Uma estratégia de educação empreendedora deve
explicitar sua racionalidade e sua ética: a quem e para que serve. A Educação
Empreendedora baseia-se no entendimento de que o empreendedorismo, por ser
essencial na eliminação da miséria e na diminuição da distância entre ricos e
pobres, tem como tema central o desenvolvimento humano e social sustentável. O conceito de empreendedorismo como valor
social traz no seu âmago a intencionalidade da geração de melhoria na
qualidade de vida de uma coletividade e não apenas de valores exclusivamente
individuais e econômicos. Balizamento imposto ao sonho empreendedor:
a
ética, que escolhe a vida de todos (inclusive a dos que virão),
a
liberdade,
a
preservação do ambiente,
a
cidadania,
a
democracia, como seu objeto. Se o sonho de um aluno for abrir uma empresa, o produto ou serviço dessa empresa deve oferecer valores para a comunidade (o que, de certa forma, deveria ser implícito à finalidade da empresa). Assim, se o pacto for esse, não vale uma fábrica de armas, um produto poluente, uma agricultura que não seja saudável.
EMPREENDEDORISMO E ÉTICA
É uma proposta de fácil implementação,
voltada para a prática, não exclusivamente teórica. Tem como alvo a
construção de um empreendedorismo ético, capaz de gerar e, principalmente,
distribuir renda, conhecimentos e bem-estar pessoal e social. Dinamiza
conhecimentos já dominados pelos professores, integrando diferentes áreas. Utiliza professores da própria instituição,
que conhecem a cultura da casa, dos alunos e do meio ambiente em que cada
unidade está inserida, não necessitando consultores especialistas. Respeita a cultura da comunidade, dos alunos,
da instituição e dos professores, que recriam a metodologia ao aplicá-la,
pois não há uma receita, um passo a passo.
Considera
a escola uma das referências de comunidade, que participa intensamente, como
educadora e educanda. É agente de mudança cultural.
Propõe a geração de capital social. Apóia-se na geração do sonho coletivo, na
construção do futuro pela comunidade |