a) Metodologia • 1º
e 2º Estudos Autônomos de Recuperação: a escola poderá oferecer aos alunos
oportunidade de recuperação dos seus resultados acadêmicos através de Estudos
Autônomos. Os alunos que não alcançarem a média mínima de 18 (dezoito)
créditos - na 1ª etapa - e o acumulado de 39 (trinta e nove) créditos - 1ª e
2ª etapa - poderão fazer uma prova no valor dos créditos estabelecidos para
1ª etapa (30créditos) e para o acumulado da 1ª e 2ª etapas (65 créditos).
Caso sua nota seja inferior à nota da 1ª etapa e do acumulado da 1ª e 2ª etapa,
prevalecerá a nota maior. Para registro na Secretaria, a média da prova da
recuperação nunca será superior a 60% dos créditos totais estabelecido para a
etapa. Não haverá Estudos Autônomos
de Recuperação ao final da 3ª etapa. Para realização dos Estudos
Autônomos de Recuperação é necessário que o aluno apresente as fichas do
Gerenciamento da Aprendizagem atualizadas, com visto do Professor Orientador
da turma e faça a sua inscrição de acordo com a data estabelecida pela escola.
• Recuperação
Final: a escola oferecerá aos alunos que não alcançarem 60 (sessenta)
créditos na soma das três etapas estudos de Recuperação Final conforme
Regimento Escolar. b) Assiduidade O aluno deverá ter 100% de freqüência na
Recuperação Final. c) Nota
da Recuperação A média nunca será superior a 60% dos créditos totais estabelecido para
as provas de Recuperação Paralela e Final.
Não haverá recuperação paralela ao final da 3ª etapa. Para
realização da avaliação da Recuperação Paralela e/ou Final é necessário que o
aluno apresente as fichas do Gerenciamento da Aprendizagem atualizadas, com
visto do professor Orientador da turma e faça a sua inscrição de acordo com a
data estabelecida pela escola. #013 12º - Suspensão / Exclusão da Escola Conforme a gravidade e reincidência de
infrações, a Direção ou Coordenação poderá aplicar as seguintes penalidades
de acordo com o Regimento Escolar: I. advertência
verbal; II. advertência
escrita; III. suspensão
das aulas ou das atividades; IV. suspensão
temporária não superior a 15 (quinze) dias. Caso ocorra avaliação ou trabalho
valendo nota no período de suspensão, o aluno ficará com zero. V. exclusão
por ato da Direção com cancelamento da matrícula e expedição de
transferência. #1413ª - Normas Comportamentais Cola Durante qualquer avaliação, o aluno que
estiver colando ou colaborando com a cola terá a prova anulada, sem direito
de fazer a reavaliação da disciplina em questão. Em casos de reincidência,
medidas enérgicas serão tomadas pela escola. O aluno que estiver portando
telefone celular ou outros objetos não pertinentes à prova terá seu
instrumento de avaliação anulado. A orientação dada é que todos os objetos
sejam entregues ao fiscal no início da prova. Caso haja infração de algumas das normas
relacionadas a seguir, serão aplicadas as punições previstas no item 13º, de
acordo com a gravidade ou natureza da ocorrência. Os alunos NÃO poderão: I. promover
coletas, rifas, subscrições dentro ou fora da escola, usando o nome de
qualquer de seus órgãos, salvo quando houver autorização por escrito da
Direção; II. afixar
cartazes e/ou propagandas de festas ou eventos externos no interior da escola
sem autorização da Coordenação; III. trazer
para a escola textos, gravuras e objetos impróprios à instrução ou aos bons
costumes e objetos de qualquer natureza que atentem contra a integridade
física de outrem; IV. interromper
a aula para entregar objetos, dar recados, conversar com colegas etc.; V. “matar” aula
pelos corredores, banheiros, pátios, outras dependências e entorno da escola; VI. entrar na
sala dos professores e demais locais administrativos, a não ser mediante
autorização; VII. ter postura
inadequada (namoros inconvenientes, palavra de baixo calão, deitar-se ou
posicionar-se inadequadamente nas dependências e no entorno da Escola); VIII. agir de
forma descortês especialmente com os alunos menores (Educação Infantil e
séries iniciais do Ensino Fundamental); IX. envolver-se
em discussão violenta e luta corporal (agressões verbal ou física); X. promover
festas e comemorações que não sejam agendadas com antecedência no SOE/Coordenação
e que não sigam as orientações da escola; XI. jogar
baralho; XII. depredar o
patrimônio da Escola (pichação, destruição e mau uso do mobiliário escolar e
equipamentos de qualquer natureza). Haverá ressarcimento de danos causados; XIII. introduzir
no espaço escolar pessoas que não façam parte do quadro da Instituição; XIV. fazer
brincadeiras que impliquem toques corporais; XV. fazer
quaisquer comemorações com manifestações de mau-gosto, tais como rabiscar
uniforme, jogar ovos, farinha etc. XVI. manifestar
atitudes desrespeitosas em relação aos colegas, funcionários da escola,
professores e diretores; XVII. lanchar em
sala de aula ou mascar chicletes durante as aulas; XVIII. ocupar-se de
tarefas ou atividades alheias à aula em andamento; XIX. usar boné
dentro da sala de aula; XX. fazer uso, em
sala de aula, de aparelho celular, walkmam, discmam e outros equipamentos eletrônicos similares (a
Escola não se responsabiliza por perdas de objetos de valor, objeto escolares
e dinheiro); XXI. falsificar
assinatura Parágrafo único – Fica a critério da Direção da Escola as atitudes
cabíveis a serem tomadas em caso de
alguma ocorrência não prevista na relação das ocorrências apresentadas. #015 14ª - Condutas inaceitáveis nas
dependências e no entorno da escola que poderão acarretar o desligamento do
aluno. • Fumar
ou distribuir cigarros. • Portar,
usar, distribuir, vender, comprar, mostrar, ajudar a esconder qualquer tipo
de droga. • Usar
adornos, desenhos ou frases que tenham como objetivo propagar drogas. • Trazer
ou usar, dentro das dependências da Escola, recipientes que contenham
qualquer tipo de gás, objetos cortantes, brinquedos que imitem armas de fogo,”
canetas laser” e objetos de qualquer natureza que atentem contra a
integridade física de outrem. • Impedir
a freqüência dos colegas ao Colégio ou incentivá-los a ausências coletivas. • Promover,
sem autorização do Diretor, sorteios, coletas ou subscrições, usando para
tais fins o nome do Colégio. • Trazer
para a escola, portar em suas dependências e utilizar instrumentos ou objetos
considerados ofensivos à moral, aos bons costumes, à sua segurança pessoal e
à segurança coletiva, aqui incluídas quaisquer formas de armas, mesmo que de
brinquedo. • Trazer
para a escola, portar ou utilizar em suas dependências quaisquer substâncias
consideradas como tóxicas ou que, em sua utilização, possam ser consideradas
tóxicas e de uso socialmente não recomendado ou aceito. • Trazer
para escola, portar ou utilizar em suas dependências quaisquer objetos de uso
não-pedagógico ou de valor, incluídos aqui aparelhos telefônicos móveis. O
empréstimo, perda ou extravio de tais bens será de inteira responsabilidade
do aluno, eximindo-se a escola de qualquer responsabilidade sobre a
indenização ou reparação, seja por danos, por roubo ou extravio deles; a
utilização de telefones móveis em momento de provas - para qualquer
finalidade - será considerada falta grave, caracterizando situação de cola,
passível de ser punida com nota “zero” e, dependendo da gravidade ou
reincidência, levará à exclusão do estudante da escola. • Utilizar
a logomarca e o nome da escola em qualquer atividade ou objeto sem o prévio
conhecimento e autorização da diretoria. • Denegrir
a imagem da Instituição Escolar ou da comunidade escolar a quem pertencem,
sobretudo através da utilização de recursos da Tecnologia da Informação e da
sua divulgação através da Rede de Informações - INTERNET. #016 15ª - Direito do Aluno De acordo com a subseção II, Art. 226 do
Regimento Escolar do Colégio, o aluno tem assegurado os seguintes direitos: I. organizar
o Grêmio Estudantil para a realização de programas culturais, artísticos,
cívicos e desportivos, mantendo suas atividades com recursos próprios e com
apoio do Colégio; II. recorrer
das decisões das autoridades escolares junto aos órgãos de hierarquia
superior, encaminhando o recurso por intermédio da Diretoria do Colégio; III. participar
das atividades escolares, sociais, cívicas e recreativas destinadas à sua
formação e promovidas pelo estabelecimento; IV. ser tratado
com respeito, atenção e urbanidade, pelos diretores, professores,
funcionários e colegas do Estabelecimento; V. apresentar
sugestões à Diretoria da Escola, através de sistema de representação, como
líder de turma, membro do Grêmio Estudantil; VI. representar
por escrito, contra atos, atitudes, omissões ou deficiência de professores,
diretores, funcionários e serviços do Estabelecimento; VII. utilizar as
instalações e dependências do Estabelecimento, de acordo com as necessidades
e com as normas e disposições regulamentares; VIII. utilizar os
livros da Biblioteca, nos termos de regulamentos e normas próprios; IX. pertencer,
como sócio, ao Grêmio Escolar, de acordo com os respectivos regulamentos; X. tomar
conhecimento, através do Boletim Escolar, das notas obtidas e de sua
freqüência; XI. requerer
cancelamento de matrícula ou transferência, quando maior de idade, ou através
do pai ou responsável, quando menor; XII. requerer
transferência de turno, nos termos deste Regimento. Parágrafo único – será suspenso automaticamente seus direitos o aluno
em débito com suas obrigações perante o Estabelecimento, salvo autorização
especial da Diretoria. #017 16ª - Reunião de Pais e Mestre A Escola tem o maior prazer em receber os
responsáveis pelo aluno. Para isso, é necessário que seja marcada na
secretaria da escola, com antecedência, uma reunião com o professor ou com a
Orientação/Coordenação. Evite abordar o professor em sala de aula, pois ele
estará com atenção voltada exclusivamente para a turma. #018 Querido aluno, Queremos que
o Colégio seja muito especial para você em ... • Que seja uma casa de amigos. • Que haja sempre alegria e responsabilidade. • Que o cumprimento do dever seja um
princípio fundamental do trabalho de cada um. • Que entre todos haja sempre e mutuamente um
clima de respeito, apoio e confiança. • Que você se orgulhe desta Escola, da mesma
forma que nós nos orgulhamos de você. • Que
aqui você seja FELIZ! Equipe Escolar |