DRB - Assessoria e Consultoria Educacional

 

Elaboração de normas para operacionalização do processo Ensino-aprendizagem com o foco na liderança do professor em sala de aula.

 

*      No espaço da sala de aula, e no tempo da aula, a liderança é privilégio do professor:

*      a ele cabe determinar as regras, os limites, os tempos e os ritmos.

No espaço da sala de aula, e no tempo da aula, a liderança é ônus do professor:

*      somente ele pode ser responsabilizado pelo que acontece naquele momento.

Os alunos percebem a escola pela sala de aula:

*      o seu conceito de escola é o conceito que fazem de sua sala; do tempo de permanência diária no ambiente escolar.

*      A escola não substitui o professor em sala de aula e nem pode preencher o vácuo de sua liderança, se ele vier a existir.

 

Como em todas as atividades de liderança, o exercício da mesma em sala de aula é um exercício solitário:

*      não é compartilhável com ninguém.

*      O exercício da liderança pelo professor é a maior expectativa dos alunos em relação à sala de aula.

 

 

 

 

DRB Assessoria e Consultoria Educacional