DRB-Assessoria e consultoria Educacional
MONITORIA |
A monitoria é uma atividade desenvolvida por alunos, integrantes de projetos orientados para a diminuição dos índices de evasão e repetência, como também para a melhoria do padrão de qualidade do processo educacional, coordenados pela equipe docente da escola. Além dos monitores indicados por seus professores, outros alunos podem se integrar aos projetos aprovados, na condição de monitores voluntários. Uma integração eficiente entre a teoria e a prática no processo ensino-aprendizagem é indispensável à formação, com qualidade, dos alunos exigidos pelo currículo escolar oficial. Além disso, as atividades de monitoria se constituem, indubitavelmente, em fortes elementos de motivação para os alunos. As disciplinas em que os monitores geralmente atuam constituem a base indispensável ao preparo dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio e aprofundamento dos seus estudos.
Objetivos gerais
Contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas, fortalecendo a articulação teoria/prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos e promovendo a cooperação acadêmica entre discentes e docentes, de modo a intensificar o relacionamento entre alunos e professores.
Objetivos específicos ampliar a participação de alunos de graduação no processo educacional, nas atividades relativas ao ensino e na vida acadêmica da universidade; favorecer o desenvolvimento de atividades de reforço escolar aos alunos, de modo a superar problemas de repetência, evasão e falta de motivação; criar condições para a iniciação da prática da docência por meio de atividades de caráter pedagógico diferenciadas e do desenvolvimento de habilidades relacionadas a estas atividades; propor formas de acompanhamento de alunos que apresentem dificuldades; pesquisar metodologias de ensino adequadas ao ensino da disciplina em questão; desenvolver projetos de pesquisa e/ou de extensão relativos à disciplina; contribuir para a formação dos alunos-monitores, visando à docência no ensino superior, por permitir a vivência pedagógica..
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