SINALIZAÇÃO São
módulos que procuram fornecer sinais úteis para o operador do equipamento ou
mesmo para quem vai fazer a manutenção. Os
sinais normalmente são luminosos ou sonoros. Diversos equipamentos eletrônicos possuem programas internos de autodiagnóstico. Quando uma falha é
detectada, o sistema informa, podendo também dar indicações de possíveis
causas, como apontar a placa defeituosa. Controladores
Lógicos Programáveis (CLPs) possuem LEDs que indicam o estado das saídas (ligada/desligada). Tudo isto fornece pistas do que se passa com um
sistema. Os sistemas devem estar o mais possível livres de poeira,
cavacos, fumaça e outros poluentes. Os
terminais metálicos dos fios, cabos ou conectores de ligação entre os módulos
devem estar livres de oxidação Fios, cabos
e chicotes que de qualquer maneira se movimentam na máquina ou no sistema, devem ser revisados periodicamente, pois a continuidade da
operação pode ser interrompida por causa da fadiga
que o material condutor sofre
com o tempo. Em casos
em que o problema seja crítico, as soldas dos componentes também
devem ser revistas. •
“conselhos” Quando
se constata um defeito em um módulo, o melhor a fazer é substituí-lo por
outro em bom estado. O módulo
defeituoso deve ser levado para um laboratório, com os equipamentos
necessários para o conserto. Os módulos
eletrônicos são reparados de duas maneiras: -
Primeiro,
pode-se medir as resistências elétricas de componentes suspeitos, comparar
com os valores de um
módulo bom e substituir os defeituosos. Tudo isto com o módulo
desligado. -
O segundo
caminho consiste em ligar a alimentação e, de posse de esquemas elétricos do
módulo – aqui se requer um
conhecimento mais profundo de eletrônica – acompanhar as tensões elétricas ao longo
dos circuitos até descobrir o(s)
componente(s) causador(es) do defeito De acordo com o manual da manutenção
industrial escrito
pelo professor Décio Martins Pereira, a manutenção corretiva é
um tipo de manutenção incorreta e que deve ser evitada para não resultar em prejuízos econômicos. “Suponhamos que o parafuso não foi feito com o aço
adequado, nessas condições vai quebrar muitas vezes, retirando o equipamento
de operação, causando atrasos na produção (…) Apesar de ser incorreto, este
tipo de manutenção é muito praticado, devido a falta de pessoal técnico
qualificado”. Por outro lado, Martins Pereira defende que a manutenção
preditiva é o sistema mais completo e correto de se usar na manutenção. “As indústrias que utilizam com sucesso a manutenção preventiva, podem aplicar a manutenção preditiva, que se constitui no mais completo e correto sistema de manutenção. Nesse sistema, com auxílio de equipamentos, detectores mais sofisticados, pode-se determinar se está na hora de abrir a máquina e trocar um componente, antes que venha a falhar”. |