LIDERANÇA- COOPERAÇÃO- SOLIDARIEDADE- HUMILDADE - SIMPLICIDADE

Prezado(a) aluno(a), convido-o para fazer uma “viagem” para seu interior mental. Dialogue com a sua consciência e responda as questões dos testes: Eu Comigo e Eu com o Outro.

       Aguarde as respostas dos testes na próxima aula e se necessário faça um Plano de Melhoramento para o foco: Eu como um componente de um Time de Aprendizagem.

 

FAÇAMOS UMA REFLEXÃO NAS ORIENTAÇÕES DE STPHEN COVEY (DO SEU LIVRO OS 7 HÁBITOS DE PESSOAS MUITO EFICAZES)

 

1- Seja proativo – Ninguém é vítima de ninguém. Você é o senhor de si mesmo – É preciso livrar-se dessa mania de posar de vítima. livre-se da sensação de que você é produto das circunstâncias. Você é o resultado de suas próprias decisões e escolhas.

 

2- Comece com um objetivo em mente – Para ter o espírito de ganha-ganha, é preciso buscar (a regra de ouro) ir atrás do benefício mútuo. É preciso raciocinar em termos de “nós”, e não mais em termos de “eu”. Ou seja, deixar de lado o egocentrismo e investir no trabalho em equipe. Mas para que isso aconteça é necessário ter um ideal sobre o que é certo, qual é a sua visão, qual é a sua missão.

 

3- Uma das sensações mais desagradáveis do mundo é perceber que estamos tratando as prioridades da nossa vida como coisas secundárias. É preciso estabelecer prioridades na vida e ser capaz de dizer não para as coisas que não são importantes. As pessoas gastam a metade do tempo de sua vida fazendo coisas urgentes, mas não são importantes. Isso acontece porque a maior parte dela não sabe o que realmente conta na vida.

 

4- Desenvolva as habilidades de modo que possa tomar contato com as realidades do mundo globalizado. É preciso ser rápido, eficiente e flexível e ter uma força de trabalho com poder, uma vez que o controle hierárquico tradicional, de cima para baixo, está se tornando obsoleto.

 

5- Mude de comportamento se necessário for. O processo de mudança deve ser precedido por uma mudança pessoal (devemos passar por transformações internas antes de poder iniciar as transformações externas. Quem tentar implantar mudanças sem ter se transformado internamente irá fracassar).

 

6- Seja resignado. A dor é universal e os princípios também.

OS MALES CRÔNICOS E OS DESAFIOS GLOBAIS.

·       As pessoas se sentem desautorizadas. Mais de 95% das pessoas acreditam no seu talento e a suas capacidades não tem sido explorada.

·       Há menos confiança. Quanto tempo é gasto em comunicação improdutiva, conflitos, rivalidades pessoais ou de departamento, jogos políticos, bate-bocas, críticas ou queixas.

·       Não há objetivo ou valores comum.

·       Estruturas e sistemas não estão propriamente alinhados. É preciso construir com base em princípios que geram grande confiança dentro das culturas institucionais e que fazem as pessoas perceberem que a liderança é uma questão de escolha, e não do cargo em si.

       Os princípios universais confrontam e resolvem o sofrimento que constroem e corrigem os relacionamentos, tanto no trabalho como em casa. VERDADE, INTEGRIDADE, EMPATIA, RESPEITO, COMPREENSÃO E SINCERIDADE são alguns dos princípios que verdadeiramente curam as mágoas.

 

7-Trabalhe, com o foco no caráter e competência, para o resgate e/ou manutenção da confiança no plano individual e organizacional. Do PROFESSOR até ALUNOS de todas as séries, cada pessoa deve manifestar uma forte personalidade. Em outras palavras, princípio centrado em liderança deve estar dentro da personalidade de cada pessoa, a fim de ganhar crédito e confiança de outros.

 

SEJA EFETIVO!

- adaptação: Dorival Brito )

 

 

 

EFETIVIDADE= (EFICÁCIAFazer as coisas certas + EFICIÊNCIA - Fazer certo as coisas)