7. Desalinhamento O desalinhamento ocorre quando o eixo de acionamento do motor não está
em alinhamento correto com a carga, ou o componente que acopla o motor com a
carga está desalinhado. Muitos profissionais acreditam que um acoplamento
flexível elimina e compensa o desalinhamento, mas um acoplamento flexível só
protege o acoplamento de desalinhamento. Mesmo com um acoplamento flexível,
um eixo desalinhado irá transmitir forças cíclicas prejudiciais ao longo do
eixo para o motor, que conduz a excesso de desgaste no motor aumentando a
carga mecânica aparente. Além disso, o desalinhamento pode alimentar uma
vibração tanto na carga como no eixo de acionamento do motor. Existem alguns
tipos de desalinhamento: ·
Desvio angular: linhas centrais do eixo se
cruzam, mas não são paralelas. ·
Desalinhamento paralelo: do centro do eixo são
paralelos, mas não concêntrico. ·
Desalinhamento Composto: uma combinação de
desalinhamento paralelo e angular. Nota: a quase totalidade desalinhamento é desalinhamento composto, mas
praticantes falam do desalinhamento como dois tipos separados, porque é mais
fácil de corrigir um mau alinhamento, tratando os componentes angulares e
paralelas separadamente. Impacto: Desgaste prematuro em componentes de transmissão mecânica que
leva a falhas prematuras. |