DRB - Assessoria e Consultoria Educacional

DISCIPLINA ESCOLAR

Nossas Cinco Necessidades Básicas - segundo a psicologia:

Poder (realização e sentindo que vale a pena);

Amor (pessoa, pessoas e família);

Liberdade (independência, autonomia, seu próprio ‘espaço’);

Diversão (Lazer, prazer)

Sobrevivência (nutrição, moradia, sexo).

Um dos princípios do projeto

"Se estivermos atentos ou não as nossas necessidades básicas, estaremos o tempo todo agindo para satisfazê-las".

Interagimos com as pessoas de um modo efetivo para satisfazer nossas necessidades. Sentar-se em um canto e chorar na esperança que as pessoas virão a nós, é um modo ineficaz de satisfazer aquela necessidade. Podemos até agir neste sentido, mas é doloroso e tem um preço muito alto para nós mesmos e para os outros.

Se nossa vida é insatisfatória ou estamos aflitos ou com dificuldades, é uma sinalização para conferir se estamos tendo sucesso satisfazendo nossas necessidades psicológicas básicas:

Poder, Amor, Liberdade e diversão.

Partindo do pressuposto que a nossa necessidade de sobrevivência está satisfeita na sociedade em que vivemos, somente as dificuldades indicarão a satisfação ou a insatisfação com relação as outras quatro necessidades básicas.

Um plano estratégico

O professor/orientador ajuda o seu aluno a fazer um plano estratégico. A essência deste plano no projeto é um plano que possa ser implementado, isto é, concentra-se nas ações que estão no controle de ser executadas.

Reflita:

Talvez você não possa fazer seu aluno falar com você, mas você pode falar com seu aluno.

Talvez você não possa deixar de receber um trabalho avaliativo do aluno fora da data acordada com a turma, mas você pode decidir uma pontuação inversamente proporcional ao prazo de entrega do referido trabalho.

Talvez você não possa obrigar que o aluno o trate com o devido respeito, mas você pode cortar as prerrogativas de um aluno que o trata com desprezo.

E deste modo  a "Disciplina Escolar" autoriza o poder de fazer o que está no seu controle de fazer.

A solução está no presente e no futuro

Na Disciplina Escolar o passado é visto como a fonte de nossos desejos. Não somente as coisas ruins que aconteceram a nós, mas também os nossos sucessos. O foco é aprender o que precisa ser aprendido sobre o passado e caminhar tão depressa quanto possível autorizando as pessoas a satisfazerem as suas necessidades no presente ou no futuro.

Sabemos que as nossas percepções presentes influenciam o nosso momento presente. É utilizando estas percepções que o professor/orientador ajuda seu aluno o resolver os seus problemas, baseado na convicção que nós somos produtos, mas não vítima do passado.

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