INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS

 

O Colégio Pitágoras Coqueiral desenvolve seus trabalhos educacionais baseados em valores essenciais para a formação de seus alunos.

Entendemos a educação como um processo global, dinâmico e constante, que leva o educando a uma autonomia consolidada no uso da liberdade pessoal e social.

Comecemos, este novo ano, conscientes dos princípios básicos para a verdadeira educação.

 

Missão Educacional

 

Promover o alto desempenho dos alunos, coordenando esforços e capacitando a comunidade escolar, implementando sistemas de aprendizagens e promovendo trabalhos cooperativos, melhoramento contínuo, relações de parcerias, autonomia dos alunos em relação a sua própria aprendizagem e oportunizando-lhes o desenvolvimento de competências para que intervenham com consciência na sociedade.

 

Visão

 

Tornar-se uma Escola de referência, pelo seu excelente trabalho educacional, no Estado do  Espírito Santo.

 

Valores

 

   Reconhecimento e valorização dos professores, funcionários e parceiros.

   Educação centrada no processo de aprendizagem.

   Tratamento ético em todas as relações.

 

INFORMAÇÔES GERAIS SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

 

De acordo com as normas de comportamento, já vigentes em anos anteriores, constitui DEVER do aluno observar as regras de funcionamento enumeradas a seguir:

 

1º - Horário de Funcionamento

 

Cumprir horários significa preservar um ambiente ordeiro e produtivo. Observar com atenção!

 

#01Horário de Funcionamento

 

                   Horários           Manhã              Tarde          

                     Entrada           7h20min          13h30min      

                       Saída           11h50min              18h

   

   A escola funcionará de 2ª a 6ª feira nos referidos horários e, de acordo com o calendário escolar, em alguns sábados.

   Pontualidade é uma questão de respeito à coletividade e condição essencial para a organização e bom funcionamento de qualquer instituição de trabalho.

   Os atrasos perturbam quem iniciou o trabalho e são prejudiciais para quem chega atrasado.

   Determinados atrasos, às vezes, independem de nossa vontade.

   Considerando as  eventualidades, o aluno que necessitar entrar ou sair da Escola fora do horário normal deverá trazer uma justificativa, por escrito, do seu responsável.

   Não haverá tolerância de atraso na 1ª aula. Às 7h20min e 13h30min, o aluno deverá estar em sala de aula.

   Não será permitido ao aluno chegar à Escola para o 2º horário.

   Caso o aluno se atrase para o 1º horário, só poderá entrar no 2º horário de aula, após ter-se justificado na Recepção e ter  a sua entrada autorizada.

   No segundo atraso registrado na etapa, o aluno terá seu nome e turma registrados na Recepção. A família será comunicada.

   Se houver uma terceira ocorrência, o SOE/Coordenação tomará as medidas cabíveis.

   Nas trocas de sala, o aluno deverá conduzir-se de maneira adequada ao local de sua próxima atividade, evitando atrasos. Caso isso não aconteça, o aluno será encaminhado ao SOE/Coordenação, pelo disciplinário, para as devidas explicações e providências.

   Após o 1º sinal para o termino do recreio, o aluno deverá dirigir-se para a sala de aula e aguardar o seu professor. Após o 2º sinal  não será permitida a entrada de alunos em sala de aula, os quais ficarão  com ZERO, caso haja alguma atividade avaliativa nas aulas seguintes.

   Caso o aluno se atrase, por ter ficado no SOE, na Coordenação, etc., deverá apresentar ao professor justificativa assinada pelo responsável do setor em que se encontrava.

   A saída das dependências da escola, antes do encerramento das atividades do turno não é permitida, a não ser em caso de extrema necessidade, mediante solicitação dos pais / responsáveis por escrito ao SOE. Para sair, o aluno deverá entregar a autorização à recepcionista, que a registrará em controle próprio.

 

#02 2º - Uniforme Escolar 

 

O aluno só poderá utilizar-se dos serviços da escola, se estiver trajando o uniforme adotado (vide manual do aluno).

Só será permitida a entrada do aluno sem o uniforme, se ele apresentar a justificativa da família por escrito.

Esse item constará na Avaliação Atitudinal na disciplina de Educação Física.

 

#03 3º - Biblioteca

 

Todo aluno estará sujeito às normas internas da Biblioteca afixadas no local.

 

#04 4º - Secretaria

 

A Secretaria é responsável pelos serviços de escrituração e arquivos escolares. Qualquer documento de que o aluno necessite deverá ser solicitado pelo responsável com 48 horas de antecedência. Para Histórico Escolar, será observado o prazo estabelecido pela Secretaria de Educação que é, em média, de  30 dias.

#05 5º - Acidentes

 

Mesmo com todo o cuidado e precaução apresentados pela equipe de profissionais responsáveis pelos alunos, acidentes eventualmente acontecem. Nesses casos, o aluno receberá os primeiros socorros na escola. Dependendo da gravidade, os responsáveis serão comunicados imediatamente. A escola não encaminha alunos a médicos ou hospitais, a não ser em situação grave de urgência. Ressaltamos, na oportunidade, a necessidade de a família manter na escola os dados atualizados referentes a endereço, telefone, local de trabalho dos pais e convênio médico que o aluno possua.

 

O aluno que fizer uso de algum medicamento deverá trazê-lo consigo, pois a escola, por uma questão de segurança, não fornece medicamentos a alunos. Pedimos aos pais que registrem no SOE/Coordenação a medicação usada pelo filho.

 

O aluno que apresentar algum problema de saúde durante as aulas deverá pedir licença ao professor e procurar o SOE/Coordenação, onde será feito o primeiro atendimento e serão tomadas as providências necessárias.

 

#06 6º - Material Escolar

 

A falta de material necessário às aulas e/ou atividades escolares gera dispersão, desinteresse e indisciplina. É imprescindível que o aluno tenha consigo todo o material.  A falta de qualquer material poderá ser comunicada à família e  o aluno poderá ser suspenso das atividades pelo professor. Casos reincidentes  serão resolvidos junto ao SOE/ Coordenação (vide relação do material diário no manual do aluno).

 

É obrigatório o uso da agenda diariamente, pois o seu uso facilita a organização escolar.

 

 

Atenção: A escola não se responsabiliza por material perdido ou desaparecido em suas dependências. Para sua segurança mantenha seus materiais identificados e sempre bem guardados. Os veículos de locomoção deverão estar devidamente presos com corrente e cadeado no local a eles destinado.

 

 

#07 7º - Retornos (para as turmas que têm retorno)

 

Os retornos acontecem em atividades patrocinadas pela escola, como: aula, reforço, apoio, etc.

Os alunos deverão se apresentar uniformizados.

A entrada será feita pelo portão lateral (estacionamento).

 

 

#08 8º - Trabalhos de Campo e Excursões

 

Acontecem com o objetivo de enriquecer as experiências, ampliar os conhecimentos e garantir o reconhecimento dos valores práticos de conteúdos estudados ou sua verificação na vivência da realidade.

Só poderão participar dessas atividades alunos devidamente autorizados pelos pais ou responsáveis por escrito em impresso enviado pela escola.

 

 

#09 9º - Para Casa

 

Deixar de fazer o Para Casa é considerada falta grave. Esse item constará da Avaliação Atitudinal.

Durante o processo, os pais serão comunicados através de instrumento próprio (portfólio) sobre a regularidade dessa atividade.

 

 

#10 10º - Avaliações

 

Ensino Fundamental e Médio

 

Poderão ocorrer três tipos de avaliação:

 

1.  Avaliação Contínua:  observação direta (trabalhos individuais ou em grupo) das diversas atividades realizadas em sala de aula durante a etapa.

 

2.  Avaliações Acumulativas: testes a serem marcados pelo professor em datas específicas para verificação de conteúdos estudados em determinado período de tempo.

 

3.  Avaliações Semanais – simulados – Blocos I e II (4ªs a 8ª séries/EF e Ensino Médio).

 

Os alunos ainda serão considerados pela AA –Avaliação Atitudinal, através da qual os professores vão atribuir nota de acordo com atitudes e posturas do aluno em sala de aula, observando 04 (quatro) critérios básicos: assiduidade, pontualidade, realização de tarefas Para Casa, realização de tarefas em sala de aula.

 

É dever do aluno comparecer a todas as atividades avaliativas agendadas,  nas datas e horários marcados.

 

Ano Letivo

 

   1ª etapa: 30  créditos

   2ª etapa: 35 créditos

   3ª etapa: 35 créditos

 

Serão distribuídos 100 créditos no decorrer do ano letivo e a avaliação ocorre no processo, nas atividades diárias de classe.

 

 

#011 Avaliação de 2ª Chamada

 

   A perda de alguma avaliação por motivos justos deverá ser comunicada por escrito no formulário específico na secretaria da Escola, no prazo de 72 horas após a avaliação. As provas de segunda chamada já estão marcadas no Manual do Aluno 2005 e no calendário escolar.

   Outros motivos deverão ser justificados pela família, que aguardará o deferimento pela Equipe Técnica.

   Não existe 2ª chamada para as Avaliações Semanais – Simulados.

   OBS.: trabalhos avaliativos poderão ser entregues fora do prazo, desde que com justificativa por escrito considerada pelo professor,  e terão valor menor atribuído ao valor total da atividade.

 

Para qualquer atividade avaliativa (contínua ou acumulativa) que o aluno perca, a composição da nota ficará a critério do professor; podendo ser feita a média proporcional em relação aos resultados obtidos na etapa, ou outra forma de reposição. Isso após ter sido justificada a falta do aluno e o pedido de 2ª chamada ter sido  deferido pela Equipe Técnica.

 

Pedimos aos pais que observem a agenda escolar do filho, verifiquem as avaliações marcadas e evitem programar viagens e/ou compromissos nessas datas.

 

#012 11º - Critérios para a aprovação

 

Quanto à assiduidade

Será considerado aprovado o aluno que tiver  freqüência igual ou superior a 75% do total de horas letivas, conforme a legislação em vigor.

 

Quanto ao aproveitamento

Será considerado aprovado em cada conteúdo específico o aluno que obtiver, no mínimo, 60 (sessenta) créditos acumulados durante o ano letivo e atender também ao requisito relativo à assiduidade.

 

Sistema de recuperação

 

a)  Metodologia

 

   1º e 2º Estudos Autônomos de Recuperação: a escola poderá oferecer aos alunos oportunidade de recuperação dos seus resultados acadêmicos através de Estudos Autônomos. Os alunos que não alcançarem a média mínima de 18 (dezoito) créditos - na 1ª etapa - e o acumulado de 39 (trinta e nove) créditos - 1ª e 2ª etapa - poderão fazer uma prova no valor dos créditos estabelecidos para 1ª etapa (30créditos) e para o acumulado da 1ª e 2ª etapas (65 créditos). Caso sua nota seja inferior à nota da 1ª etapa e do acumulado da 1ª e 2ª etapa,  prevalecerá a nota maior. Para registro na Secretaria, a média da prova da recuperação nunca será superior a  60% dos créditos totais estabelecido para a etapa.  Não haverá Estudos Autônomos de Recuperação ao final da 3ª etapa. Para realização dos Estudos Autônomos de Recuperação é necessário que o aluno apresente as fichas do Gerenciamento da Aprendizagem atualizadas, com visto do Professor Orientador da turma e faça a sua inscrição de acordo com a data estabelecida pela escola.

   Recuperação Final: a escola oferecerá aos alunos que não alcançarem 60 (sessenta) créditos na soma das três etapas estudos de Recuperação Final conforme Regimento Escolar.

 

b)  Assiduidade

O aluno deverá ter 100% de freqüência na Recuperação Final.

 

c)  Nota da Recuperação

A média nunca será superior a  60% dos créditos totais estabelecido para as provas de Recuperação Paralela e Final.  Não haverá recuperação paralela ao final da 3ª etapa. Para realização da avaliação da Recuperação Paralela e/ou Final é necessário que o aluno apresente as fichas do Gerenciamento da Aprendizagem atualizadas, com visto do professor Orientador da turma e faça a sua inscrição de acordo com a data estabelecida pela escola.

 

 

#013 12º - Suspensão / Exclusão da Escola

 

Conforme a gravidade e reincidência de infrações, a Direção ou Coordenação  poderá aplicar as seguintes penalidades de acordo com o Regimento Escolar:

 

I.   advertência verbal;

II.  advertência escrita;

III.  suspensão das aulas ou das atividades;

IV.       suspensão temporária não superior a 15 (quinze) dias. Caso ocorra avaliação ou trabalho valendo nota no período de suspensão, o aluno ficará com zero.

V. exclusão por ato da Direção com cancelamento da matrícula e expedição de transferência.

 

#1413ª - Normas Comportamentais

 

Cola

Durante qualquer avaliação, o aluno que estiver colando ou colaborando com a cola terá a prova anulada, sem direito de fazer a reavaliação da disciplina em questão. Em casos de reincidência, medidas enérgicas serão tomadas pela escola. O aluno que estiver portando telefone celular ou outros objetos não pertinentes à prova terá seu instrumento de avaliação anulado. A orientação dada é que todos os objetos sejam entregues ao fiscal no início da prova.

 

Caso haja infração de algumas das normas relacionadas a seguir, serão aplicadas as punições previstas no item 13º, de acordo com a gravidade ou natureza da ocorrência.

Os alunos NÃO poderão:

I.      promover coletas, rifas, subscrições dentro ou fora da escola, usando o nome de qualquer de seus órgãos, salvo quando houver autorização por escrito da Direção;

II.     afixar cartazes e/ou propagandas de festas ou eventos externos no interior da escola sem autorização da Coordenação;

III.    trazer para a escola textos, gravuras e objetos impróprios à instrução ou aos bons costumes e objetos de qualquer natureza que atentem contra a integridade física de outrem;

IV.   interromper a aula para entregar objetos, dar recados, conversar com colegas, etc;

V.    “matar” aula  pelos corredores, banheiros,  pátios, outras dependências e entorno  da escola;

VI.   entrar na sala dos professores e demais locais administrativos, a não ser mediante autorização;

VII.  ter postura inadequada (namoros inconvenientes, palavra de baixo calão, deitar-se ou posicionar-se inadequadamente nas dependências e no entorno da Escola);

VIII.  agir de forma descortês especialmente com os alunos menores (Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental);

IX.   envolver-se em discussão violenta e luta corporal ( agressões verbal ou física);

X.    promover festas e comemorações que não sejam agendadas com antecedência no SOE/Coordenação  e que não sigam as orientações da escola;

XI.   jogar baralho;

XII.  depredar o patrimônio da Escola (pichação, destruição e mau uso do mobiliário escolar e equipamentos de qualquer natureza).Haverá ressarcimento de danos causados;

XIII.  introduzir no espaço escolar pessoas que não façam parte do quadro da Instituição;

XIV.     fazer brincadeiras que impliquem toques corporais;

XV. fazer quaisquer comemorações com manifestações de mau-gosto, tais como rabiscar uniforme, jogar ovos, farinha,etc.

XVI.     manifestar atitudes desrespeitosas em relação  aos colegas, funcionários da escola, professores e diretores;

XVII.    lanchar em sala de aula ou mascar chicletes durante as aulas;

XVIII.   ocupar-se de tarefas ou atividades alheias à aula em andamento;

XIX.     usar boné dentro da sala de aula;

XX. fazer uso, em sala de aula, de aparelho celular, walkmam, discmam e outros equipamentos eletrônicos similares (a Escola não se responsabiliza por perdas de objetos de valor, objeto escolares e dinheiro);

XXI.     falsificar assinatura

 

Parágrafo único – Fica a critério da Direção da Escola as atitudes cabíveis a  serem tomadas em caso de  alguma ocorrência não prevista na relação das  ocorrências apresentadas.

 

#015 14ª - Condutas inaceitáveis nas dependências e no entorno da escola que poderão acarretar o desligamento do aluno.

 

   Fumar ou distribuir cigarros.

   Portar, usar, distribuir, vender, comprar, mostrar, ajudar a esconder qualquer tipo de droga.

   Usar adornos, desenhos ou frases que tenham como objetivo propagar drogas.

   Trazer ou usar, dentro das dependências da Escola, recipientes que contenham qualquer tipo de gás, objetos cortantes, brinquedos que imitem armas de fogo,”canetas laser” e objetos de qualquer natureza que atentem contra a integridade física de outrem.

   Impedir a freqüência dos colegas ao Colégio ou incentivá-los a ausências coletivas.

   Promover, sem autorização do Diretor, sorteios, coletas ou subscrições, usando para tais fins o nome do Colégio.

   Trazer para a escola, portar em suas dependências e utilizar instrumentos ou objetos considerados ofensivos à moral, aos bons costumes, à sua segurança pessoal e à segurança coletiva, aqui incluídas quaisquer formas de armas, mesmo que de brinquedo.

   Trazer para a escola, portar ou utilizar em suas dependências quaisquer substâncias  consideradas como tóxicas ou que, em sua utilização, possam ser consideradas tóxicas e de uso socialmente não recomendado ou aceito.

   Trazer para escola, portar ou utilizar em suas dependências quaisquer objetos de uso não-pedagógico ou de valor, incluídos aqui aparelhos telefônicos móveis. O empréstimo, perda ou extravio de tais bens será de inteira responsabilidade do aluno, eximindo-se a escola de qualquer responsabilidade sobre a indenização ou reparação, seja por danos, por roubo ou extravio dos mesmos; a utilização de telefones móveis em momento de provas - para qualquer finalidade - será considerada falta grave, caracterizando situação de cola, passível de ser punida com nota “zero” e, dependendo da gravidade ou reincidência, levará à exclusão do estudante da escola.

   Utilizar a logomarca e o nome da escola em qualquer atividade ou objeto sem o prévio conhecimento e autorização da diretoria.

   Denegrir a imagem da Instituição Escolar ou da comunidade escolar a quem pertencem, sobretudo através da utilização de recursos da Tecnologia da Informação e da sua divulgação através da Rede de Informações - INTERNET.

 

#016 15ª - Direito do Aluno

 

De acordo com a subseção II , Art. 226 do Regimento Escolar do Colégio, o aluno tem assegurado os seguintes direitos:

 

I.      organizar o Grêmio Estudantil para a realização de programas culturais, artísticos,  cívicos e desportivos, mantendo suas atividades com recursos próprios e com apoio do Colégio;

II.     recorrer das decisões das autoridades escolares junto aos órgãos de hierarquia superior, encaminhando o recurso por intermédio da Diretoria do Colégio;

III.    participar das atividades escolares, sociais, cívicas e recreativas destinadas à sua formação e promovidas pelo estabelecimento;

IV.   ser tratado com respeito, atenção  e urbanidade, pelos diretores, professores, funcionários e colegas do Estabelecimento;

V.    apresentar sugestões à Diretoria da Escola, através de sistema de representação, como líder de turma, membro do Grêmio Estudantil;

VI.   representar  por escrito, contra atos, atitudes, omissões ou deficiência de professores, diretores, funcionários e serviços do Estabelecimento;

VII.  utilizar as instalações e dependências do Estabelecimento, de acordo com as necessidades e com as normas e disposições regulamentares;

VIII.  utilizar os livros da Biblioteca, nos termos de regulamentos e normas próprios;

IX.   pertencer, como sócio, ao Grêmio Escolar, de acordo com os respectivos regulamentos;

X.    tomar conhecimento, através do Boletim Escolar, das notas obtidas e de sua freqüência;

XI.   requerer cancelamento de matrícula ou transferência, quando maior de idade, ou através do pai ou responsável, quando menor;

XII.  requerer  transferência de turno, nos termos deste Regimento. 

Parágrafo único – Terá suspenso automaticamente seus direitos o aluno em débito com suas obrigações perante o Estabelecimento, salvo autorização especial da Diretoria.

 

#017 16ª - Reunião de Pais e Mestre

 

A Escola tem o maior prazer em receber os responsáveis pelo aluno. Para isso, é necessário que seja marcada na secretaria da escola, com antecedência, uma reunião com o professor ou com a Orientação/Coordenação. Evite abordar o professor em sala de aula, pois ele estará com atenção voltada exclusivamente para a turma.

 

 

#018 Querido aluno,

 

Queremos que o Colégio Pitágoras Coqueiral seja muito especial para você em 2005.

   Que seja uma casa de amigos.

   Que haja sempre alegria e responsabilidade.

   Que o cumprimento do dever seja um princípio fundamental do trabalho de cada um.

   Que entre todos haja sempre e mutuamente um clima de respeito, apoio e confiança.

   Que você se orgulhe desta Escola, da mesma forma que nós nos orgulhamos de você.

   Que aqui você seja FELIZ!

 

 

 

 

Equipe Escolar