Linha de ação no processo educacional da escola

TENDÊNCIA

PAPEL DA ESCOLA

CONTEÚDOS

MÉTODO

RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO

PRESSUPOSTOS DA APRENDIZAGEM

TRADICIONAL

Preparação moral e intelectual dos alunos para assumiram seu papel na sociedade

Conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações e repassados ao aluno como verdades. Conhecimentos são desvinculados da realidade

Exposição verbal ou demonstração

Professor é autoridade. Atitude receptiva dos alunos

Capacidade de assimilação é semelhante à do adulto só que menos desenvolvida. Aprendizagem é receptiva e mecânica

RENOVADA PROGRESSISTA

Adequar as necessidades individuais ao meio social (retratar a vida)

Maior importância ao processo de aquisição de conhecimentos do que às exposições "Aprender a aprender"

Aprender fazendo

Professor deve auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo do aluno

Motivação depende da força de estimulação do problema e das disposições internas e interesses do aluno

TECNICISTA

Modeladora do comportamento humano

Informações, principalmente científicas, leis = ciência objetiva, eliminando-se qualquer sinal de subjetividade

Procedimentos e técnicas necessárias ao arranjo e controle das condições ambientais que assegurem a transmissão/recepção de informações.

Professor administra a transmissão do conhecimento, o aluno recebe passivamente

Ensino é processo de condicionamento, sujeito a reforços e punições

LIBERTADORA

Atuação não-forma. Visa a transformação, daí ser uma educação crítica

“Temas geradores” extraídos da problematização da prática de vida dos educandos

Grupo de discussão; o professor á um “animador” que deve se adaptar à características e desenvolvimento dos alunos

Diálogo, não há relação de autoridade; educador e educandos posicionam-se como sujeitos do ato do conhecimento

Modificação à partir da codificação de uma situação problema. Aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta Educação problematizadora

CRÍTICA SOCIAL DOS CONTEÚDOS

Difusão de conteúdos, conteúdos concretos e indissociáveis das realidades sociais. Apropriação dos conteúdos escolares básicos que tenham ressonância na vida dos alunos.

Culturais universais que se constituíram cm domínios universais. Conteúdos ligados deforma indissociável à significação social e humana

Privilegiar métodos que favoreçam a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos. Vai da ação à compreensão

Conhecimento provém das trocas, professor/aluno devem contribuir para fazer progredir estas trocas. Diretivo

Aprendizagem parte de esforço próprio; envolvimento na aprendizagem depende da prontidão e disposição de alunos o professores