Elaboração de normas para operacionalização do processo
Ensino-aprendizagem com o foco na liderança do professor em sala de aula.
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No espaço da sala de aula, e no
tempo da aula, a liderança é privilégio do professor:
a ele cabe determinar as regras, os limites, os tempos e os
ritmos.
No espaço da sala de aula, e no
tempo da aula, a liderança é ônus do professor:
somente ele pode ser responsabilizado pelo que acontece
naquele momento.
Os alunos percebem a escola pela
sala de aula:
o seu conceito de escola é o conceito que fazem de sua sala;
do tempo de permanência diária no ambiente escolar.
A escola não substitui o professor
em sala de aula e nem pode preencher o vácuo de sua liderança, se ele vier a
existir.
Como em todas as atividades de
liderança, o exercício da mesma em sala de aula é um
exercício solitário:
não é compartilhável com ninguém.
O exercício da liderança pelo
professor é a maior expectativa dos alunos em relação à sala de aula.
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