Adolfo Ferrière (1879 -1960) e a Escola Nova Publicado por
Pedro
Pereira Leite21
de julho de 2019Publicado em Educação
patrimonial Tags: Escola
Nova, Ferriere, Pedagogia
Decolonial Adolphe Ferrière pedagogo suíço ligado ao Movimento da Escola
Nova, habitualmente considerado como um dos seus criadores e uma das suas
referências teóricas. Ferrière parte duma crítica à educação tradicional, feita
de normas morais através de processo de repetição e memorização, defendendo a
liberdade de procurar questões relevantes e sobre elas desenvolver um
pensamento reflexivo. Centrado no ser humano, a proposta pedagógica parte da
exploração do ambiente vivenciados para sobre ele
refletir. O método procura desenvolver a consciência sobre liberdade,
acreditando que através do trabalho escolar os alunos, debaixo da supervisão
do professor, vão progressivamente alcançando autonomia, disciplina e hábitos
de trabalho. Em 1899 cria
o Bureau International d´Éducation
Nouvelle (1899) e, juntamente com Pierre Bovet e Edouard Claparède, do
Institut Jean Jacques Rousseau (1912). Em 1915 publica os 30 pontos da
“Educação Nova” O modelo
educativo proposta assente no pressuposto que a educação deve desenvolver o
potencial da infância em ambiente de liberdade. A Escola Nova ou ativa é
fundada com base no respeito dos interesses e necessidades de desenvolvimento
da criança, propondo-se criar confiança e autenticidade no seu envolvimento
na ação educativa. Anúncios Denunciar
este anúncio O Professor
Novo devia ter como papel saber observar as crianças, compreender o seu
desenvolvimento, desenvolver a autonomia e a responsabilidade para cada
criança se possa desenvolver ao seu ritmo. Ver International Bureau of
Education https://en.wikipedia.org/wiki/International_Bureau_of_Education |