ESQUADRIAS

 

autores
Clélia Monastério
Gustavo Breternitz
 

A Representação de Esquadrias é muito importante em um desenho de arquitetura, nela devem conter as informações necessárias à sua execução. Entendem-se como esquadrias todas as portas e janelas de um projeto, independente de suas características.

I. PORTAS

Porta interna - Geralmente a comunicação entre dois ambientes não há diferença de nível, ou seja, estão no mesmo plano, ou ainda, possuem a mesma cota.

Externa - A comunicação entre os dois ambientes (externo e interno) possuem cotas diferentes, ou seja o piso externo é mais baixo. Nos banheiros a água alcança a parte inferior da porta ou passa para o ambiente vizinho; os dois inconvenientes são evitados quando há uma diferença de cota nos pisos de 1 a 2 cm pelo menos. Por esta razão as portas de sanitários desenham-se como as externas.

Outros tipos de porta:

 - Porta de correr ou corrediça

- Porta pantográfica

- Porta pivotante

- Porta basculante

- Porta de enrolar

II . JANELAS

        

O plano horizontal da planta corta as janelas com altura do peitoril até 1.50m, sendo estas representadas conforme a figura abaixo, sempre tendo como a primeira dimensão a largura da janela pela sua altura e peitoril correspondente.  Para janelas em que o plano horizontal não o corta, a representação é feita com linhas invisíveis.            

Relembrando1
 

1- O que caracteriza o desenho de uma porta externa? 

A- O sentido da abertura da porta deve esta representado no desenho  na direção do piso de nível mais baixo no caso das portas principais de acesso.

B- Os ambientes que se comunicam tem planos de mesma cota.

C- A existência de diferença de nível entre os ambientes. 

 

2- A que altura deve-se passar um plano de corte em um desenho de arquitetura?

A- A altura do plano de corte é escolhida de acordo com a vontade do projetista

B- O plano de corte deve passar a 1,50m do piso.

C- O plano de corte deve passar na altura que represente o maior número de vão do ambiente.  

 
3- Como se devem representar janelas que estão acima do plano de corte?

A- Devem ser representadas da mesma forma que as janelas cortadas pelo plano a 1,50m de altura, diferenciando-se apenas as linhas que no caso devem ser tracejadas tracejadas.

B- Devem ser representadas da mesma forma que as janelas cortadas pelo plano a 1,50m de altura.

C- Devem ser representadas da mesma forma que as janelas cortadas pelo plano a 1,50m de altura, diferenciando-se apenas as linhas que no caso devem ser tracejadas intercaladas por pontos.  

 


III . COMO DESENHAR

Considerando-se que em cada projeto existe um número grande de esquadrias, e que em geral existem diferentes tipos das mesmas, é fundamental que as numeremos em planta, pois posteriormente necessitaremos identificá-las e detalhá-las em uma prancha específica para esse item (Esquadrias).

Para cada tipo de esquadria deve-se desenhar: corte, elevação, e detalhes (dependendo do grau de sofisticação da esquadria).

Devemos representá-las nas seguintes formas:

Planta baixa – Indicando aonde o vão está locado no projeto; Informando no desenho as medidas de largura, altura, e altura do peitoril (para janelas); informando largura e altura (para portas); e o sentido de abertura.Veja Exemplo abaixo:

Desenho Explicativo – Planta, Cortes e Vistas.

Vista e corte – Os desenhos de janelas devem Informar as medidas de largura, altura, altura do peitoril e profundidade (Largura X Altura ) / Altura do peitoril.

O sentido de abertura das folhas também deve ser indicado, em planta baixa (na forma de arco) e em vista (linhas tracejadas).

As escalas mais utilizada nesses desenhos são:  (1/20) e (1/25)

 

Detalhes – Normalmente feitos quando o desenho é mais sofisticado e exige maior número de informações. Os detalhes devem ser feitos em escala que deixe clara a leitura dos desenhos, em geral utiliza-se 1/5. Esses desenhos podem ser apresentados na mesma prancha ou em pranchas específicas de detalhamento.

Veja o exemplo da P3 a seguir:

Quadro de Vãos – Os desenhos de esquadrias e portas devem ser enumerados e dispostos em legenda na parte superior direita da prancha. Para essa classificação utilizamos o quadro de vãos, onde também serão descritas as medidas de cada esquadria ou porta especificada no projeto. Veja desenho abaixo:  

DIMENSÕES DE ESQUADRIAS

 

Exemplos

Largura (L)

Altura (H)

Profundidade (P)

 

 

 

 

P1

0,90m

2,10m

0,15m

P2

0,90m

2,10m

0,25m

P3

0,60m

2,10m

0,15m

P3

0,80m

2,10m

0,10m

P4

2,00m

2,50m

0,25m

....

 

 

 

.....

 

 

 

PN

....m

...m

....m

Relembrando2
 

4- Como se representam medidas de janelas em planta?  

A- Locando o vão na planta e sinalizando as medidas respectivamente: largura e altura das janelas sobre altura do peitoril.

B- Locando o vão na planta e sinalizando as medidas respectivamente: altura e largura das janela sobre altura do peitoril.

C- Locando o vão na planta e sinalizando as medidas respectivamente: largura da janela e altura do peitoril sobre altura da janela.  

 

5 - Na figura abaixo, podemos dizer que:

   

A- Trata-se da janela nº-01 com: largura = 80cm; altura = 100cm; altura de peitoril = 135cm.

B- Trata-se da janela nº-01 com: largura = 100cm; altura = 80cm; altura de peitoril = 135cm.

C- Trata-se da porta nº-01 com: largura = 80cm; altura = 135cm; altura de peitoril = 1cm.  

 

6- Porque as esquadrias e portas devem ser numeradas em planta?  

A- Para identificar indicar as quantidades de janelas ou portas existentes no projeto.

B- Para identificar os tipos distintos de portas e as especificações contidas em desenhos ampliados, detalhes e quadro de vãos com dimensões específicas para cada tipologia.

C- Para identificar as portas e janelas de tipologia igual de maneira a economizar tempo na contagem final utilizada em quantitativos.  

 

7- Que desenhos são necessários para deixar clara a compreensão do desenho de portas e esquadrias?  

A- Planta baixo, corte, vista

B- Planta baixa, corte e perspectiva

C- Planta baixa, vista, detalhes

Tarefa prática 7

 

Desenhe em prancha, uma janela e uma porta de sua residência, considerando todos os itens aqui comentados:

  • Porta
    • 01 planta
    • 01 corte vertical
    • 01 detalhe
  • Janela
    • 01 planta
    • 01 corte vertical
    • 01 detalhe