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Prova Objetiva |
Prova Dissertativa |
Seminário |
Trabalho em Grupo |
Debate |
Relatório Individual |
Auto-avaliação |
Observação |
Conselho de classe |
definição |
Série
de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível |
Série
de perguntas que exijam capacidade de estabelecer relações, resumir, analisar
e julgar |
Exposição
oral para um público leigo, utilizando a fala e materiais de apoio adequados
ao assunto |
Atividades
de natureza diversa (escrita, oral, gráfica, corporal etc)
realizadas coletivamente |
Discussão
em que os alunos expõem seus pontos de vista a respeito de assunto polêmico |
Texto
produzido pelo aluno depois de atividades práticas ou projetos temáticos |
Análise
oral ou por escrito, em formato livre, que o aluno faz do próprio processo de
aprendizagem |
Análise
do desempenho do aluno em fatos do cotidiano escolar ou em situações
planejadas |
Reunião
liderada pela equipe pedagógica de uma determinada turma |
função |
Avaliar
quanto o aluno apreendeu sobre dados singulares e específicos do conteúdo |
Verificar
a capacidade de analisar o problema central, abstrair fatos, formular idéias
e redigi-las |
Possibilitar
a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma eficaz |
Desenvolver
o espírito colaborativo e a socialização |
Aprender
a defender uma opinião fundamentando-a em argumentos convincentes |
Averiguar
se o aluno adquiriu conhecimento e se conhece estruturas de texto |
Fazer
o aluno adquirir capacidade de analisar suas aptidões e atitudes, pontos
fortes e fracos |
Seguir
o desenvolvimento do aluno e ter informações sobre as áreas afetiva,
cognitiva e psicomotora |
Compartilhar
informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de
decisões |
vantagens |
É
familiar aos alunos,
simples de preparar e de responder e pode abranger grande parte do exposto em
sala de aula |
O
aluno tem liberdade para expor os pensamentos, mostrando habilidades de
organização, interpretação e expressão |
Contribui
para a aprendizagem do ouvinte e do expositor, exige pesquisa, planejamento e
organização das informações; desenvolve a oralidade em público |
Possibilita
o trabalho organizado em classes numerosas e a abrangência de diversos
conteúdos em caso de escassez de tempo |
Desenvolve
a habilidade de argumentação e a oralidade; faz com que o aluno aprenda a
escutar com um propósito |
É
possível avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois de atividades
coletivas ou individuais |
O
aluno torna-se sujeito do processo de aprendizagem, adquire responsabilidade
sobre ele, aprende a enfrentar limitações e a aperfeiçoar potencialidades |
Perceber
como o aluno constrói o conhecimento, seguindo de perto todos os passos desse
processo |
Favorece
a integração entre professores, a análise do currículo e a eficácia dos
métodos utilizados; facilita a compreensão dos fatos com a exposição de
diversos pontos de vista |
atenção |
Pode
ser respondida ao acaso ou de memória e sua análise não permite constatar
quanto o aluno adquiriu de conhecimento |
Não
mede o domínio do conhecimento, cobre amostra pequena do conteúdo e não
permite amostragem |
Conheça
as características pessoais de cada aluno para evitar comparações na
apresentação de um tímido ou outro desinibido |
Conheça
as características pessoais de cada aluno para evitar comparações na
apresentação de um tímido ou outro desinibido |
Como
mediador, dê chance de participação a todos e não tente apontar vencedores,
pois em um debate deve-se priorizar o fluxo de informações entre as pessoas |
Evite
julgar a opinião do aluno |
O
aluno só se abrirá se sentir que há um clima de confiança entre o professor e
ele e que esse instrumento será usado para ajudá-lo a aprender |
Faça
anotações no momento em que ocorre o fato; evite generalizações e julgamentos
subjetivos; considere somente os dados fundamentais no processo de aprendizagem |
Faça
sempre observações concretas e não rotule o aluno; cuidado para que a reunião
não se torne apenas uma confirmação de aprovação ou de reprovação |
planejamento |
Selecione
os conteúdos para elaborar as questões e faça as chaves de correção; elabore
as instruções sobre a maneira adequada de responder às perguntas |
Elabore
poucas questões e dê tempo suficiente para que os alunos possam pensar e
sistematizar seus pensamentos |
Ajude
na delimitação do tema, forneça bibliografia e fontes de pesquisa, esclareça
os procedimentos apropriados de apresentação; defina a duração e a data da
apresentação; solicite relatório individual de todos os alunos |
Proponha
uma série de atividades relacionadas ao conteúdo a ser trabalhado, forneça
fontes de pesquisa, ensine os procedimentos necessários e indique os
materiais básicos para a consecução dos objetivos |
Defina
o tema, oriente a pesquisa prévia, combine com os alunos o tempo, as regras e
os procedimentos; mostre exemplos de bons debates. No final, peça relatórios
que contenham os pontos discutidos. Se possível, filme a discussão para
análise posterior |
Defina
o tema e oriente a turma sobre a estrutura apropriada (introdução,
desenvolvimento, conclusão e outros itens que julgar necessários, dependendo
da extensão do trabalho); o melhor modo de apresentação e o tamanho aproximado |
Forneça
ao aluno um roteiro de auto-avaliação, definindo as áreas sobre as quais você
gostaria que ele discorresse; liste habilidades e comportamentos e peça para
ele indicar aquelas em que se considera apto e aquelas em que precisa de reforço |
Elabore
uma ficha organizada (check-list, escalas de
classificação) prevendo atitudes, habilidades e competências que serão
observadas. Isso vai auxiliar na percepção global da turma e na interpretação
dos dados |
Conhecendo
a pauta de discussão, liste os itens que pretende comentar. Todos os
participantes devem ter direito à palavra para enriquecer o diagnóstico dos
problemas, suas causas e soluções |
análise |
Defina
o valor de cada questão e multiplique-o pelo número de respostas corretas |
Defina
o valor de cada pergunta e atribua pesos a clareza das idéias, para a
capacidade de argumentação e conclusão e a apresentação da prova |
Atribua
pesos à abertura, ao desenvolvimento do tema, aos materiais utilizados e à
conclusão. Estimule a classe a fazer perguntas e emitir opiniões |
Observe
se houve participação de todos e colaboração entre os colegas, atribua
valores às diversas etapas do processo e ao produto final |
Estabeleça
pesos para a pertinência da intervenção, a adequação do uso da palavra e a
obediência às regras combinadas |
Estabeleça
pesos para cada item que for avaliado (estrutura do texto, gramática,
apresentação) |
Use
esse documento ou depoimento como uma das principais fontes para o
planejamento dos próximos conteúdos |
Compare
as anotações do início do ano com os dados mais recentes para perceber o que
o aluno já realiza com autonomia e o que ainda precisa de acompanhamento |
O
resultado final deve levar a um consenso da equipe em relação às intervenções
necessárias no processo de ensino-aprendizagem considerando as áreas afetiva,
cognitiva e psicomotora dos alunos |
como utilizar as informações |
Liste
os conteúdos que os alunos precisam memorizar; ensine estratégias que
facilitem associações, como listas agrupadas por idéias, relações com
elementos gráficos e ligações com conteúdos já assimilados |
Se o
desempenho não for satisfatório, crie experiências e motivações que permitam
ao aluno chegar à formação dos conceitos mais importantes |
Caso
a apresentação não tenha sido satisfatória, planeje atividades específicas
que possam auxiliar no desenvolvimento dos objetivos não atingidos |
Em
caso de haver problemas de socialização, organize jogos e atividades em que a
colaboração seja o elemento principal |
Crie
outros debates em grupos menores; analise o filme e aponte as deficiências e
os momentos positivos |
Só
se aprende a escrever escrevendo. Caso algum aluno apresente dificuldade em
itens essenciais, crie atividades específicas, indique bons livros e solicite
mais trabalhos escritos |
Ao
tomar conhecimento das necessidades do aluno, sugira atividades individuais
ou em grupo para ajudá-lo a superar as dificuldades |
Esse
instrumento serve como uma lupa sobre o processo de desenvolvimento do aluno
e permite a elaboração de intervenções específicas para cada caso |
O
professor deve usar essas reuniões como ferramenta de auto-análise.
A equipe deve prever mudanças tanto na prática diária de cada docente como
também no currículo e na dinâmica escolar, sempre que necessário |