ROTEIRO PARA A CONSTRUÇÃO DO ARTIGO

Folha de Rosto: é “o cartão de apresentação” do texto. Deve conter o nome do autor, título do artigo, dados de identificação, a cidade e o ano.

Na primeira página: ao alto deve conter: o título e logo abaixo o(s) nome(s) do autor(es) centralizados (no rodapé, deve constar a formação acadêmica, profissional e e-mail de contato) e na sequência (na mesma página), dar dois espaços (1,5) escrever a palavra RESUMO centralizado, negritado e em caixa alta, dar mais dois espaços (1,5) e iniciar o texto conforme as orientações acima.

 

Resumo  é uma síntese do trabalho. Tem por intuito informar o leitor. Na primeira frase deve constar o assunto, na sequência, o(s) objetivo(s) do estudo, a metodologia adotada na pesquisa, os resultados e as considerações finais (conclusão). Deve ser digitado em espaço simples e sem abertura parágrafos e ter no máximo 250 palavras.  Não se deve esquecer-se das palavras-chave.

 

1 INTRODUÇÃO: deve apresentar a importância do assunto (“justificativa”), os objetivos da pesquisa, metodologia adotada e ao final da mesma dar uma panorâmica geral do que será discutido no texto.

  • Lembrete!

·         Aqui se devem transcrever os itens do projeto (tema, problema, justificativa, objetivos, metodologia, ou seja, exceto o cronograma e as referências) em forma dissertativa, isto é, retirando os itens. Mas não se esqueça dos princípios  básicos da construção de textos da língua portuguesa: a coerência, a coesão e a unidade textual. 

 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA observe os pontos abaixo:

Ao apresentar ideias já discutidas por teóricos, quer na íntegra ou parafraseadas, é necessário citar a fonte apresentando: autor, data e número da página de onde foi retirada a ideia do autor.

Dessa forma, para que possamos elaborar esse item é necessário que recorramos à  literatura pertinente o embasamento necessário para a nossa pesquisa. É aqui que  utilizamos as citações que servem para confirmar ou contradizer aquilo que expomos. É isso que dá cientificidade a um texto acadêmico. A respeito das citações, observe:

      transcrição literal com menos de três linhas (citação curta) deve ser inserida no próprio texto, entre aspas.

      as citações longas  com transcrição mais de três linhas devem vir recuadas da margem a 4 cm, digitadas em espaço simples, letra menor, sem abertura de parágrafos e sem aspas. Sempre que o autor for mencionado no corpo do texto deve ser digitado em caixa baixa (letra minúscula), claro que obedecendo as regras da língua portuguesa de que nome próprio se inicia com letra maiúscula e ao final da mesma deve vir entre parênteses e digitado em caixa alta (letra maiúscula, seguido do ano e página).   Após o ano deve-se colocar vírgula (,) e depois p. e o número da página. Por exemplo, Santos (1992, p. 30). Se o autor aparecer ao final da citação deve vir entre parênteses, digitado em caixa alta, exemplo (SANTOS, 1992, p. 30).

      A abreviatura de página é p.

      Quando a transcrição literal (citação) ultrapassa mais de uma página, os números das mesmas devem ser separados por hífen.

 

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS (ou conclusão) devem ser escritas de forma pontual e se evitar citações.

o   Lembrete!

·         Aqui devem ser respondidos os objetivos da pesquisa (apresentados na introdução)

 

Referências (não se coloca a palavra bibliográficas) e devem ser listadas somente os autores citados no texto e, vice-versa, todos os autores mencionados no texto devem constar nas referências. Não se deve esquecer que as mesmas devem aparecer em ordem alfabética, ser digitadas em espaço simples (entre um autor e outro – espaço duplo) e,  conforme as normas da ABNT.

 

A respeito da formatação observe os seguintes aspectos:

·         O texto deve ser todo digitado em espaço (entrelinhas) de 1,5, exceto o resumo, as citações longas e as referências.

·         Os parágrafos devem ser iniciados a 1,25 cm e não se deixam espaços diferenciados entre eles

·         As margens devem obedecer a: 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e a direita

 

Ao término do trabalho é importante se fazer leitura minuciosa para evitar erros de digitação e de ortografia, especialmente os de concordância.