Linha de ação no processo educacional da escola
TENDÊNCIA |
PAPEL DA ESCOLA |
CONTEÚDOS |
MÉTODO |
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO |
PRESSUPOSTOS DA APRENDIZAGEM |
TRADICIONAL |
Preparação
moral e intelectual dos alunos para assumiram seu papel na sociedade |
Conhecimentos
e valores sociais acumulados pelas gerações e repassados ao aluno como
verdades. Conhecimentos são desvinculados da realidade |
Exposição
verbal ou demonstração |
Professor
é autoridade. Atitude receptiva dos alunos |
Capacidade
de assimilação é semelhante à do adulto só que menos desenvolvida.
Aprendizagem é receptiva e mecânica |
RENOVADA
PROGRESSISTA |
Adequar
as necessidades individuais ao meio social (retratar
a vida) |
Maior
importância ao processo de aquisição de conhecimentos do que às exposições
"Aprender a aprender" |
Aprender
fazendo |
Professor
deve auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo do aluno |
Motivação
depende da força de estimulação do problema e das disposições internas e
interesses do aluno |
TECNICISTA |
Modeladora
do comportamento humano |
Informações,
principalmente científicas, leis = ciência objetiva, eliminando-se qualquer
sinal de subjetividade |
Procedimentos
e técnicas necessárias ao arranjo e controle das condições ambientais que
assegurem a transmissão/recepção de informações. |
Professor
administra a transmissão do conhecimento, o aluno recebe passivamente |
Ensino
é processo de condicionamento, sujeito a reforços e punições |
LIBERTADORA |
Atuação
não-forma. Visa a
transformação, daí ser uma educação crítica |
“Temas
geradores” extraídos da problematização da prática de vida dos educandos |
Grupo
de discussão; o professor á um “animador” que deve se adaptar à características e desenvolvimento dos alunos |
Diálogo,
não há relação de autoridade; educador e educandos posicionam-se como
sujeitos do ato do conhecimento |
Modificação
à partir da codificação de uma situação problema.
Aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta Educação
problematizadora |
CRÍTICA
SOCIAL DOS CONTEÚDOS |
Difusão
de conteúdos, conteúdos concretos e indissociáveis das realidades sociais. Apropriação
dos conteúdos escolares básicos que tenham ressonância na vida dos alunos. |
Culturais
universais que se constituíram cm domínios universais. Conteúdos ligados
deforma indissociável à significação social e humana |
Privilegiar
métodos que favoreçam a correspondência dos conteúdos com os interesses dos
alunos. Vai da ação à compreensão |
Conhecimento
provém das trocas, professor/aluno devem contribuir para fazer progredir
estas trocas. Diretivo |
Aprendizagem
parte de esforço próprio; envolvimento na aprendizagem depende da prontidão e
disposição de alunos o professores |