REUNIÃO PEDAGÓGICA UNIDADE OPERACIONAL - CAMPO GRANDE 29 DE ABRIL DE 2013 Os temas a serem desenvolvidos: 1- Fundamentos Pedagógicos da Avaliação – 1ª parte e depois complementado na 2ª reunião pedagógica a ser posteriormente agendada. Nesta primeira parte, temos como objetivo provocar alguns questionamentos: · Será que os instrumentos de avaliação da aprendizagem, utilizados no cotidiano da UO Campo Grande, são suficientemente adequados para caracterizar nossos educandos? · Será que eles coletam os dados que devem ser coletados? · Será que eles não distorcem a realidade da conduta de nossos educandos, conduzindo a juízos equivocados? · Os instrumentos de avaliação são utilizados, verdadeiramente, como recursos de coleta de dados sobre a aprendizagem de nossos educandos, ou são utilizados como recursos de controle disciplinar, de ameaça e submissão de nossos educandos aos nossos desejos? ...“educar é ensinar o
encanto da possibilidade”... Gilberto Dimenstein O
segundo tema Estratégia de Ensino,
levantaremos questionamentos sobre o fazer pedagógico da UO Campo Grande.
Relacionaremos as estratégias com a concepção de ensino:
Essa
reflexão favorecerá uma discussão sobre os pressupostos de ensino e
aprendizagem e a Proposta Pedagógica SENAI- Cursos técnicos PRONATEC poderá
ser um suporte para esta exposição. Objetivos: ·
Provocar
questionamentos sobre a efetividade dos instrumentos de avaliação utilizados na UO
Campo Grande.
(Alguns
autores utilizam a terminologia como estratégia de aprendizagem, outras
estratégias de ensino e mais comumente os termos, estratégia didática,
estratégia ou método. É importante que focamos as
estratégias como um caminho para aprendizagem de habilidades e competências,
da organização de uma sequência didática e como formas para problematizar,
abordar, avaliar temas) Tema
proposto: FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA AVALIAÇÃO E
ESTRATÉGIA DE ENSINO |