DRB - Assessoria e Consultoria Educacional
DISCIPLINA ESCOLAR Nossas
Cinco Necessidades Básicas - segundo a psicologia: Poder (realização e
sentindo que vale a pena); Amor (pessoa, pessoas e
família); Liberdade (independência,
autonomia, seu próprio ‘espaço’); Diversão (Lazer, prazer) Sobrevivência (nutrição, moradia,
sexo). Um dos princípios do projeto "Se
estivermos atentos ou não as nossas necessidades básicas, estaremos o tempo
todo agindo para satisfazê-las". Interagimos
com as pessoas de um modo efetivo para satisfazer nossas necessidades.
Sentar-se em um canto e chorar na esperança de que as pessoas virão a nós, é
um modo ineficaz de satisfazer aquela necessidade. Podemos até agir neste
sentido, mas é doloroso e tem um preço muito alto para nós mesmos e para os
outros. Se nossa vida
é insatisfatória ou estamos aflitos ou com dificuldades, é uma sinalização
para conferir se estamos tendo sucesso satisfazendo nossas necessidades
psicológicas básicas: Poder, Amor,
Liberdade e diversão. Partindo do
pressuposto que a nossa necessidade de sobrevivência está satisfeita na
sociedade em que vivemos, somente as dificuldades indicarão a satisfação ou a
insatisfação com relação as outras quatro
necessidades básicas. Um plano estratégico O
professor/orientador ajuda o seu aluno a fazer um plano estratégico. A
essência deste plano no projeto é um plano que possa ser implementado, isto
é, concentra-se nas ações que estão no controle de ser executadas. Reflita: Talvez você
não possa fazer seu aluno falar com você, mas você pode falar com seu aluno. Talvez você
não possa deixar de receber um trabalho avaliativo do aluno fora da data
acordada com a turma, mas você pode decidir uma pontuação inversamente
proporcional ao prazo de entrega do referido trabalho. Talvez você
não possa obrigar que o aluno o trate com o devido respeito, mas você pode
cortar as prerrogativas de um aluno que o trata com desprezo. E deste modo
a "Disciplina Escolar" autoriza o poder de fazer o que está no seu
controle de fazer. A solução
está no presente e no futuro Na Disciplina
Escolar o passado é visto como a fonte de nossos desejos. Não somente as
coisas ruins que aconteceram a nós, mas também os nossos sucessos. O foco é
aprender o que precisa ser aprendido sobre o passado e caminhar tão depressa
quanto possível autorizando as pessoas a satisfazerem as suas necessidades no
presente ou no futuro. Sabemos que
as nossas percepções presentes influenciam o nosso momento presente. É
utilizando estas percepções que o professor/orientador ajuda seu aluno o
resolver os seus problemas, baseado na convicção que nós somos produtos, mas
não vítima do passado. |
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